Como tirar incríveis fotografias macro a abelhas

Três fotógrafos profissionais de insetos partilham as suas dicas para incentivar as abelhas a entrarem no seu jardim, para que possa captá-las em grande plano.
Um grande plano de uma abelha a alimentar-se numa flor roxa de jacinto-uva, captada numa Canon EOS-1D X Mark III pelo fotojornalista de vida selvagem Christian Ziegler.

As abelhas são criaturas incríveis. Além de serem adoráveis e bonitas, também são cruciais para a biodiversidade do nosso planeta. As abelhas polinizam plantas e colheitas para sustentar os seres humanos e a vida selvagem, mas, infelizmente, estão sob ameaça.

"Ao longo dos últimos 20 anos, muitas mais espécies de abelhas enfrentam a ameaça de extinção", afirma Christian Ziegler, fotojornalista de vida selvagem e Embaixador da Canon, que acredita que é extremamente importante para si e para os outros fotografar abelhas para realçar a sua beleza e importância e dar a conhecer a sua situação.

Mas como pode fotografar abelhas? Não é fácil, mas com a ajuda certa é possível – mesmo para principiantes. Aqui, Christian e os fotógrafos macro de vida selvagem Matt Doogue e Ingo Arndt dão as suas dicas para criar um ambiente favorável a insetos e fotografar abelhas em grandes planos deslumbrantes.

1. Crie um jardim agradável para as abelhas

Um grande plano de uma abelha numa flor de espinheiro, captada numa Canon EOS-1D X Mark III pelo fotojornalista Christian Ziegler.

Escolha plantas autóctones para vasos e margens, pois terá as melhores chances de atrair abelhas a longo prazo. "As plantas autóctones espalham-se e crescem nos lugares certos e são mais fortes do que as plantas não nativas", afirma o fotógrafo de vida selvagem Ingo Arndt. Captada com uma Canon EOS-1D X Mark III com uma objetiva Canon EF 100mm f/2.8L Macro IS USM a 1/200 seg., f/22 e ISO 1250. © Christian Ziegler

Um hotel para abelhas criado pela perfuração de orifícios em paus e madeira, captado com uma objetiva Canon EF 24-105mm f/4L IS II USM pelo fotojornalista de vida selvagem Christian Ziegler.

Para atrair abelhas solitárias que não vivem em colmeias, pode instalar um "hotel para abelhas" – essencialmente uma caixa de madeira com orifícios que imita os ninhos que as abelhas fazem para si próprias. © Christian Ziegler

Não precisa de viajar para muito longe para tirar fotografias a abelhas. Se tornar o seu jardim o mais agradável possível para as abelhas, elas virão ter consigo, dando-lhe muitas oportunidades para tirar fotos incríveis. Melhor ainda, os passos que der para atrair as abelhas também as ajudarão a prosperar.

"A minha sugestão para criar um jardim agradável para as abelhas é cultivar plantas autóctones com muito pólen e néctar", afirma Christian. "Plantas como a lavanda e a salva atraem abelhas porque têm flor durante mais tempo. E não corte a relva – até uma pequena área mais alta proporciona um maravilhoso habitat para as abelhas."

Matt diz que as flores autóctones são o que alimentou as abelhas durante anos. "Faça a sua pesquisa", continua. "Descubra o que o seu sujeito gosta de comer, onde gosta de estar, em que plantas acasalam."

"Os hotéis para abelhas são brilhantes", acrescenta. "Pode comprá-los em lojas ou fazê-los ao fazer buracos em madeira."

2. Mantenha a distância

Não se esqueça de se manter seguro. É importante respeitar as abelhas e manter a distância enquanto as fotografa no seu habitat natural, pois podem picar. "As abelhas voam quando se aproxima demasiado, mas pode ser perigoso fotografar perto da colmeia", explica Ingo.

A forma mais fácil de manter a distância é utilizar uma teleobjetiva. As objetivas com uma distância focal mais longa, como a Canon RF 85mm F2 MACRO IS STM, ou as objetivas com zoom com alcance de teleobjetiva, como a Canon RF-S 18-150mm F3.5-6.3 IS STM ou a Canon RF-S 55-210mm F5-7.1 IS STM, permitem-lhe fotografar as abelhas sem ter de se aproximar demasiado.

A aplicação Camera Connect da Canon também é uma ferramenta útil, permitindo-lhe controlar a câmara à distância.

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3. Fotografe no momento certo

Um grande plano de uma abelha numa flor amarela com pólen a cobrir a cabeça, captada numa Canon EOS 6D pelo fotógrafo macro Matt Doogue.

Terá menos sorte ao fotografar abelhas se estiver a tentar fotografar quando estiver quente, pois movem-se mais depressa, tornando-as mais difíceis de captar. Tirada com uma Canon EOS 6D (agora substituída pela Canon EOS 6D Mark II) com uma objetiva Canon MP-E 65mm f/2.8 1-5x Macro Photo a 1/125 seg., f/9 e ISO 160. © Matt Doogue

A hora dourada – logo após o nascer do sol e imediatamente antes do pôr do sol, quando o sol baixo cria uma maravilhosa luz quente e sombras longas – é perfeita para fotografar abelhas. É também uma altura em que as abelhas estão mais lentas e calmas, sendo assim mais fáceis de fotografar. "As abelhas são mais ativas quando está quente", explica Ingo. "Ao meio-dia, também existe o problema da luz e o contraste estarem muito intensos, o que normalmente não é bom para a fotografia. As minhas horas preferidas são uma hora após o nascer do sol e uma hora antes do pôr do sol."

Se sair mais cedo as abelhas podem ainda estar a dormir. "Certas abelhas dormem em plantas", diz Matt. "Mordem a extremidade e não se movem, por isso é excelente para praticar e para empilhamento de focagem [ver abaixo]. As abelhas, por exemplo, são frequentemente encontradas na tasna no início da manhã. Estão apenas a aquecer e não se movem muito, por isso é a altura ideal para experimentar a fotografia macro."

4. Procure cores e texturas

Um grande plano de uma abelha enrolada no estame de uma flor vermelha, captada numa Canon EOS 6D pelo fotógrafo macro Matt Doogue.

"Ao tirar fotografias mais amplas, tente incorporar um pouco do ambiente para dar ao espetador uma sensação de onde a imagem foi tirada – numa floresta ou num canteiro", afirma Matt. Tirada com uma Canon EOS 6D com uma objetiva Canon MP-E 65mm f/2.8 1-5x Macro Photo a 1/160 seg., f/9 e ISO 320. © Matt Doogue

Um grande plano de uma abelha a mergulhar a cabeça no favo de mel, captada numa Canon EOS 6D pelo fotógrafo macro Matt Doogue.

A forma e a textura do favo de mel são um cenário interessante para fotografar abelhas a trabalhar. Tirada com uma Canon EOS 6D com uma objetiva Canon MP-E 65mm f/2.8 1-5x Macro Photo a 1/40 seg., f/10 e ISO 320. © Matt Doogue

Tal como acontece com qualquer género de fotografia, vai querer procurar e considerar elementos que fazem com que as suas imagens se destaquem. As texturas vegetais e as formas geométricas dos olhos dos insetos são perfeitas e Matt aconselha a procurar cores vibrantes, como vermelhos, roxos e azuis. Pense na cor da flor ao decidir que plantas agradáveis para as abelhas deve plantar, ou talvez usar um fundo colorido no seu jardim ou varanda para facilitar fotografar os insetos em ação.

Christian, por outro lado, procura padrões interessantes, texturas e luz. "Mas sou guiado pelo comportamento dos insetos", acrescenta.

"O comportamento é excelente para captar", concorda Matt. "É isso que faz uma fotografia. Pode ter um retrato de uma formiga, o que é excelente, ou pode captá-la a transportar outra formiga morta ou a levar comida de volta para o formigueiro, o que muda completamente a fotografia. Muda a forma como a vemos e estamos mais interessados."

5. Capte abelhas em voo

Um grande plano de uma abelha das orquídeas voando em direção a uma orquídea amarela, captada com uma objetiva Canon EF 16-35mm f/2.8L USM pelo fotojornalista de vida selvagem Christian Ziegler.

As objetivas com estabilização de imagem ajudam-no a manter as fotografias estáveis quando está a seguir uma abelha e a fotografar sem tripé. Tirada com uma Canon EOS 5D (agora substituída pela Canon EOS 5D Mark IV) com uma objetiva Canon EF 16-35mm f/2.8L USM (agora substituída pela Canon EF 16-35mm f/2.8L III USM) a 1/80 seg., f/16 e ISO 400. © Christian Ziegler

Algumas das mais impressionantes fotografias de abelhas mostram os insetos em voo, mas isto pode ser complicado de captar devido à velocidade com que se movem. "Tem de ser rápido e utilizar velocidades do obturador muito elevadas para congelar o movimento", explica Ingo.

Tanto Ingo como Matt sugerem bloquear o seu foco numa área em que é provável uma abelha passar, como uma flor. "Foque previamente numa área com focagem manual (MF) e espere", afirma Matt.

Para captar abelhas em voo sem flash, Christian sugere a utilização do modo de prioridade ao obturador (Tv) e a definição de uma velocidade não inferior a 1/500 seg. Também recomenda definir uma velocidade do obturador elevada ao fotografar no modo manual (M) e, em seguida, ajustar o ISO para equilibrar a exposição. "Quando não utiliza flash, o ISO é a solução", afirma. "Sem flash, pode ir até ISO 8000. Até já usei ISO 25600 e funciona bem."

6. Experimente a focagem manual

Um grande plano de uma abelha em voo contra um fundo amarelo, captada pelo fotojornalista de vida selvagem Christian Ziegler.

Ingo sugere fazer experiências para criar interesse visual. "Faça experiências, especialmente quando está a aprender – por vezes, obterá bons resultados", afirma. "Pode tentar uma exposição longa em vez de fixar tudo ou tentar seguir um inseto voador com uma velocidade de obturador mais longa." Tirada com uma Canon EOS R3 com uma objetiva Canon MP-E 65mm f/2.8 1-5x Macro Photo a 1/200 seg., f/16 e ISO 1000. © Christian Ziegler

Um grande plano de dezenas de abelhas entre as paredes do favo de mel de uma colmeia, captado com uma objetiva Canon EF 100mm f/2.8L Macro IS USM pelo fotógrafo macro Ingo Arndt.

A Canon EF 100mm f/2.8L Macro IS USM conta com um rácio de ampliação real de 1:1, o que significa que o motivo que está a fotografar é do mesmo tamanho no sensor da sua câmara que na vida real. A sua objetiva RF equivalente, a RF 100mm F2.8L MACRO IS USM, conta com uma ampliação até 1,4x. Captado com uma Canon EOS 5DS R (agora substituída pela Canon EOS 5D Mark IV) com uma objetiva Canon EF 100mm f/2.8L Macro IS USM a 1/200 seg., f/16 e ISO 250. © Ingo Arndt

Matt, Christian e Ingo sugerem experimentar a focagem manual. "O melhor é decidir exatamente onde o foco está no inseto", aconselha Ingo, que recomenda usar uma focagem manual já configurada para que possa reagir mais rapidamente aos movimentos de um inseto. "Na maioria das vezes, tem de ser muito rápido", continua. "Ajusto o foco antecipadamente, encontro a distância certa e depois vou para junto das abelhas e movo a minha cabeça para a frente e para trás para focar. Estou sempre a mover-me ou a câmara, em vez de ajustar a focagem na objetiva. É muito mais rápido."

Para ajudar a verificar a sua focagem, pode utilizar o pico de focagem que realça o plano focal. Também pode utilizar a função de visualização direta para fazer zoom no enquadramento e verificar a focagem durante a composição. "É excelente para garantir que tem o motivo focado", afirma Matt. "Verifique sempre duas vezes, especialmente quando estiver a fotografar com focagem manual."

Utilizar a aplicação Camera Connect da Canon permite-lhe ajustar a focagem manual da objetiva a partir do seu smartphone.

7. Utilize um flash difuso para iluminação

Um grande plano de uma abelha numa mesa de madeira com o seu reflexo visível na água, captada com uma objetiva Canon RF 100mm F2.8L Macro IS USM pelo fotojornalista de vida selvagem Christian Ziegler.

Ingo recomenda a utilização de Speedlite tradicionais difusos com uma softbox para reflexos nos olhos dos insetos. "Pode utilizar um flash anelar, mas os olhos grandes dos insetos com o anel refletido não parecem naturais", explica. "O reflexo do sol seria apenas um ponto pequeno." Christian também usa esta tática na sua fotografia. Tirada com uma Canon EOS R3 com uma objetiva Canon RF 100mm F2.8L MACRO IS USM a 1/320 seg., f/14 e ISO 320. © Christian Ziegler

Com uma ampliação elevada, é difícil conseguir uma profundidade de campo suficientemente ampla para captar todo o olho de um inseto com foco total. A melhor solução é a iluminação artificial, como o flash, que lhe permite uma exposição suficiente enquanto utiliza uma abertura estreita para uma grande profundidade de campo, uma velocidade do obturador suficientemente elevada para evitar a desfocagem e um ISO baixo para uma imagem mais limpa.

O flash também afeta as cores e o impacto das suas fotografias. "É muito melhor ter luz artificial em vez de luz natural para mostrar os olhos dos insetos", explica Ingo. "Por vezes, são brilhantes ou têm cores do arco-íris. Quando utiliza o flash, obtém mais cores."

Ingo também aconselha a utilização de flash a partir de cima para imitar a luz proveniente do sol. "Se fotografar em paisagem, deixe o flash na câmara. Em retrato, segure o flash na mão, posicionando-o acima", diz ele.

Também pode posicionar o flash ao lado, o que emite sombras laterais sobre motivos para um aspeto criativo. Seja qual for a sua configuração, Matt recomenda a difusão do flash. "Se não o fizer, fica com uma luz intensa", diz. "Queremos uma boa qualidade da nossa luz. A difusão elimina a diferença brusca entre a luz e a sombra."

Muitos flashes Canon Speedlite têm difusores para suavizar a luz, mas pode criar o seu próprio colocando uma folha de papel branco à frente do flash.

8. Experimente o empilhamento de focagem

Um grande plano de uma abelha, sentada numa flor rosa e olhando diretamente para a câmara, demonstrando uma reduzida profundidade de campo. Tirada pelo fotógrafo macro Matt Doogue.

A profundidade de campo permite-lhe controlar quanto de uma imagem tem focagem precisa e quanto está desfocado, tornando-a numa das ferramentas criativas mais importantes para os fotógrafos, especialmente para a fotografia macro. Tirada com uma Canon EOS 6D com uma objetiva Canon MP-E 65mm f/2.8 1-5x Macro Photo a 1/180 seg., f/4 e ISO 100. © Matt Doogue

Também pode gerir a profundidade de campo utilizando empilhamento de focagem, embora isto só funcione para motivos estáticos, como abelhas a dormir.

"Pode combater a falta de luz abrindo a abertura e empilhando as suas imagens", explica Matt. O empilhamento de focagem ocorre quando a câmara tira uma série de imagens, movendo o ponto focal para cada uma, para que possa sobrepor secções focadas. Isto permite-lhe utilizar uma velocidade do obturador elevada, bem como uma grande abertura, mas ainda assim ter um plano focal amplo, sem precisar de flash ou ISO elevado.

As Canon EOS R10, EOS R8 e EOS R7 incluem empilhamento de focagem e composição de profundidade, que junta as imagens do empilhamento de focagem para que a imagem final seja criada totalmente na câmara.

Um grande plano de uma abelha no favo de mel, captada numa Canon EOS 6D pelo fotógrafo macro Matt Doogue.

São necessários anos de prática, competência e dedicação para captar fotografias macro incríveis. Matt, por exemplo, tem mais de uma década de experiência na área e utiliza agora a sua plataforma para aumentar a consciencialização e o apoio para questões ambientais. Tirada com uma Canon EOS 6D com uma objetiva Canon MP-E 65mm f/2.8 1-5x Macro Photo a 1/40 seg., f/11 e ISO 320. © Matt Doogue

Não seja demasiado duro consigo mesmo se as fotos não ficarem imediatamente tão impressionantes como as imagens neste artigo. Lembre-se: demora algum tempo a dominar qualquer tipo de fotografia. O que importa é que está a ser criativo, a melhorar as suas capacidades e a tirar fotografias com as quais está satisfeito.

"É difícil, especialmente nas redes sociais, não comparar as suas fotografias com as fotografias fantásticas de outras pessoas", admite Matt. "Mas se continuar a praticar e continuar a desafiar-se, obterá fotografias fantásticas."



Escrito por Peter Wolinski

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