A sustentabilidade é um elemento fundamental de qualquer plano de desenvolvimento empresarial. Mas porque é que a sustentabilidade é importante? A adoção do pensamento a longo prazo irá trazer benefícios a longo prazo, e não apenas em termos puramente financeiros. Devido a uma melhor compreensão das questões ambientais, as pessoas estão a valorizar a sustentabilidade como nunca antes. A limitação do seu impacto ambiental e social pode, assim, desempenhar um papel significativo no desenvolvimento da sua reputação, no relacionamento com os clientes e na captação de talento para a sua força de trabalho. Para além disso, os regulamentos governamentais para as empresas estão a transformar os ideais ambientais em obrigações legais, enquanto o investimento em materiais, produtos, serviços e tecnologias mais sustentáveis pode poupar dinheiro no dia a dia. Mas mais importante ainda é que todos temos a responsabilidade de proteger o nosso futuro ao tomar agora medidas sustentáveis.
ARTIGO
Ciclo completo: a importância da sustentabilidade e da economia circular
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas – um enquadramento útil
Melhorar as credenciais de sustentabilidade da sua organização pode parecer uma tarefa assustadora. Pequenos passos podem fazer uma grande diferença mas, na adoção de uma estratégia mais rígida e consistente, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas podem proporcionar um enquadramento1. Também conhecidos como Objetivos Globais ou ODS, estes destinam-se a trabalhar em conjunto de forma a oferecerem um "equilíbrio social, económico e ambiental sustentável". Foram estabelecidos em 2015 com a intenção de serem atingidos até ao ano de 2030 e, por conseguinte, encontram-se bem estabelecidos e compreendidos em todas as regiões e indústrias globais.
Do ponto de vista da sustentabilidade ambiental, o ODS 12 e o ODS 13 devem ser o foco central para as empresas. O ODS 12 diz respeito ao "consumo e à produção responsáveis" e inclui, por exemplo, a conservação de matérias-primas através da criação de produtos mais compactos e leves, utilizando materiais reciclados e recicláveis para criar embalagens mais sustentáveis, reduzir a utilização de produtos químicos nos processos de produção e promover a reciclagem entre produtos. O ODS 13 diz respeito à "ação climática" e estabelece como prioridade a redução das emissões de CO2 ao longo do ciclo de vida de um produto, nomeadamente através da utilização de energias renováveis. O cumprimentos dos ODS deve ser um esforço conjunto; processos como a reciclagem e a produção de energias renováveis só podem ser alcançados com êxito se a cadeia de fornecimento fizer parte do esforço. As multinacionais, as agências governamentais e outras grandes organizações estão, por isso, a utilizar a sua influência para garantir que os fornecedores partilham os seus valores e padrões de aquisição, disponibilizando a oportunidade para que empresas de qualquer dimensão beneficiem da estratégia de desenvolvimento sustentável de outras.
O ciclo de vida do produto: do berco ao berço (cradle to cradle)
Para um fabricante como a Canon, os ODS das Nações Unidas focam-se em cada etapa do ciclo de vida de um produto. Mesmo antes da produção, durante as fases de desenvolvimento e criação, a eficiência energética e a reciclagem dos produtos deve ser considerada e melhorada. A aquisição de materiais, o fabrico, a distribuição, a reciclagem e muitos outros processos desempenham um papel importante na sustentabilidade geral de um produto. A definição de diretrizes rigorosas de gestão ambiental e da qualidade pode garantir que a cadeia de fornecimento e os processos de fabrico refletem os valores de uma empresa, de uma indústria e, acima de tudo, dos clientes. As avaliações do impacto ambiental2 podem monitorizar o progresso em aspetos como a redução das emissões de CO2, enquanto um sistema de gestão ambiental, como a ISO 14001, pode ajudar a cumprir os compromissos. Existem muitos outros programas apoiados pela indústria que podem proporcionar uma estrutura para empresas de qualquer dimensão que procuram reduzir o seu impacto ambiental.
É fácil pensar em estratégias de sustentabilidade como algo linear e com um prémio na meta. No entanto, na realidade do século XXI, o pensamento passou de "cradle to the grave" (da conceção ao fim da vida) para "cradle to cradle" (da conceção até novamente à conceção): um ciclo de vida circular que vai desde a I&D até ao refabrico e volta novamente ao ponto inicial. A economia circular baseia-se em manter os produtos e materiais em utilização durante o máximo de tempo possível através dos processos de reparação e reutilização, antes de avançar para os processos de refabrico e reciclagem. A redução da dependência de matérias-primas e das emissões resultantes do transporte e do fabrico ajuda a proteger o ambiente, ao mesmo tempo que os preços mais baixos associados aos produtos refabricados podem reduzir os custos.
Seguir os passos de Kyosei
A Canon opera de acordo com a filosofia de Kyosei, uma palavra japonesa que significa "viver e trabalhar em conjunto para o bem comum". Esta abrange a sustentabilidade e a responsabilidade social e assegura que os nossos clientes podem confiar em nós para partilharmos os seus valores. Utilizamos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas como um enquadramento para definirmos os nossos compromissos para com o consumo e produção responsáveis e a ação climática e, nos últimos seis anos, conquistámos o prémio EcoVadis Gold, uma certificação de sustentabilidade internacionalmente reconhecida3. Também dispomos de certificação nas normas ISO 9001 e ISO 14001, demonstrando que os nossos processos de produção cumprem os padrões de qualidade e sustentabilidade da indústria.
A filosofia Kyosei está incorporada em tudo o que fazemos na Canon, incluindo na nossa tecnologia. Reduzimos as emissões de CO2 do ciclo de vida dos nossos produtos em 40% desde 2008 (uma média de 4,7% por ano) e melhorámos a sustentabilidade logística através da redução de produtos e da consolidação de localizações de stock. Ao encorajarmos um design energeticamente eficiente numa vasta gama de produtos para o espaço de trabalho, obtivemos uma redução esperada de 23 593 000 toneladas de CO2 entre 2008 e 2019. A mais recente série imageRUNNER ADVANCE DX C5800, por exemplo, produz menos 18% de CO2 durante a vida útil do equipamento em comparação com o antecessor* durante a utilização, em comparação com as versões anteriores.
Para além de reduzirmos as emissões de CO2 durante o ciclo de vida dos nossos produtos, todos os anos, a Canon EMEA efetua a reparação de mais de 80 000 produtos devolvidos pelos clientes, dentro e fora da garantia. Também refabricamos uma vasta gama das nossas impressoras multifunções mais vendidas em novos equipamentos imageRUNNER ADVANCE EQ80, utilizando 80% da MFP original e reduzindo a nossa dependência de matérias-primas novas.
As empresas, grandes e pequenas, têm o poder de planear o seu próprio trajeto, incluindo o mapeamento do seu percurso de sustentabilidade. Ao tomarem decisões empresariais importantes, desde a adjudicação de contratos a investimentos numa nova frota de impressoras de escritório, as organizações podem criar um grande impacto ao incorporarem a sustentabilidade como prioridade principal.
Saiba mais sobre a forma como a Canon reduz os impactos ambientais ao longo dos ciclos de vida dos nossos produtos, contribuindo simultaneamente para a economia circular, na nossa infografia ambiental.