Helen Bartlett começou a fotografar crianças quando era adolescente, no infantário da mãe, no sul de Londres. Iniciou a sua carreira profissional em 2003 e agora é uma das fotógrafas de retratos de família mais conceituadas e respeitadas do Reino Unido. As suas imagens a preto e branco utilizam a luz disponível e exprimem o espetro emocional da vida familiar. Conversámos com ela para saber mais acerca dos desafios de tornar a paixão pela fotografia numa carreira a tempo inteiro.
FOTOGRAFIA DE FAMÍLIA
Por detrás da objetiva: Helen Bartlett explica como transformou a sua paixão pela fotografia numa carreira
Quando foi a primeira vez que se interessou pela fotografia?
Durante a minha infância, o meu pai sempre foi um adepto da fotografia e, por isso, tínhamos uma sala escura em casa. Eu e os meus irmãos todos tínhamos câmaras manuais, tirámos muitas fotografias em película a preto e branco, e revelámos e imprimimos as nossas próprias fotografias. Nessa altura, a minha mãe dirigia um infantário em casa durante a semana. Quando me tornei adolescente, comecei a fotografar as crianças do infantário e a vender as fotografias aos pais como uma forma de fazer algum dinheiro para mim. Continuei a fazê-lo enquanto estudava para obter o meu diploma universitário porque sempre quis ser fotógrafa. No entanto, achava que era apenas um sonho e acabei por fazer outras coisas.
Como é que a fotografia se tornou na sua carreira?
Depois de experimentar outros trabalhos e continuar a querer ser fotógrafa, o meu irmão mais velho emprestou-me algum dinheiro para criar uma empresa de fotografias de crianças e tudo pareceu acontecer no momento certo. A fotografia digital estava a tornar-se cada vez mais acessível, por isso, comprei uma Canon EOS 10D, um computador e vivi com os meus pais até ter uma vida estável.
Que desafios teve de superar?
Os principais desafios no início foram os mesmos de agora. O principal obstáculo é conseguir clientes. Podes tirar as melhores fotografias do mundo, mas se as pessoas não te conhecerem é difícil conseguir mais clientes. Além disso, quando estás a começar, é preciso tempo e experiência para aprender a trabalhar com crianças. Lembro-me de fotografar quatro miúdos pequenos num apartamento de cave, num dia chuvoso, e de pensar que fazer aquilo como trabalho ia ser um desafio interessante e divertido. Quanto mais trabalhas com crianças, mais formas conheces para obter o melhor delas, e também para garantires que todos passam um bom momento nesse processo.
Que sugestões daria aos aspirantes a fotógrafos profissionais?
Uma das coisas de que nos devemos lembrar é de que a fotografia raramente é um caminho para a riqueza. É um trabalho árduo. Por isso, antes das pessoas abandonarem os seus trabalhos diários, é importante lembrar que as coisas não acontecem de um dia para o outro. Eu diria para aprenderem tanto quanto possível. A Internet é um ótimo recurso para ajuda prática e técnicas de aprendizagem. Mas o mais importante é praticar. Porque não há nada como realmente tirar fotografias. É boa ideia apenas tirar fotografias de amigos e familiares antes de aceitar trabalhos pagos. Quanto mais se fotografa, mais truques se aprendem e mais se define um estilo próprio.
Que kit utiliza atualmente?
Atualmente trabalho com dois sistemas de câmara enquanto faço a transição para uma câmara mirrorless. Ainda tenho a minha adorada Canon EOS-1D X Mark II, que utilizo juntamente com a objetiva Canon EF 85mm f/1.4L IS USM, a Canon EF 35mm f/1.4L II USM e a Canon EF 24-70mm f/2.8L II USM. As crianças movem-se rapidamente e a focagem automática excecional e a estrutura robusta da série EOS-1 D X são fantásticas para quando não sabes o que te pode cair em cima durante uma sessão fotográfica com crianças entusiasmadas, desde areia, água a peluches, a lista é interminável.
Em 2020, acrescentei uma fantástica Canon EOS R5 ao meu kit. Estou a gostar bastante do acompanhamento do rosto e dos olhos, do ecrã tátil de ângulo variável e das 5940 posições de focagem automática, que me permitem criar composições novas e interessantes para os meus clientes. Utilizo-a com a sublime Canon RF 50mm F1.2L USM, que considero ser a minha objetiva essencial. Também utilizo a incrivelmente versátil Canon RF 35mm F1.8 Macro IS STM, que adoro particularmente pela sua funcionalidade macro, o que a torna na objetiva ideal para fotografar recém-nascidos. Em 2021 vou adicionar uma objetiva Canon RF 85mm F1.2L USM ao meu kit. A qualidade das novas objetivas RF é impressionante.
Recomendo sempre investir numa objetiva de distância focal fixa rápida, uma vez que permite fotografar em espaços interiores utilizando luz natural, o que é excelente para aprender sobre a abertura e as velocidades do obturador. A Canon EF 50mm f/1.8 STM económica e de alta qualidade é uma excelente objetiva de distância focal fixa para fazer experiências. Para quem utiliza o sistema mirrorless Full-Frame da Canon, o equivalente seria a objetiva Canon RF 50mm F1.8 STM.