A vantagem sustentável: como e porquê tornar-se parte da economia circular
Um recente inquérito a grandes empresas em seis países de todo o mundo identificou que a gestão ambiental e a sustentabilidade estão a crescer como prioridades empresariais devido à COVID-191
Para a indústria da impressão em geral, não se trata de um conceito ou uma iniciativa novos. As preocupações com o desperdício de papel, a utilização de energia, a reciclagem e a reutilização de materiais sempre assumiram um papel importante para vendedores de impressão, OEM e organizações que utilizam a impressão como parte do seu dia a dia. Mas sendo os anos 2020 designados como a "década de ação" pela ONU2, a urgência em torno destes temas significa que as empresas e os indivíduos estão mais focados do que nunca em garantir a sustentabilidade e em ajudar a evitar as alterações climáticas. Na verdade, um estudo3 da Quocirca revelou que mais de metade dos responsáveis pela tomada de decisões de TI acredita que a redução do impacto ambiental é o principal desafio associado à gestão da sua infraestrutura de impressão a partir de 2019-2025. Para fornecedores e OEM, a pressão é visível. Esses mesmos responsáveis pela tomada de decisões de TI esperam que os fabricantes e fornecedores de impressão também os ajudem a melhorar o desempenho ambiental – 57% acreditam que os fornecedores devem assumir uma posição de liderança em relação à sustentabilidade até 2025.
Porém, estas tendências não se aplicam apenas à indústria da impressão. A pandemia está a mudar rapidamente os hábitos de trabalho para todas as pessoas em todo o mundo e a pressão dos consumidores significa que se exige cada vez mais que todas as empresas se concentrem na sustentabilidade para manter a sua reputação empresarial. Esta "tempestade perfeita" de fatores está a fazer com que se preveja4 que a economia circular venha a impulsionar a gestão da cadeia de fornecimento e a transição dos modelos de negócio para uma abordagem com menos desperdício. Então, como será isto na prática?
A reutilização de materiais ao conceber novos produtos não é um conceito novo, mas está a tornar-se mais popular. Um exemplo é a gama Canon imageRUNNER ADVANCE EQ80, que utiliza até 80% de materiais reutilizados na sua construção para manter o valor das matérias-primas. Menos materiais e peças novos significam, naturalmente, menos desperdício a curto e longo prazo e contribuem para a economia circular. O investimento em produtos fabricados desta forma pode fazer toda a diferença ao ajudar as empresas a reforçar as suas credenciais ecológicas, contribuindo simultaneamente para uma sociedade mais sustentável.