Serviços de gestão baseados na cloud
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O investimento na cloud, na automação e na transformação digital é mais essencial do que nunca.
A cloud será mais essencial nos nossos espaços de trabalho futuros, à medida que nos afastamos dos modelos tradicionais. Transfira o eBook da Canon para saber como utilizar a cloud no espaço de trabalho do futuro.
O trabalho "normal" foi completamente transformado pela COVID-19. As organizações em todo o mundo tiveram de se ajustar rapidamente para permitir que os seus colaboradores trabalhassem remotamente. Entretanto, os planos estratégicos e financeiros tiveram de passar para segundo plano e as prioridades tradicionais foram reconsideradas. Num período em que ninguém é capaz de planear antecipadamente com certezas, manter-se ágil nunca foi tão importante.
A perturbação causada pela crise global vai ter ramificações a longo prazo nos orçamentos. Afinal de contas, com o enorme impacto no fluxo de caixa, é provável que todos os gastos sejam revistos, desde investimentos em TI a um espaço de escritório dispendioso. Na verdade, 67% dos CFOs1 dizem que preveem adiar ou cancelar investimentos planeados. Embora seja necessário reduzir os custos, também é necessário um investimento inteligente. Para as empresas num ambiente imprevisível, o sucesso será determinado pela capacidade de adaptação, pelo que é crucial continuar a investir nas ferramentas que permitirão essa agilidade.
De acordo com a McKinsey2, as principais prioridades de investimento para o período pós-COVID-19 incluem a cloud, a automatização e a transformação digital. Embora estas devessem e tenham estado no topo da agenda de investimento de muitas empresas, são mais essenciais do que nunca.
A computação em cloud não é um fenómeno novo. Foi firmemente estabelecido no mundo dos negócios antes da pandemia, tendo muitas empresas já iniciado uma viagem de transformação na cloud. No entanto, com uma força de trabalho potencialmente distribuída prevista para se tornar "o novo normal", as empresas procuraram formas de manter a colaboração dentro das equipas que enfrentam uma mistura de configurações de trabalho no local e remotas.
Ao adotar mais processos e fluxos de trabalho baseados na cloud, as empresas serão capazes de aumentar a flexibilidade e a agilidade, ao mesmo tempo que reduzem os custos operacionais fixos. Isto proporciona às empresas uma base sólida para permitir uma variedade de diferentes cenários de trabalho, sem terem de fazer alterações significativas e dispendiosas à sua configuração de TI à medida que as suas necessidades continuam a mudar. Muitas organizações já compreendem como a cloud será importante, com 47%3 a planear aumentar a utilização da cloud à luz da crise, estabelecendo-a como a espinha dorsal na preservação da agilidade, colaboração e eficiência.
A transformação digital tem sido uma prioridade principal para todos os negócios na última década. Na verdade, em 2019, estimou-se que poderia representar cerca de 20% das despesas de TI4. No entanto, para muitas organizações, a evolução para o local de trabalho digital tem sido um progresso bastante lento e estável, com equipas a ficarem presas aos hábitos tradicionais como, por exemplo, armazenar documentação em sistemas de arquivo no local. Os confinamentos governamentais aceleraram o processo de digitalização, forçando muitas organizações a adaptarem-se instantaneamente para suportar o trabalho fora do escritório físico. Por sua vez, os colaboradores também tiveram de criar novos hábitos, aprendendo a desempenhar o seu papel apenas através de canais digitais.
Para as empresas, este processo será um investimento importante a longo prazo, embora talvez não tenha sido feito segundo os seus próprios termos. A implementação de aplicações comerciais, sistemas de espinha dorsal e infraestrutura online suporta uma maior mudança de clientes e fornecedores para canais online. Para se manterem um passo à frente, as empresas devem continuar a analisar como podem criar condições de trabalho remotas robustas, construindo capacidades sofisticadas, estáveis e seguras personalizadas.
As empresas têm de estar conscientes de que um aumento do trabalho remoto também se correlaciona normalmente com uma série de outros desafios. Por exemplo, sem ser capaz de tocar no ombro de um colega, é provável que demore mais tempo a verificar o seu progresso numa atividade. Atrasos como este podem acumular-se, dando origem a processos tardios e fluxos de trabalho ineficientes. O trabalho remoto e a motivação para uma eficiência melhorada irão, por conseguinte, impulsionar o processo empresarial para a automatização. Aumentar os processos empresariais com tipos de automatização, como a automatização de processos robóticos, ajuda a acelerar fluxos de trabalho morosos e a libertar os colaboradores de tarefas administrativas.
A introdução de mais automatização também ajuda uma empresa a tornar-se mais ágil. Bill Gates disse uma vez que "atualmente, o sucesso exige a agilidade e o impulso constante para repensar, revigorar, reagir e reinventar." As organizações não podem fazê-lo rapidamente se a implementação de novos recursos ou o teste de novas estratégias depender apenas de colaboradores que aprendem novas formas de trabalhar do zero. Se os processos forem parcialmente automatizados, podem ser introduzidos e adaptados muito mais rapidamente.
Para sobreviver num ambiente imprevisível, as organizações precisam de construir um modelo de negócios que os ajude a manter-se ágeis. Para isso, é fundamental passar de formas tradicionais e manuais de trabalhar para processos digitais e automatizados. Apesar dos orçamentos limitados e das incertezas, as empresas devem procurar introduzir estas tecnologias, bem como mudar para uma estratégia mais baseada na cloud. Optar por ter os serviços fornecidos através de plataformas na cloud irá permitir que todos os negócios adaptem estratégias que já não estão a funcionar e aproveitem novas oportunidades à medida que estas surgem.
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