Livros inteligentes: o futuro do setor editorial

Novos modelos de entrega, como o Spotify, apontam o caminho para novas fontes de receitas do setor editorial

TRANSFERIR RELATÓRIO

Desfrute do potencial de várias plataformas de conteúdo

Descubra como os fornecedores de serviços de impressão de livros podem reinventar o livro e criar novos fluxos de receitas

Transferir relatório

Man reading book to daughter in a tent at home using phone light

A evolução dos livros impressos

Cada vez mais, nós, consumidores, somos um grupo centrado em nós mesmos. Esperamos que as marcas moldem as suas ofertas de acordo com as nossas preferências. Estamos demasiado impacientes: queremos as coisas rapidamente e num momento que nos convém.

As plataformas digitais generalizadas e poderosas fizeram-nos ficar assim. A Amazon liderou o caminho, desafiando os seculares modelos de negócio a retalho tradicionais. A Netflix (125 milhões de assinantes e a aumentar) e outras plataformas a pedido mudaram a forma como consumimos filmes e televisão. Inicie sessão no Spotify (170 milhões de utilizadores mensais) todas as manhãs e encontrará uma lista de reprodução personalizada diária, "selecionada" apenas para si com base nas suas recentes audições. Entretanto, a Airbnb, após revolucionar a hotelaria, apresenta o programa de Experiências Airbnb, que permite aos viajantes incorporarem atividades nas suas férias: uma aula de caligrafia ou, talvez, aprender uma dança malaia. O CEO Brian Chesky disse ao USA Today que a empresa vê isso como uma oportunidade de mercado à dimensão da Amazon.

As ofertas personalizadas fazem-nos sentir valorizados, mas estas têm um preço: informações pessoais. O nosso histórico de navegação e os padrões de compra alimentam os algoritmos que dão às marcas o conhecimento digital que cria novas propostas pessoais. Mas é um preço que a grande maioria de nós está contente por pagar.

Discover the future of books with end-to-end digital printing solutions that drive new revenue streams.

Novas oportunidades para melhorar os serviços de impressão de livros

A Amazon pode ter adquirido experiência na venda de livros a retalho, mas os participantes no processo mais alargado de edição do livro ainda não determinaram como alinhar o seu principal produto, o livro em si, com a irresistível tendência para a individualização.

Não é que a indústria tenha negligenciado a tecnologia digital; as editoras, PSP e fornecedores de tecnologia digital juntaram-se num "triângulo do conhecimento" para fomentar uma revolução da impressão digital de livros ao longo da última década. As tiragens com base em estimativas foram substituídas por produções a pedido simplificadas e modelos de distribuição, que reduzem o risco e tornam possível o "inventário zero".

Além disso, afastado o receio de que os e-books iriam dominar, o livro impresso foi submetido a um ressurgimento, uma vez que os consumidores que sofrem de uma "sobrecarga de digital" descobriram as recompensas de um meio físico. Com um valor de 151 mil milhões de dólares norte americanos, o mercado global tem três vezes o tamanho da indústria da música.

Mas o desempenho passado e presente não é garantia de resultados futuros. A revolução da produção digital melhorou o status quo, mas não é o "reinício" que alimentará o crescimento futuro. A nova geração de leitores é adepta de visualização de conteúdo em vários dispositivos ao mesmo tempo, seja este escrito, áudio ou vídeo. Como o autor Peter Fisk disse no Fórum Future Book da Canon, "o consumo mudou: no meio e no formato, na hora e no local, na sequência e na espontaneidade, na duração e no valor percecionado."

A nossa ideia sobre o que é um livro deve evoluir para refletir essas mudanças. Os livros de amanhã irão fornecer uma experiência personalizada, combinando as caraterísticas envolventes e tangíveis do livro físico com as capacidades de formatos digitais, incluindo sendo instantâneos, personalizáveis, eficientes e atualizáveis.

O livro deixou de ser um "produto"; é um "serviço de conteúdo", que evoluiu para um "livro inteligente".

Young woman reading book on stool

O que é um livro inteligente?

Fizemos esta pergunta a mais de 300 especialistas em inovação, editoras, empresas de impressão de livros e especialistas em tecnologia no Fórum Future Book de 2017 da Canon. Estes decidiram que um livro inteligente tinha de ser:

Centrado no utilizador: moldando o conteúdo de acordo com as necessidades e preferências específicas do leitor, fornecendo conteúdo em qualquer altura, em qualquer lugar, através de plataformas digitais e física.

Aberto e acessível: oferecendo acesso livre e rápido a conteúdo para o público-alvo mais alargado possível, reduzindo as barreiras de entrada com base no custo ou na geografia. Será multiplataforma, de código aberto e "sempre ligado".

Capaz de ler a mente do consumidor: a entrega de conteúdo será adaptada ao indivíduo, com base nos dados que a editora tiver compilado sobre o respetivo comportamento, interesses e preferências. O conteúdo será dinâmico; o conteúdo obsoleto será uma coisa do passado.

Envolvente: o livro físico é apenas um elemento numa experiência a 360 graus, um trampolim para outros formatos e outras correntes de conteúdos.



O LIVRO INTELIGENTE É SOBRE FORNECER CONTEÚDO DE FORMA RELEVANTE, ADEQUADA E OPORTUNA PARA O UTILIZADOR.

Peter Fisk, GeniusWorks

A impressão digital de livros é essencial

O setor ainda está longe de criar estes produtos holísticos, mas a lógica é incontestável: físico e digital, estático e dinâmico irão trabalhar em conjunto. O conteúdo irá trabalhar mais e o lucro vai crescer. Os fluxos de trabalho de impressão digital são essenciais para explorar as oportunidades que existem, mas apenas se as editoras perceberem duas coisas: primeiro, que o digital oferece mais do que melhorias de eficiência e, segundo, que têm de trabalhar ainda mais estreitamente em conjunto para revelar mais oportunidades em impressão.

Descubra como pode reinventar o livro e criar novos fluxos de receitas

Soluções relacionadas

Explorar mais

Descubra como impulsionar o crescimento das receitas através da impressão digital de livros

CONTACTE-NOS