Penhascos ventosos, pântanos ao lado de lagos e florestas tranquilas: os habitats naturais atraem fotógrafos de vida selvagem e de paisagens com paciência para descreverem a mudança e o crescimento graduais ao longo das estações. Por vezes, no entanto, a fotografia pode gravar e celebrar uma mudança ainda mais profunda ao longo do tempo, tal como a renaturalização de uma pedreira abandonada que está a ser recuperada pela natureza.
Gayle, a fotógrafa por trás de Natured Secrets, tem uma paixão pela biodiversidade e pela renaturalização de espaços verdes. Documentou o demorado crescimento de um projeto de renaturalização do Reino Unido onde morava e espera que o seu trabalho possa inspirar outros a devolverem uma pequena parte dos próprios jardins à natureza.
Fotografar os segredos da natureza: a história de um projeto de renaturalização
Um projeto de fotografia de renaturalização com história
A história começou há 20 anos quando Gayle plantou um bosque perto da sua casa na cordilheira dos Peninos, no noroeste de Inglaterra, ao transformar uma pedreira abandonada e uma fábrica de exploração de visons num florescente santuário de vida selvagem.
Agora, tendo em conta que a paisagem acolheu a vida animal e vegetal de volta, está a cumprir a ambição de Gayle, um "percurso de esperança", de não ter limites entre o seu jardim e esta área restaurada, criando um espaço verdadeiramente selvagem.
"Quando chegamos, eu queria dar a este espaço aberto um "sentido de lugar", para ligar a relação que tenho com este lugar ao meio ambiente", explica Gayle, que tem um mestrado em Ciência da Conservação e Ecologia na Universidade de Lancaster. "A paisagem original tinha sido transformada pela atividade industrial, que deixou um deserto. Mas desde que a exploração da pedreira terminou, o local viveu o início do regresso da natureza. Um renascimento.
"Começámos por reproduzir esta transformação e acompanhar qualquer jardim que pudéssemos criar na paisagem, nos locais onde não existiam limites visíveis entre um e o outro. Nunca pensei que teríamos realmente um jardim como este. Estávamos apenas a 'domar a natureza'."
À medida que a terra começa lentamente a recuperar, Gayle considera o percurso perfeito para um projeto de fotografia a longo prazo. "Estudei na Escola de Arte Botânica em Chelsea durante alguns anos e sempre senti que [a terra] merecia ser documentada", afirma. "Pode ser feito em diferentes cadernos ou num microsite, no entanto, para mim é uma separação entre a ciência e a criatividade. Era aí que esperava que as minhas fotografias pudessem ser um pouco diferentes.
"A nossa pedreira abandonada tem em si as cicatrizes do nosso passado industrial, mas a terra está a ser recuperada pela natureza de forma consistente. Como protetora de uma área com uma mistura deslumbrante de história, indústria, geologia, vida selvagem e flora, quero gravar o percurso, o desenvolvimento e o crescimento da biodiversidade da terra, utilizando a fotografia como registo."
Ligar-se à natureza através da objetiva
Esta área tem agora uma vida selvagem abundante que inclui lebres, abelhas, cotovias, maçaricos, abibes, libelinhas azuis comuns, peneireiros e corços, o que facilmente explica porque se tornou num paraíso para fotógrafos. A colorida extensão de zona húmida, campos e zonas florestais, juntamente com um prado de feno rico em flores, atraiu uma grande diversidade de vida selvagem.
"Durante os últimos 20 anos, ajudámos a terra a regenerar, ao expor nascentes de água doce para fortalecer os grandes vales da zona húmida e para ligar lagoas rodeadas por superfícies rochosas que já existiam a uma série de novas lagoas sem delimitações", conta Gayle.
"Plantamos florestas decíduas nativas, e vimo-las crescer e ficarem lentamente cheias de musgo macio para proporcionar uma sensação exuberante e verde durante todo o ano que sustenta uma abundância de vida. Os ramos e os troncos estão cobertos com camadas de musgo que se assemelham a mundos perdidos em miniatura quando encontrados em grande plano e ampliados."
Se pretender documentar o seu próprio projeto, talvez um canto do seu jardim que tenha devolvido à natureza, certifique-se de que tem a câmara e a objetiva certas. Gayle utiliza a sua Canon EOS 6D Mark II, com uma das suas objetivas macro, para captar estes pequenos mundos. "A câmara dá-nos a capacidade de estar em união com um organismo específico, quer seja uma flor em grande plano, um inseto ou os esporos por cima de um feto", afirma. "Comecei a ver coisas nas quais nunca tinha reparado e isso tornou-me mais consciente sobre como se pode ficar mais ligado à natureza através da objetiva."
Aprender a "ver" com a câmara
Esta ligação foi fortalecida desde que uma família de corujas-das-torres apareceu após o trabalho de restauração de um celeiro, que Gayle e os alveneiros de pedra seca reconstruíram utilizando pedra encontrada na antiga pedreira. É agora um novo lar para aves.
"Aprender a "ver" através da minha câmara e esperar calmamente que as corujas-das-torres apareçam permite-me observar mais", diz Gayle. "Observo o movimento da relva, as mudanças de luz, as traças, as aves e as flores em que tocam. Torno-me momentaneamente na presa quando a objetiva capta as garras enquanto as aves me sobrevoam num movimento circular. Em seguida, a narrativa muda quando me mexo. Torno-me o caçador."
Gayle utiliza uma segunda câmara DSLR Full-Frame com uma seleção de objetivas EF mais longas. Ao manter um corpo da câmara para as suas objetivas macro e outro para as suas teleobjetivas, nunca perde um momento quando tem de mudar de objetiva. Estas ferramentas ajudam-na a captar céus dramáticos e aves em pleno voo, tais como as corujas, com particular importância para a estabilização de imagem, uma vez que não utiliza um tripé.
"Preciso do alcance da minha fabulosa EF 600mm f/4L IS III USM para me aproximar das corujas", afirma. "Estou muito distante do sítio e não há cobertura, por isso não posso simplesmente sentar-me e achar que vou ver um veado ou um pássaro de perto. Até um pisco é difícil de fotografar porque as árvores são tão grandes. Sei que vou tirar as melhores fotografias com a 600mm porque é nítida, uma vez que se trata de uma objetiva fixa, enquanto a Canon EF 100-400mm f/4.5-5.6L IS II USM me permite aumentar e diminuir o zoom para que possa captar o pássaro se este se estiver mover ou se vier na minha direção. Estou à distância certa."
Documentar a renaturalização agora e no futuro
Gayle documentou também o projeto de renaturalização através de levantamentos topográficos, prensagem de flores, preservação de plantas em álcool, esboços e pintura de aguarela. No entanto, em última análise, ela gosta dos pequenos momentos com a vida selvagem que tem gravitado para este local, e é apaixonada pelas vantagens que interagir com a natureza têm para a saúde mental. "Olhar através da câmara bem cedo de manhã permite respirar calma e tranquilidade", explica. "Posso preservar esse estado de espírito ao partilhar estas imagens nas redes sociais, ajudando os outros a vislumbrar a beleza que nos rodeia."
Ela encoraja as pessoas que considerem criar um projeto semelhante a começarem por algumas árvores ou arbustos de forma a atrair aves e insetos. "Se for possível, escolha sempre plantar árvores", aconselha. "Não precisa de muito espaço. Dentro de seis ou sete anos, terá um bosque e poderá caminhar e sentir o espaço."
Escrito por Lorna Dockerill
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