Kit sugerido para fotografia a preto e branco
As imagens emocionantes a preto e branco têm, frequentemente, um contraste elevado. Isto faz com que seja importante ter uma câmara com um bom intervalo dinâmico, de forma a conseguir reter detalhes tanto em altas-luzes brilhantes como nas sombras escuras. Independentemente do número de megapixels, uma câmara Full-Frame irá, normalmente, proporcionar um melhor intervalo dinâmico do que um modelo APS-C, pelo que as câmaras como as Canon EOS RP, EOS R6 e EOS 6D Mark II funcionam especialmente bem. Mesmo assim, as câmaras com sensor de corte como a Canon EOS M50 Mark II e a PowerShot G7 X Mark III podem proporcionar excelentes fotografias a preto e branco, apesar de terem sensores de imagem fisicamente mais pequenos.
Todas estas câmaras suportam a captação de imagens no modo de qualidade RAW, com uma profundidade de cor de 14 bits. Isto permite um intervalo dinâmico muito maior do que o modo JPEG de 8 bits, permitindo uma latitude muito maior na alteração do brilho e no aumento do contraste durante a edição das imagens num programa como o DPP.
O estilo de imagem monocromático presente em todas estas câmaras inclui vantagens adicionais, na medida em que é possível aplicar filtros digitais na fase de captação, tais como o amarelo, laranja, verde ou vermelho, de forma a melhorar progressivamente o contraste e a emoção conferidos pelos céus azuis nublados. Estão disponíveis efeitos de tom, como a Sépia, para criar um aspeto antigo. Uma vantagem das câmaras mirrorless é a possibilidade de previsualização dos efeitos de filtro e de tom diretamente no visor durante o disparo. Também está disponível uma pré-visualização no ecrã traseiro de uma câmara DSLR caso fotografe no modo de visualização direta.
A vantagem de qualquer câmara EOS mirrorless ou sistema DSLR é que é possível montar a objetiva ideal para qualquer cenário de fotografia. As objetivas de zoom como a Canon RF 24-105mm F4-7.1 IS STM e a RF 24-105mm F4L IS USM conferem a liberdade necessária para fotografar com uma grande variedade de distâncias focais sem trocar a objetiva. No entanto, as objetivas de distância focal fixa "mais rápidas", como a Canon RF 35mm F1.8 MACRO IS STM, RF 50mm F1.8 STM e a RF 85mm F2 MACRO IS STM, permitem velocidades de obturador mais rápidas em condições de pouca luz para ser possível congelar o movimento sem a necessidade de aumentar tanto o ISO, o que é bom para fotografia a preto e branco na medida em que mantém o ruído da imagem no mínimo possível. Também pode definir uma profundidade de campo mais reduzida de forma a isolar o motivo principal numa cena e a reduzir o nível de distração de um fundo demasiado confuso.
Muitas vezes, as boas imagens a preto e branco contêm pormenores e texturas ricas. Para ajudar a manter esta situação durante a captação sem tripé, a estabilização de imagem eficaz pode ser uma vantagem fundamental. Todas as objetivas "IS" da Canon indicadas acima incluem a estabilização ótica da imagem, enquanto as duas objetivas Macro IS dispõem de um estabilizador de imagem "híbrido" que mantém uma maior eficácia durante a fotografia de grandes planos. A Canon EOS R6 tem um IBIS (estabilizador de imagem na câmara) de cinco eixos que proporciona até oito pontos de estabilização quando utilizada com uma objetiva compatível. A EOS R6 também ajuda a captar uma nitidez total mesmo nas fotografias mais complicadas graças ao sistema de focagem automática de próxima geração.