Melhore a composição das suas fotografias

A composição pode determinar o sucesso ou o fracasso de uma fotografia. Aqui tem dez técnicas que ajudam a criar imagens com composições bonitas que transmitem magnificamente o seu estilo pessoal.
Uma árvore solitária em águas paradas, projetada em silhueta num céu noturno com traços laranja e que cria um reflexo na superfície da água.

Uma das maravilhas da fotografia é a ampla liberdade criativa e expressão emocional que proporciona. Por isso, pode parecer algo limitativo falar sobre seguir um conjunto de regras para a composição fotográfica. No entanto, conhecer alguns princípios simples de composição fotográfica pode ajudar a tirar o máximo partido do seu motivo e a dar vida às cenas da forma que realmente quer que sejam vistas.

Depois de aprender os conceitos básicos sobre a composição e a disposição das fotografias, vai começar a aplicá-los sem pensar e pode encontrar o seu próprio estilo, e talvez até quebrar ocasionalmente as "regras".

Vamos explicar dez técnicas de composição fotográfica, explicando como cada uma ajuda a equilibrar a forma como os elementos são dispostos nas suas imagens e permitindo-lhe conduzir o olho do observador pelo enquadramento.

1. A regra dos terços

O ecrã LCD traseiro de uma câmara Canon apresenta uma grelha de linhas sobre uma imagem de uma cabana numa paisagem montanhosa.

Aqui, a regra dos terços está a ser aplicada para que a relva, as montanhas e o céu ocupem um terço da imagem. O motivo, a cabana de madeira, também está posicionado num ponto onde as linhas de grelha se cruzam.

Um cão jovem com pelo branco e avermelhado, e as orelhas em pé, olha atentamente para a direita.

Para obter o máximo impacto ao fotografar retratos, tente posicionar os olhos do motivo em torno da terceira linha superior. Isto aplica-se independentemente da posição vertical do motivo no enquadramento. É também uma boa regra geral onde quer que o motivo se encontre lateralmente, mas o seu posicionamento descentrado cria uma impressão menos estática. Captada com uma Canon EOS R50 com uma objetiva Canon RF 85mm F2 MACRO IS STM a 1/800 seg., f/2 e ISO 100.

Colocar os seus motivos no centro do enquadramento pode ser eficaz em algumas situações: motivos simples, como retratos, onde apenas o rosto está iluminado e o fundo é muito mais escuro, funcionam bem com uma composição central. No entanto, as composições assimétricas vão parecer mais vivas e dinâmicas. Normalmente, a aplicação da regra dos terços à sua fotografia, posicionando o seu motivo no terço direito ou esquerdo do enquadramento, vai tornar uma imagem mais interessante e atrativa.

Muitas câmaras, incluindo as câmaras do sistema EOS R da Canon, como a EOS R50, a EOS R10 e a EOS R7, têm a opção de apresentar uma grelha 3x3 no visor ou no ecrã LCD traseiro. Uma técnica de composição útil consiste em posicionar o ponto de interesse num dos pontos onde as linhas horizontais e verticais se cruzam.

2. Nivelamento

O nível eletrónico no ecrã de uma câmara Canon utilizado para nivelar o horizonte numa cena de praia.

A menos que esteja a inclinar a câmara para obter um efeito criativo, tente garantir que o horizonte está nivelado antes de tirar uma fotografia. Isto é particularmente pertinente quando se trata de fotografias de um lago ou do mar, onde um horizonte inclinado vai fazer com que pareça que a água está a correr para fora do enquadramento.

As linhas da grelha também são uma forma útil de verificar se o horizonte está nivelado. Muitas câmaras podem apresentar um nível eletrónico no ecrã, que muda de vermelho para verde quando a câmara está direita. Algumas câmaras da Canon com estabilização de imagem no corpo (IBIS), como a EOS R7, também têm uma funcionalidade de nivelamento automático. Quando ativado, ajusta automaticamente a posição do sensor para ter em conta qualquer ligeira inclinação, proporcionando fotografias niveladas.

Nível automático desligado

Nível automático ligado

A EOS R50 e a EOS R7 também têm uma função de nível automático no modo Movie IS, que pode nivelar automaticamente filmagens inclinadas na horizontal.

Claro que também pode rodar fisicamente a câmara para um ângulo para obter composições interessantes. Esta inclinação intencional é frequentemente designada por ângulo neerlandês ou alemão e é utilizada em longas-metragens para criar tensão ou desorientação. Por isso, utilize-o com moderação e escolha um ângulo suficiente para garantir que não parece acidental. Se captar uma imagem com inclinação para a esquerda, experimente captar a seguinte com uma inclinação para a direita. Pode utilizar este método para transmitir a tensão e emoção de explorar uma nova cidade, por exemplo. É uma excelente forma de introduzir mais variedade nas suas imagens, que terão um aspecto fantástico depois de impressas. Também pode alterar o rácio de aspecto na câmara para quadrado para agitar ainda mais as coisas, o que nos leva ao enquadramento e ao recorte.

3. Enquadramento

Um trilho numa floresta rodeado por árvores que se curvam de ambos os lados e três figuras sob a luz do sol à distância.

Num cenário natural, como uma floresta, pode utilizar as árvores para enquadrar os seus motivos. Se a cena estiver demasiado escura, não se esqueça de ajustar as definições de exposição para obter um equilíbrio entre as sombras e as altas-luzes. Tirada com uma Canon EOS R6 com uma objetiva Canon RF 24-105mm F4-7.1 IS STM a 105mm, 1/80 seg., f/7,1 e ISO 1600.

Um cenário de montanha pitoresco enquadrado pelas portas abertas de uma caravana. É possível ver duas pernas reclinadas em primeiro plano.

Todos os tipos de elementos de imagem podem ser utilizados para criar enquadramentos criativos e interessantes para as suas fotografias, como a porta traseira desta caravana. Tirada com uma Canon EOS R6 Mark II com uma objetiva Canon RF 15-35mm F2.8L IS USM a 18 mm, 1/1600 seg., f/2,8 e ISO 100. © Teddy Morellec

Quando tirar uma fotografia, considere como enquadrar o motivo. Usar uma porta ou janela é uma boa opção, uma vez que cria uma fronteira natural e ajuda a concentrar a atenção na cena. Por exemplo, pode utilizar a porta de um hotel ou apartamento para enquadrar a vista de uma cidade. É melhor se a janela ou a porta estiver aberta, para evitar reflexos no vidro.

Também pode criar um enquadramento eficaz recortando uma fotografia para isolar elementos. Pode utilizar a aplicação Camera Connect da Canon para transferir imagens da câmara para o telemóvel para edição, editar no computador com software como o Digital Photo Professional da Canon ou recortar ao imprimir utilizando uma das aplicações de impressão da Canon.

Dedique tempo a experimentar diversos cortes. Para fotografia de paisagem, opte por um recorte panorâmico para criar uma imagem ampla. A impressão de várias imagens numa linha também proporciona o efeito panorâmico, se estiverem bem alinhadas.

4. Linhas de orientação

Um caminho com degraus que desce pela vegetação até ao mar azul visível no fundo.

Fotografado a partir de um ponto alto, o caminho serpenteante guia o observador pela encosta, desde as árvores até à água. Captada com uma Canon EOS R50 com uma objetiva Canon RF-S 18-45mm F4.5-6.3 IS STM a 18 mm, 1/125 seg., f/11 e ISO 100.

Uma mulher com um vestido amarelo sob um arco ornamentado e diante de um corpo de água longo e estreito onde se pode ver o seu reflexo.

As extremidades convergentes e coloridas da piscina direcionam a atenção para a figura com o vestido amarelo, que também é enquadrada pelos arcos do edifício ao fundo. Captada com uma Canon EOS R10 com uma objetiva Canon RF-S 18-150mm F3.5-6.3 IS STM a 35 mm, 1/2000 seg., f/5,6 e ISO 12800.

As linhas são uma ferramenta de composição muito eficaz, simplesmente porque queremos instintivamente descobrir onde nos levam. Quando está a passear, vê linhas por todo o lado, como caminhos, rios, paredes, cercas, carris ou marcações em estradas, todas as quais podem ser incorporadas nas suas fotografias.

Utilizar as linhas físicas como elementos de composição para conduzir o olho através da cena em direção ao seu ponto focal é provavelmente a forma mais eficaz de incorporar linhas de orientação nas suas imagens. Será necessário posicionar a câmara num ponto elevado adequado para captar as linhas naturais numa cena. Isto pode significar colocar-se numa posição elevada ou baixa para maximizar o efeito. Uma câmara com um ecrã LCD de ângulo variável totalmente articulado ajuda a enquadrar a imagem ao fotografar a partir de ângulos invulgares.

Também vale a pena considerar a direção das linhas e o que está a tentar alcançar. As linhas convergentes são uma ferramenta eficaz para transmitir distância e escala. As linhas horizontais espelham o horizonte e, por isso, podem ter um efeito calmante, enquanto as linhas verticais podem criar tensão. As linhas diagonais, idealmente da parte inferior esquerda para a parte superior direita, transportam o olho por uma cena, porque isso corresponde à direção de leitura habitual na maioria das culturas ocidentais. Ative o ecrã 3x3 + diagonais da sua câmara, se disponível, para ajudar a alinhar linhas diagonais e orientar o olho do observador pelo enquadramento.

As linhas de orientação são frequentemente encontradas ao fotografar no exterior, tanto em ambientes naturais como em áreas construídas, tornando-as numa das melhores sugestões de composição para paisagens urbanas e paisagens naturais.

5. Fotografar a partir de diferentes ângulos

Imagem, tirada a olhar para cima, de uma cúpula em rede composta por formas hexagonais no Observatório de Rokko-Shidare, no Japão.

Quando estiver no exterior, não se esqueça de procurar perspetivas interessantes. Captada com uma Canon EOS R10 com uma objetiva Canon RF-S 18-45mm F4.5-6.3 IS STM a 18 mm, 1/400 seg., f/4,5 e ISO 100.

As fotografias são, demasiadas vezes, tiradas ao nível dos olhos, mas estão disponíveis outros pontos de vista mais criativos se posicionar a câmara a uma altura inferior ou superior. Quando as fotografias são tiradas por crianças, os resultados mostram uma visão diferente do mundo. Os edifícios, as árvores, as plantas e as pessoas parecem muito maiores a partir de uma posição mais baixa da câmara. Se a sua câmara tiver um ecrã de ângulo variável ou se conseguir ligá-la ao seu smartphone através de Wi-Fi, é mais fácil fotografar com a câmara no chão para obter uma perspetiva invulgar.

Numa cidade repleta de edifícios altos, experimente utilizar uma objetiva grande-angular e olhar para cima, em direção ao céu. Utilize o modo de prioridade à abertura (Av) e selecione uma abertura de f/8 ou f/11. Em seguida, com a câmara apontada em direção ao céu, enquadre a cena de forma a captar a convergência dos edifícios. Uma vez que estas imagens têm muitas vezes uma grande variedade de sombras e altas-luzes, poderá ter de ajustar o brilho utilizando a compensação de exposição ou experimentar diferentes modos de medição: realizar a exposição para o primeiro plano, utilizando a medição pontual, por exemplo, ou obter um equilíbrio, utilizando a medição matricial. Também pode ser útil utilizar a função HDR integrada na câmara.

Da mesma forma, o ponto de vista mais alto, no topo de edifícios ou com a câmara acima da cabeça, também funciona bem, oferecendo uma perspetiva mais panorâmica da cena ou da situação.

6. Triângulos

Uma mulher com uma camisola com folhos branca e luvas pretas inclina-se para a direita numa secretária numa divisão escura, criando uma forma triangular.

Os triângulos na fotografia de retrato ajudam a dividir o enquadramento, a orientar o olho do observador e a criar composições dinâmicas. Tirada com uma Canon EOS R6 com uma objetiva Canon RF 50mm F1.8 STM a 1/200 seg., f/2,2 e ISO 800. © Ejiro Dafé

Se compuser a cena a pensar em triângulos, pode criar fotografias visualmente mais interessantes. Experimente fotografar as extremidades da rua a desaparecerem ao longe, com as secções triangulares resultantes na parte lateral do enquadramento.

Com as suas duas linhas diagonais e uma linha horizontal, um triângulo pode adicionar movimento visual a um retrato. Mesmo com um retrato relativamente estático de uma pessoa à mesa, experimente pedir ao motivo que desloque os braços para criar uma forma triangular, com os cotovelos mais afastados e as mãos a apoiarem o queixo. A composição será muito mais agradável em termos estéticos.

7. A Proporção Áurea

Grande plano de uma couve-romanesca verde, a ilustrar a Espiral de Fibonacci na natureza.

A Proporção Áurea está presente na natureza, como nos padrões em espiral na cabeça de uma couve-romanesca. Captada com uma Canon EOS R10 com uma objetiva Canon RF-S 18-150mm F3.5-6.3 IS STM a 35 mm, 1/200 seg., f/10 e ISO 400.

Uma imagem captada para cima de uma escada de betão em espiral, que forma um padrão sinuoso tipo concha, com um homem na escada a apontar uma câmara para cima.

As escadas podem basear-se na trajetória da sequência de Fibonacci. Pode acentuar as curvas de uma escada em espiral nas suas fotografias utilizando uma objetiva grande-angular.

A Proporção Áurea (ou Espiral de Fibonacci) é amplamente utilizada na arte, arquitetura e design para criar proporções e composições esteticamente agradáveis. O rácio foi batizado em homenagem ao matemático italiano Leonardo Bonacci, que, por volta de 1200, identificou uma sequência de números ascendentes, cuja relação é amplamente encontrada na natureza, nos padrões em espiral das conchas, nos padrões de crescimento das plantas e nas proporções do corpo humano.

A ideia é que pode criar uma composição mais forte e mais agradável ao olho humano ao compor o enquadramento de forma a incluir uma linha que guie o observador num trajeto em espiral até ao motivo principal. Experimente posicionar o início da espiral num canto do enquadramento e inclua o máximo possível da curva, para que o olho a siga ao longo da imagem. O princípio pode funcionar em várias imagens diferentes, desde paisagens a retratos, e muito mais. Utilize uma objetiva grande-angular para captar todo o movimento de grandes elementos arquitetónicos, como escadas, ou utilize uma objetiva macro para focar pequenas formas em espiral na natureza.

8. Minimalismo e espaço negativo

Uma pessoa numa rocha com uma estátua de uma cabra montesa no topo. À distância, é possível ver uma cordilheira com um tom arroxeado.

Colocar o motivo no centro do enquadramento funciona eficazmente apenas para algumas fotografias. Aqui, a composição assimétrica e o espaço aberto acentuam a posição precária do alpinista. Captada com uma Canon EOS R5 com uma objetiva Canon RF 70-200mm F2.8 L IS USM a 124 mm, 1/500 seg., f/7,1 e ISO 1600. © Ulla Lohmann

Um milhafre-preto fotografado na metade direita do enquadramento, a precipitar-se para um corpo de água com as asas esticadas.

Colocar os motivos descentrados e deixar espaço para que voem ou corram acentua a direção em que se deslocam e aumenta a sensação de movimento, ou a antecipação da ação. Tirada com uma Canon EOS R5 com uma objetiva Canon RF 100-500mm F4.5-7.1 L IS USM a 300 mm, 1/4000 seg., f/5,6 e ISO 48000. © Robert Marc Lehmann

Pode parecer contraintuitivo, mas a utilização de uma composição minimalista pode maximizar o impacto de uma imagem. As composições minimalistas focam-se na simplicidade, com muito poucos elementos, mas continuam a proporcionar imagens profundas e estimulantes, cortando detalhes desnecessários e focando a atenção do observador numa determinada parte do enquadramento.

Criar composições minimalistas e simples pode parecer fácil, mas pode ser mais difícil do que uma composição mais sobrecarregada, uma vez que tem de encontrar uma forma de remover elementos indesejados e distrações visuais sem tornar a imagem aborrecida.

Uma excelente forma de começar com as composições minimalistas é colocar os motivos num espaço "negativo" ou "vazio". Fotografar uma cabana de praia contra um céu e uma praia, por exemplo, utiliza o contraste visual para colocar o edifício contra dois espaços abertos negativos, a praia e o mar, e focar o olho na cabana de praia. Um fundo desfocado num retrato, criado com uma definição de grande abertura (número f baixo), ou fotografar com uma teleobjetiva, ou ambos, também cria um espaço negativo que ajuda o motivo a destacar-se.

Outra forma de conseguir uma composição minimalista é focar-se nas formas. Identifique uma ou duas formas ou padrões geométricos no enquadramento e tente isolá-los, possivelmente utilizando espaço negativo.

O espaço vazio também pode adicionar uma sensação de movimento. Se houver espaço à frente de um motivo, o motivo parece estar a deslocar-se para esse espaço ou prestes a fazê-lo. O espaço atrás pode dar a impressão de que o motivo se está a mover tão rapidamente que está prestes a sair do enquadramento.

9. Orientação para a plataforma

Duas mãos seguram uma Canon EOS R10 na vertical e apontam-na para morangos numa caixa numa banca de fruta.

Câmaras como a EOS R10 e a EOS R50 permitem a captura de vídeo vertical, ideal para produzir conteúdos preparados para as redes sociais. A Canon EOS R50 também consegue identificar automaticamente se está a captar na vertical ou na horizontal e grava nesse formato.

O ecrã LCD de uma câmara Canon com marcadores de proporção, enquadrando um grande plano de um ramo coberto de neve no centro da fotografia.

Algumas câmaras podem apresentar guias de proporção durante a gravação de vídeo, ajudando a manter elementos importantes da imagem no enquadramento que irá recortar mais tarde.

É importante pensar na forma como as suas imagens e vídeos vão ser apresentados. Se estiver a fotografar para plataformas de redes sociais específicas, por exemplo, a sua imagem final poderá precisar de ter um rácio de aspecto vertical de 4:5 ou 9:16, dependendo da plataforma. Se estiver a captar vídeo para o YouTube, recomendamos uma orientação horizontal de 16:9 para um aspecto cinematográfico.

Algumas câmaras do sistema EOS R da Canon, como a EOS R6 Mark II, a EOS R50 e a EOS R8, podem apresentar marcadores de proporção para o rácio escolhido, para que possa enquadrar a cena corretamente. Todo o enquadramento continua visível, mas as guias mostram onde este será recortado para que possa garantir que os elementos da imagem que quer mostrar serão incluídos tanto na horizontal como na vertical.

10. Quebrar as regras

Um corredor com uma camisola vermelha, captado à direita do centro do enquadramento, corre num campo aberto em direção à câmara, com uma linha de árvores atrás.

Dois recortes diferentes da mesma imagem. Será que ambos dão a mesma impressão de movimento? Será que o corredor parece mais rápido ou mais dinâmico num do que no outro? Diferentes composições podem alterar significativamente a sensação de uma fotografia. Captada com uma Canon EOS R50 com uma objetiva Canon RF-S 55-210mm F5-7.1 IS STM a 77 mm, 1/500 seg., f/7,1 e ISO 100.

Um corredor com uma camisola vermelha, captado na metade esquerda do enquadramento e mais perto da câmara, corre num campo aberto em direção à câmara, com uma linha de árvores atrás.

Muitos fotógrafos procuram obter o enquadramento (e todos os outros aspectos de uma imagem) diretamente na câmara, mas é divertido experimentar variações no recorte e na composição posteriormente com o software de edição, o que ajudará a desenvolver o seu olho para a composição.

As regras foram criadas para serem quebradas. Por isso, depois de dominar as técnicas de composição acima, faça experiências. Por exemplo, se estiver a fotografar um corredor, a regra de composição convencional seria deixar espaço à frente do corredor. No entanto, deixar espaço atrás do corredor pode, por exemplo, dar a sensação de que o corredor está a fugir de algo em vez de a correr em direção a algo. O posicionamento do motivo em diferentes partes do enquadramento pode mudar a história que está a transmitir na imagem.

Procure fotografias com composições pouco convencionais, como paisagens urbanas verticais, pense no motivo por que funcionam e experimente algumas variações suas. Vai ajudar a desenvolver o seu próprio estilo pessoal e a alcançar o efeito criativo que procura. Além disso, é muito divertido!

Escrito por Peter Wolinski

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