O fotógrafo artístico Chris Ward regressa frequentemente à mesma cena, como esta árvore a sul de Lincoln, Inglaterra, para captar o impacto que as condições do céu e a cultura plantada no campo pode ter na imagem. "Havia aqui um céu sem nuvens e húmido, e vegetação cortada de uma colheita recente", diz o Chris. O Chris aplicou sobre-exposição ao céu e ao campo para obter uma composição mais limpa. "O espaço negativo ajuda a isolar a árvore, e a sebe dá uma linha de horizonte forte para separar o céu e o campo." Tirada com uma Canon EOS R6 com uma objetiva Canon RF 24-105mm F4L IS USM a 105 mm, 1/330 s, f/11 e ISO100. © Chris Ward
A perceção da cor está intensamente ligada à emoção. Há teorias da psicologia sobre como as cores diferentes nos afetam. Varia entre culturas, mas o verde ou o azul são muitas vezes considerados calmantes, enquanto o vermelho ou o laranja estimulam e, aparentemente, até nos fazem sentir com fome! Estas ideias alimentam o que escolhemos para usar, a forma como decoramos as nossas casas e, no que diz respeito à fotografia, as imagens que criamos.
Mas nem todos percebem as cores da mesma forma. O Chris Ward é fotógrafo artístico sediado no Reino Unido que nasceu com uma condição chamada deuteranopia, que se traduz na dificuldade de ver tons de verde. No entanto, percebeu que, em comparação com outras pessoas, a sua visão está muito mais afinada para reconhecer pormenores mais detalhados, contrastes subtis e texturas variadas, algo que o serve bem enquanto especialista em imagens monocromáticas.