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Quase metade dos ITDM (Responsáveis pela tomada de decisões de TI) passa um período significativo de tempo a implementar a automatização. Por que razão não conseguem superar a lacuna de automatização?

IT decision maker implementing automation

A automatização não é um fenómeno novo. Impulsionados pela necessidade de aumentar a produtividade, os seres humanos conceberam tecnologias para concluir tarefas sem ajuda. Durante séculos, desde os teares a vapor até à linha de montagem de automóveis, a automatização ajudou a libertar funcionários de tarefas mundanas e repetitivas para tornar os locais de trabalho mais eficientes 1.

Mas, num escritório, a automatização assume diferentes formas. Trabalhadores com conhecimento acrescentam valor através da criação e partilha de informações, pelo que ser capaz de o fazer de forma mais eficaz traduz-se num grande impulso de competitividade.

Recentemente, realizámos pesquisas sobre a forma como os processos no local de trabalho estão a mudar, incluindo a forma como as organizações gerem documentos e informações, e descobrimos que as organizações estão a começar a aplicar a automatização de diversas formas. Por sua vez, tal desbloqueou benefícios que vão muito além da eficiência, como a melhoria da experiência do cliente e a manutenção da segurança e da conformidade.

No entanto, também vimos que muitas empresas estão a ter dificuldades em progredir de formas mais básicas de automatização para soluções mais avançadas. Então, perguntámos: porquê?

Automatização em crescimento

Apesar de a automatização já ser uma indústria em rápido crescimento antes da pandemia, os últimos anos têm registado um aumento na sua utilização, com o mercado global de automatização de processos empresariais a crescer de 5,1 mil milhões de dólares em 2016 para 12,7 mil milhões de dólares em 2021 2. A pandemia acelerou este processo porque levou muitas empresas a tornar digitais grandes áreas das suas operações3. Aliás, segundo a McKinsey, a adoção de tecnologia foi cerca de 25 vezes mais rápida do que pré-pandemia 4.

O resultado? As empresas fizeram progressos significativos na automatização de funções empresariais anteriormente ignoradas, como o serviço de apoio ao cliente, os RH e o processamento de faturas, que envolvem processos repetitivos adequados à automatização, mesmo que muitas organizações não tenham conseguido dar-lhes prioridade anteriormente.

A McKinsey também descobriu que, com esses avanços, as atitudes passaram de utilizar a automatização para reduzir custos para obter uma vantagem competitiva5. À medida que a automatização se torna mais avançada e é aplicada a processos empresariais mais complexos, proporciona benefícios mais estratégicos.

foco num ecrã escuro

Os benefícios da automatização

A nossa pesquisa incluiu perguntar a ITDM sobre as suas experiências com a automatização. Com base nas suas respostas, identificámos três áreas chave onde verificaram benefícios consistentemente:

1. Produtividade e crescimento

A produtividade é um dos benefícios mais comumente associados à automatização, e a nossa pesquisa confirmou-o. 37% dos ITDM afirmou que permite às equipas trabalharem de forma mais eficiente, tornando-a o melhor benefício.

2. Cibersegurança e redução dos riscos do negócio

32% dos ITDM descobriu que o seu investimento em automatização facilitou a gestão da conformidade e a proteção de informações críticas.

3. Experiência do cliente

34% dos ITDM com quem falámos disse que a automatização ajudou a melhorar a experiência do cliente, um dos três principais benefícios.

Os ITDM estão claramente satisfeitos com a automatização que têm em vigor. Mas há áreas em que poderiam ir ainda mais longe para trazer mais benefícios da automatização às suas organizações?

Os primeiros passos num mundo automatizado

A proteção de dados é uma preocupação constante para os ITDM e, com o aumento das formas de trabalho virtuais e híbridas, é mais difícil para as organizações controlar o comportamento dos colaboradores. 36% dos ITDM disse saber ou acreditar que os colaboradores não estão a seguir os processos de conformidade. Portanto, não admira que já estejam a investir em tecnologia de gestão de documentos digitais para obterem uma melhor visibilidade e controlo sobre a forma como a informação flui através da sua organização.

Por exemplo, 53% dos ITDM tem direitos de acesso automático em vigor, garantindo que os colaboradores não aprovados não podem aceder a documentos confidenciais. 51% aplica automaticamente prazos de armazenamento para garantir que os documentos confidenciais são eliminados de acordo com o RGPD.

No total, apenas cerca de metade dos ITDM dizem que implementam qualquer uma das oportunidades potenciais de gestão de documentos disponíveis.

grupo a trabalhar no escuro

Automatização avançada

Quando analisámos implementações mais complexas que abrangem fluxos de trabalho completos, percebemos que a adoção desta fase de automatização por parte dos ITDM é consideravelmente menor. Acima de tudo, estes são os tipos de automatização com mais impacto, que podem transformar a experiência dos colaboradores e dos clientes.

Por exemplo, apenas 29% dos ITDM automatizou as suas comunicações com o cliente e apenas 30% é capaz de fornecer atualizações de estado automáticas a clientes.

O que está a correr mal, e como é que os ITDM conseguem colmatar a lacuna para garantir que não ficam para trás?

A introdução da automatização de fluxos de trabalho é simplesmente mais complexa. Durante a nossa pesquisa, tornou-se claro que a implementação de uma automatização tão abrangente pode ser intimidante por outra razão específica: problemas de compatibilidade entre tecnologia nova e existente. É por isso que, quando os ITDM escolhem uma nova tecnologia, listam a compatibilidade com a infraestrutura de TI existente da organização como principal consideração.

Com as organizações a utilizar ecossistemas tecnológicos cada vez mais complicados, não é surpreendente que as atualizações e a inovação não sejam fáceis. A nossa pesquisa descobriu que 27% dos ITDM sofreu atrasos durante a última grande implementação de tecnologia e 23% instalou a tecnologia, mas descobriu que a funcionalidade não era adequada para o efeito. O que era suposto tornar o negócio mais eficaz na gestão de informação pode, se tratado de forma incorreta, ter o efeito oposto.

Gerir a informação de forma digitalmente madura

Em muitos casos, escolher o parceiro certo durante uma nova implementação de tecnologia é a diferença entre o sucesso ou o fracasso. A nossa pesquisa indicou que colaborar com o parceiro errado pode exacerbar os desafios de compatibilidade. É por isso que selecionar um parceiro com experiência na integração e orquestração de soluções pode ajudar os ITDM a minimizar qualquer interrupção e incerteza.

Vimos que o aumento da maturidade digital fornece às empresas os elementos essenciais para se tornarem mais ágeis. A automatização é uma parte fundamental desta jornada, ao melhorar a experiência tanto dos colaboradores como dos clientes e fornecer aos IDTM mais controlo e visibilidade das informações das suas organizações do que nunca.

Mas, para tirar o máximo partido da automatização, as empresas têm de estar preparadas para criar um plano de crescimento que contorne os bloqueios de compatibilidade. Ao encontrar o parceiro certo, esta mudança contínua para um futuro automatizado torna-se muito menos intimidante.

Transfira o nosso relatório agora para descobrir os desafios que os ITDM enfrentam atualmente, como a maturidade digital da sua empresa é avaliada e as áreas em que pode investir para criar uma estratégia de automatização prática.

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