Uma boa fotografia a preto e branco dispõe de uma qualidade intemporal que simplesmente não pode ser transmitida nas imagens a cores, acrescentando ainda drama, emoção e paixão. Por isso, é sempre uma opção popular em fotografias de retratos e de casamentos. Mas o monocromático (imagens compostas apenas por uma cor) também pode ser fantástico para realçar a forma, a textura, a tonalidade e o detalhe, tornando o preto e branco igualmente adequado para paisagens e fotografia arquitetónica, fotografia desportiva e de ação e muito mais.
No entanto, por vezes, produzir uma fotografia fantástica a preto e branco pode parecer um desafio uma vez que estamos tão habituados a ver o mundo a cores. Em baixo pode encontrar uma vasta gama de sugestões de especialistas para ajudar a dominar este estilo de fotografia.
FOTOGRAFIA A PRETO E BRANCO
Temático e intemporal: dê asas à criatividade com a fotografia a preto e branco
O que é a fotografia a preto e branco?
Existem duas opções para criar fotografias a preto e branco: pode tirar fotografias a cores e, posteriormente, converter a imagem para preto e branco durante a pós-produção, ou selecionar a opção Monocromático no menu Estilo imagem da câmara, o que lhe permite ver como a imagem irá ficar no ecrã LCD ou através do EVF da câmara.
Lembre-se de que o efeito de uma cena a cores pode não ser o mesmo que a preto e branco, e vice-versa. Por exemplo, quando fotografadas a cores, as flores vermelhas destacam-se num fundo verde. Mas quando o mesmo motivo é fotografado em tons monocromáticos, o vermelho e o verde convertem-se em tons de cinzento semelhantes.
A prática irá ajudar a "ver" em tons monocromáticos, mas também pode acelerar a sua aprendizagem. De um modo geral, irá aperceber-se de que as imagens a preto e branco requerem mais contraste do que as imagens a cores do mesmo motivo. Fotografe o mesmo motivo duas vezes, primeiro a cores e, em seguida, a preto e branco e compare as imagens.
Recomendamos a utilização de RAW para fotografias a preto a branco, uma vez que permite um maior ajuste da imagem com o software Digital Photo Professional (DPP) da Canon do que com ficheiros JPEG. Definir a câmara para guardar ficheiros RAW também lhe permite manter todas as informações de cor da imagem mesmo que esteja a fotografar em tons monocromáticos.
Cinco sugestões para fotografia a preto e branco
- Utilize uma abertura pequena e o ISO mais baixo possível
- Verifique os histogramas da sua câmara
- Experimente os filtros
- Fotografe em RAW e veja as opções da câmara
- Realce o contraste nas imagens a preto e branco
Muitas vezes escolhidas para fotografias de casamentos, as imagens a preto e branco podem conferir uma sensação adicional de emoção e de drama. O tom monocromático também pode ter o efeito de focar o interesse nas expressões faciais, bem como acentuar os detalhes e formas dos elementos principais, desde pequenos objetos, tais como anéis e sapatos de casamento, até ao vestido da noiva e até ao próprio local.
Geralmente, a fotografia a preto e branco combina na perfeição com fotografia de retratos. Isto pode dever-se ao facto de que muitos retratos icónicos do último século serem monocromáticos e estarmos, portanto, familiarizados com o estilo. A adição de iluminação lateral funciona particularmente bem, já que permite um maior contraste entre os detalhes realçados e as sombras.
Fotografia da natureza e vida selvagem a preto e branco
Muitas imagens de paisagens dependem do azul vivo do céu ou dos tons vermelhos quentes produzidos pelo por do sol. De igual forma, muitas fotografias da natureza dependem das tonalidades naturais ricas dos animais e da vida selvagem. As paisagens a preto e branco transmitem uma sensação diferente, muitas vezes associada ao clima e ao drama, enquanto as fotografias da natureza monocromáticas também podem ser utilizadas para realçar os detalhes bonitos que podemos ver nos animais, insetos e plantas.
Aprender que imagens podem ser convertidas para preto e branco é, por si só, uma competência. No fundo, deverá querer "adicionar" algo ao remover a cor. Por isso, questione-se de que forma a imagem ficará melhor se for exibida de um modo monocromático.
Preste atenção a fotografias que não dependem das cores para suscitarem interesse ou onde a própria cor é um motivo de distração do motivo. As cenas de paisagem que dispõem de um determinado clima ou intensidade gerados pela luz e pelas sombras são perfeitas, pois estes aspetos serão acentuados pelo contraste dramático do monocromático. Os fotógrafos de natureza devem estar atentos a padrões e detalhes que possam ser realçados com a remoção da cor, tais como a casca de uma árvore antiga ou a textura agradável das penas de um pássaro.
Fotografia de paisagens e arquitetura a preto e branco
As fotografias de paisagens são adequadas para a utilização do preto e branco, especialmente quando não existe muita cor numa cena, tal como na ausência de verdes vibrantes e poucas flores vermelhas ou amarelas. Concentre-se nas formas das árvores despidas de folhas, paredes de pedra e edifícios. A composição e o contraste tornam-se elementos fundamentais da imagem.
A grelha da regra dos terços, que pode ser visualizada através do visor eletrónico (EVF) das câmaras mirrorless da Canon, tais como a Canon EOS RP e a Canon EOS R6, e que pode ser aplicada ao ecrã traseiro das câmaras EOS DSLR no modo de visualização direta, é especialmente útil nas fotografias a preto e branco, com a ausência de cor como forma de distração. Colocar o motivo principal num ponto em que uma das linhas horizontais e verticais se cruza irá fortalecer a composição.
As fotografias de arquitetura são frequentemente monocromáticas, de modo a enfatizar a forma dos edifícios. O contraste acrescido proporcionado pelo modo preto e branco sobre as cores adequa-se perfeitamente ao motivo. É frequente realizar estas fotografias de manhã cedo, em parte para evitar as distrações do trânsito e das pessoas, mas também para beneficiar da iluminação proporcionada pelo sol baixo no horizonte. Esta iluminação cria sombras alongadas e pode produzir uma estética apelativa quando estas incidem sobre pedras ou no asfalto. Tal como acontece com o ambiente, muitas vezes, as texturas beneficiam bastante da simplicidade proporcionada pela fotografia a preto e branco.
A fotografia noturna deve ser experimentada tanto a cores, como a preto e branco. É comum a luz amarela dos candeeiros de rua ou o brilho de uma lua cheia conferirem vida a um local. Em alternativa, a textura e os padrões de uma cena ressaltam mais num estilo monocromático. Quando o objetivo é transmitir uma sensação de formas, sombras e luzes bem definidas, a fotografia a preto e branco evita todos os problemas causados pelas várias fontes de luz com temperaturas da cor diferentes.
Fotografia de desporto e ação a preto e branco
Pela sua própria natureza, os cenários de desporto e ação estão, muitas vezes, repletos de cor, pelo que a pessoa ou motivo principal que se está a tentar captar acabam por ficar perdidos na cena. A conversão para preto e branco pode reduzir todas as distrações bem como melhorar as expressões do rosto das pessoas.
As cenas com contraste elevado funcionam bem a preto e branco, as imagens captadas em condições de bastante sol produzem sombras profundas e altas-luzes brilhantes. As imagens a preto e branco fazem um bom uso destas características, e os efeitos podem ser adicionados na pós-produção de forma a criar imagens emocionantes.
Utilizar filtros na fotografia a preto e branco
Em fotografias a preto e branco, é comum utilizar filtros para objetivas de forma a alterar os tons da imagem. Por exemplo, os filtros amarelos e vermelhos absorvem a luz azul, fazendo com que o céu azul pareça mais escuro.
A utilização de filtros não só torna a cena mais dramática, como também realça o contraste entre as nuvens brancas e o céu. Em alternativa, o efeito de filtro encontra-se geralmente disponível nas definições de estilo de imagem das câmaras digitais Canon EOS. Pode selecionar amarelo, vermelho, laranja ou verde para alterar os tons monocromáticos de forma a simular o efeito dos filtros e para realçar cores específicas, tornando-as mais brilhantes ou escuros.
Kit sugerido para fotografia a preto e branco
As imagens emocionantes a preto e branco têm, frequentemente, um contraste elevado. Isto faz com que seja importante ter uma câmara com um bom intervalo dinâmico, de forma a conseguir reter detalhes tanto em altas-luzes brilhantes como nas sombras escuras. Independentemente do número de megapixels, uma câmara Full-Frame irá, normalmente, proporcionar um melhor intervalo dinâmico do que um modelo APS-C, pelo que as câmaras como as Canon EOS RP, EOS R6 e EOS 6D Mark II funcionam especialmente bem. Mesmo assim, as câmaras com sensor de corte como a Canon EOS M50 Mark II e a PowerShot G7 X Mark III podem proporcionar excelentes fotografias a preto e branco, apesar de terem sensores de imagem fisicamente mais pequenos.
Todas estas câmaras suportam a captação de imagens no modo de qualidade RAW, com uma profundidade de cor de 14 bits. Isto permite um intervalo dinâmico muito maior do que o modo JPEG de 8 bits, permitindo uma latitude muito maior na alteração do brilho e no aumento do contraste durante a edição das imagens num programa como o DPP.
O estilo de imagem monocromático presente em todas estas câmaras inclui vantagens adicionais, na medida em que é possível aplicar filtros digitais na fase de captação, tais como o amarelo, laranja, verde ou vermelho, de forma a melhorar progressivamente o contraste e a emoção conferidos pelos céus azuis nublados. Estão disponíveis efeitos de tom, como a Sépia, para criar um aspeto antigo. Uma vantagem das câmaras mirrorless é a possibilidade de previsualização dos efeitos de filtro e de tom diretamente no visor durante o disparo. Também está disponível uma pré-visualização no ecrã traseiro de uma câmara DSLR caso fotografe no modo de visualização direta.
A vantagem de qualquer câmara EOS mirrorless ou sistema DSLR é que é possível montar a objetiva ideal para qualquer cenário de fotografia. As objetivas de zoom como a Canon RF 24-105mm F4-7.1 IS STM e a RF 24-105mm F4L IS USM conferem a liberdade necessária para fotografar com uma grande variedade de distâncias focais sem trocar a objetiva. No entanto, as objetivas de distância focal fixa "mais rápidas", como a Canon RF 35mm F1.8 MACRO IS STM, RF 50mm F1.8 STM e a RF 85mm F2 MACRO IS STM, permitem velocidades de obturador mais rápidas em condições de pouca luz para ser possível congelar o movimento sem a necessidade de aumentar tanto o ISO, o que é bom para fotografia a preto e branco na medida em que mantém o ruído da imagem no mínimo possível. Também pode definir uma profundidade de campo mais reduzida de forma a isolar o motivo principal numa cena e a reduzir o nível de distração de um fundo demasiado confuso.
Muitas vezes, as boas imagens a preto e branco contêm pormenores e texturas ricas. Para ajudar a manter esta situação durante a captação sem tripé, a estabilização de imagem eficaz pode ser uma vantagem fundamental. Todas as objetivas "IS" da Canon indicadas acima incluem a estabilização ótica da imagem, enquanto as duas objetivas Macro IS dispõem de um estabilizador de imagem "híbrido" que mantém uma maior eficácia durante a fotografia de grandes planos. A Canon EOS R6 tem um IBIS (estabilizador de imagem na câmara) de cinco eixos que proporciona até oito pontos de estabilização quando utilizada com uma objetiva compatível. A EOS R6 também ajuda a captar uma nitidez total mesmo nas fotografias mais complicadas graças ao sistema de focagem automática de próxima geração.
Escrito por Matthew Richards
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