A pressão de fotografar cenas de ação rápida pode distrair os fotógrafos de desporto e impedi-los de captar aquele momento brilhante: uma imagem que se destaca e que chama a atenção. No entanto, os exemplos aqui apresentados demonstram que, com as definições certas, equipamento que pode funcionar em situações de alta pressão e algum talento criativo, é possível captar imagens impressionantes e invulgares.
Falámos com cinco profissionais especializados em fotografar uma variedade de desportos para descobrir o que os inspirou a tirar estas imagens, o equipamento e as definições que utilizaram, e que dicas e conselhos dariam aos aspirantes a fotógrafos que pretendem replicar estes efeitos.
FOTOGRAFIA DE DESPORTO
As histórias por detrás de cinco fotografias de desporto brilhantes
James Musselwhite
A luta livre presta-se a retratos dramáticos, mas o fotógrafo James Musselwhite queria mesmo ultrapassar os limites com a sua imagem surreal (imagem de cima) do lutador profissional britânico Cassius. "Ele é muito extravagante e queríamos representar essa energia numa estética mais tradicional – como se estivesse a rebentar uma pedra para sair dela", explica.
James emparelhou a sua Canon EOS R6 com um adaptador de montagem Canon EF-EOS R e uma objetiva Canon EF 70-200mm f/2.8L USM e fotografou a imagem a 155 mm, 1/8000 seg., f/5.6 e ISO 400, controlando a câmara através da aplicação Camera Connect da Canon no seu smartphone. O desafio era conseguir o efeito que pretendia sem qualquer trabalho de pós-produção. "Pintámos o corpo do lutador e, em seguida, atirámos-lhe sacos de farinha até conseguirmos a fotografia ideal. Coloquei a EOS R6 num tripé para conseguir fotografar a partir do meu telemóvel e liguei a câmara a um ecrã, o que nos permitiu concentrarmo-nos na luz e no enquadramento", acrescenta.
Rugby e luta livre amadora
Experimente por si mesmo
"Tem que saber exatamente como os materiais que utiliza se comportam", diz James. "Experimente com elementos que não são convencionais para retratos. Pode começar com água e sparklers ou experimentar pintura com luzes com a lanterna do seu telemóvel."
James também sugere experimentar diferentes velocidades do obturador para ver o que realmente funciona na câmara. "Ver como diferentes elementos podem ficar congelados em movimento é vital para conseguir uma fotografia como esta", acrescenta.
Jean-baptiste Liautard
Uma proteção de ecrã antiga foi a inspiração para os rastos de luz azul na impressionante fotografia de John-baptiste do ciclista de montanha Peter Kaiser. Para criar os rastos de luz, John-baptiste andou à volta de Peter a fazer movimentos como o de um limpa-para-brisas com a luz, parando o movimento enquanto caminhava atrás dele e, em seguida, repetindo a ação no sentido contrário para criar o efeito simétrico. "Sabia que queria que o meu motivo estivesse no centro da imagem e que tivesse a luz a criar um padrão dinâmico de um lado da imagem para o outro", explica.
O desafio era saber se estava a começar e a terminar a pintura com luzes no sítio certo. "Tive de verificar os meus erros e descobrir como corrigi-los. Peter teve de ficar totalmente imóvel e eu tive de andar suavemente para que o rasto parecesse natural", acrescenta. "A exposição de 20 segundos permitiu-me movimentar-me à volta do atleta com a barra de LED e a abertura de f/6.3 ajudou-me a obter uma maior profundidade de campo, para que tudo ficasse focado, mesmo os rastos de luz.
Desportos radicais
Experimente por si mesmo
"Estes tipos de fotografias demoram tempo", explica Jean-baptiste. "É preciso uma câmara perfeitamente estável, por isso é necessário utilizar um tripé. Também precisa de uma exposição longa e de um ambiente muito escuro."
Se estiver a tentar fazer isto sozinho, peça a um amigo para fazer de motivo ou utilize um objeto e, em seguida, experimente mover uma luz à sua volta numa série de movimentos. Quanto mais lento for o movimento da fonte de luz, mais brilhante será a sua pintura com luzes, uma vez que o sensor da câmara tem mais tempo para absorver a luz. Certifique-se de que usa roupas escuras sem superfícies refletoras para evitar aparecer nas suas imagens.
Morgan Harlow
As restrições de movimento de Morgan durante esta competição de netball forçaram-na a abrandar e a concentrar-se em obter aquela fotografia arrebatadora. "Mary cria formas bonitas quando salta para a bola, por isso, mantive toda a minha atenção nela, aumentando o zoom e fazendo com que os olhos dela fossem o foco principal", explica Morgan.
Ela diz que este é um exemplo clássico das técnicas de isolamento de que um fotógrafo de desporto precisa. "Posicionei-me atrás da rede de golo para estar lado a lado com a ação. Havia placas de LED em todo o campo, por isso tive de me ajoelhar atrás delas para não as incluir no enquadramento enquanto isolava Mary das outras jogadoras."
Ação desportiva com foco em netball e natação
Experimente por si mesmo
Morgan diz que é preciso esperar pelo momento certo ao tirar fotografias como esta e também aconselha a ter em consideração o fundo. "Uma cor ou um objeto que cause distração pode arruinar a sua fotografia", afirma. Se algo na distância estiver a atrair atenção indesejada, escolha uma maior abertura (selecionando um número f inferior). Isto irá desfocar o fundo, enquanto o seu motivo permanece nítido e focado.
Para criar drama e intriga nas suas imagens, foque os rostos dos seus motivos, especialmente os olhos. Ao fotografar desportos, pense também num enquadramento interessante – a forma como Morgan captou o rosto entre o cotovelo dobrado chama a nossa atenção para a atleta e a sua determinação, num momento crucial do jogo.
Além disso, se fotografar um desporto de equipa, certifique-se de que está na posição certa. Morgan colocou-se perto da rede de golo, pelo que conseguiu estar no lugar certo e pronta para captar a ação.
Samo Vidic
O Embaixador da Canon Samo Vidic é um prolífico fotógrafo de desporto a nível mundial da Red Bull. Esta fotografia é do seu amigo, Nino, que ficou paralisado do pescoço para baixo após um acidente. Samo teve a ideia de criar uma imagem especial de Nino para dar a ilusão de que estava a praticar downhill a alta velocidade.
"Comprei algumas rodas laterais pequenas para o Nino, coloquei a câmara nos garfos da bicicleta e mudei o assento e o guiador para o apoiar", explica. "Em seguida, empurrámo-lo um pouco, a cerca de 5 km/h."
Utilizando dois Speedlites acionados remotamente, uma objetiva grande angular e uma velocidade lenta do obturador, Samo conseguiu isolar Nino e criar o caos desfocado de uma corrida de downhill. "Nino acabou a chorar – estava tão feliz por fazer essa pequena quantidade de movimento", diz Samo.
Desporto, comercial e aventura
Experimente por si mesmo
Se quiser obter uma fotografia como esta, tem de dominar a sua técnica num ambiente mais discreto e controlado, aconselha Samo. "Comece com coisas simples e vá aumentando a sua experiência. Utilize um obturador lento e experimente a focagem automática com seguimento de olhos e a focagem manual para ver o que prefere. Peça a um amigo para praticar consigo, para que possa experimentar a técnica de "panning" a diferentes velocidades, uma vez que a velocidade do motivo irá influenciar o resultado. Primeiro experimente apenas com o flash na câmara e, em seguida, talvez montar um Speedlite numa árvore ou a diferentes alturas – tudo isto irá influenciar as sombras e a fotografia."
Ella Ling
Esta fotografia exigiu um posicionamento inteligente e paciência. "Fui para o caminho acima do campo para conseguir captar algo único", diz Ella. "Há uma pequena janela onde a luz expõe o jogador, mas o telhado faz sombra sobre o campo. É assim que se obtém o deslumbrante fundo preto. Disparei o obturador o mais próximo possível do momento em que a bola bate na raquete e certifiquei-me de que o jogador não estava sobre-exposto."
Ténis profissional
Experimente por si mesmo
"Sinta-se confortável para ajustar as suas definições de exposição e tente encontrar uma posição mais alta para que possa fotografar um motivo no nível abaixo", aconselha Ella. "O sol tem de estar baixo no céu para criar as sombras longas. Isto irá funcionar com qualquer desporto ou motivo, não precisa de estar em movimento."
Para obter sombras dramáticas, procure oportunidades ao nascer e pôr-do-sol, quando o sol estiver no ponto mais baixo. Em alternativa, pode utilizar um Speedlite ou uma fonte de luz artificial para criar um efeito semelhante. A composição é importante ao trabalhar com sombras; a regra dos terços é aplicada nesta situação, com o atleta fixado no terço direito da imagem. A cor também é um componente bastante importante – veja como a bola de ténis amarela brilhante se destaca. Dê sempre um passo atrás para se afastar da ação para considerar elementos artísticos.
Esperamos que estas sugestões, conselhos e imagens impressionantes dos profissionais o tenham inspirado a criar as suas próprias fotografias de desporto que se destacam. Quando se começa a experimentar com técnicas diferentes, as possibilidades criativas são infinitas.
Escrito por Jack Fittes
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