Vista de cima: seis dicas para captar imagens de "flat lay" (vistas de cima) impressionantes

O fotógrafo de estilo de vida e TikToker popular Chris Priestley demonstra como elevar a sua fotografia de flat lays a novos patamares.
Uma pessoa a organizar uma flat lay, com um relógio rosa, um computador portátil, um teclado e macarrons rosa num prato.

A fotografia de imagens flat lay é uma forma criativa de mostrar todo o tipo de motivos e produtos, desde maquilhagem e joias a comida e anúncios de nascimentos. Os bloggers e os criadores de conteúdos nas redes sociais fornecem uma fonte de inspiração abundante para estes tipos de fotografias, mas por onde deve começar para conceber e decorar as suas próprias flat lays e como pode garantir que as suas fotografias de cima para baixo se destacam nos feeds das redes sociais?

Mantenha a simplicidade, sugere o fotógrafo de produtos comerciais e estilo de vida Chris Priestley, que faz da fotografia de flat lays parte do seu trabalho e tem 54 000 seguidores no Instagram e mais de 1 milhão no TikTok. "Menos é realmente mais quando se trata de adereços numa fotografia de flat lay, e um fundo perturbador pode estragar uma imagem."

A boa notícia é que todos podem experimentar a fotografia de flat lay. Não necessita de equipamento especializado – uma objetiva de kit standard ou até uma câmara compacta é tudo o que precisa para experimentar esta técnica fascinante. Na verdade, tudo começa com um lápis e papel, como Chris explica na primeira de seis dicas que se seguem.

1. Planeie a sua composição

Imagem de flat lay de um relógio vermelho e preto colocado sobre pequenas pedras brancas, com folhas brancas e outros adereços em branco espalhados em redor.

"Gosto de trabalhar com um tema de cor ao captar flat lays", afirma Chris Priestley. "Começo por procurar cores de destaque no produto principal. Com este relógio vermelho, as ranhuras dos números estavam realçadas a branco, por isso, sabia que um fundo branco o complementaria. Não consegui encontrar todos os acessórios que queria em branco. Por isso, pintei o mosquetão, a bússola e as folhas falsas com spray para ajudar a compor toda a imagem." Tirada com uma Canon EOS R5 com uma objetiva Canon RF 50mm F1.2L USM a 1/200 seg., f/5,6 e ISO 100. © Chris Priestley

O Chris começa por desenhar disposições numa folha de papel para ajudar na composição, porque, afirma, pode ser bastante assustador começar do zero quando temos a câmara em posição.

"Quando desenho uma flat lay, concentro-me em garantir que o objeto principal é colocado numa posição que o faça destacar-se", explica. "O fundo e quaisquer adereços têm de complementar o motivo, quer seja em termos estéticos, funcionais ou de estilo de vida do público-alvo."

Saber quando uma imagem de flat lay está demasiado preenchida ou confusa acontece por tentativa e erro, acrescenta o Chris. Ele sugere construir tudo em torno do objeto principal e do fundo que escolheu. "Gosto de utilizar a regra dos terços e dividir a minha imagem em nove caixas. Depois, asseguro-me de que cada adereço ou elemento do design tem a sua própria caixa."

2. Crie a sua coleção de adereços

O ecrã LCD de uma câmara Canon apresenta uma imagem de flat lay de um relógio rosa e adereços complementares em rosa e branco.

"Gosto de cortar os adereços, para que não estejam totalmente no enquadramento, como o teclado e o portátil aqui", afirma Chris. "Também queria que os adereços criassem formas que guiassem o olho pelas imagens. Por isso, alinhei o teclado, a proteção da secretária, o portátil, a caneta e o relógio para o conseguir." © Andy Holbrook/Chris Priestley

Imagem de flat lay de um relógio rosa com um teclado, bloco de notas, caneta, pétalas e macarrons cuidadosamente posicionados em volta, todos em rosa e branco.

Não gosto de ter demasiado espaço negativo, pois desequilibra a imagem", afirma Chris. "Com o teclado posicionado no canto superior direito desta imagem, queria encontrar algo para o canto inferior esquerdo, mesmo que fosse apenas uma pétala. Significa que a área não parece ter sido esquecida e toda a imagem parece «fechada»". Tirada com uma Canon EOS R5 com uma objetiva Canon RF 50mm F1.2L USM a 1/200 seg., f/8 e ISO 100. © Chris Priestley

O Chris aconselha a nunca deitar fora os adereços que comprar para as suas fotografias de flat lays. "Nunca se sabe quando vamos precisar deles", refere. "Agora tenho uma grande caixa de adereços de onde posso escolher. É bom ter coisas prontas a utilizar, apenas para preencher aqueles espaços que não estão a funcionar."

No entanto, em vez de ter de guardar um grande número de fundos incómodos, o Chris sugere a utilização de fundos fotográficos leves e disponíveis no mercado. "Pode comprar quadros para fotografias de tamanho A1 que estão disponíveis em vários estilos diferentes, incluindo efeitos de madeira, mármore e ardósia." Foi o que ele usou para o fundo de mármore na flat lay de um relógio acima.

Os adereços numa flat lay ajudam a contar a história e a contextualizar o motivo, mostrando a quem o produto deve pertencer.

Independentemente dos adereços que escolher para a sua fotografia de flat lay, Chris recomenda que se certifique sempre de que estão impecavelmente limpos. "Uma coisa que aprendi ao trabalhar com grandes clientes é que se tivermos uma mancha ou poeiras, ou qualquer coisa do género, a fotografia está basicamente estragada. Independentemente da qualidade da imagem, o olho do espetador será naturalmente atraído para a imperfeição.

"Se existirem riscos e marcas, tente escondê-los com outros adereços e certifique-se de que tudo está impecável antes de fotografar", continua Chris. "Não queremos realmente voltar às imagens na pós-produção e limpá-las todas, porque é um pesadelo."

3. Configuração da câmara e definições para flat lays

Um homem prepara-se para captar uma imagem de cima para baixo de um relógio preto com uma câmara Canon num tripé. Uma luz de estúdio grande ilumina a disposição.

"Mantenha a parte de trás da câmara paralela à flat lay", afirma Chris. "Se estiver ligeiramente inclinada, a imagem ficará distorcida." Alguns tripés incluem níveis de bolha incorporados na cabeça do tripé, o que pode ser incrivelmente útil para garantir que a sua câmara fica enquadrada. © Andy Holbrook/Chris Priestley

Não necessita de um kit especial para tirar fotografias de flat lays deslumbrantes, mas um tripé irá manter a sua câmara na posição enquanto organiza os acessórios.

Chris utiliza uma Canon EOS R5 e refere que o seu peso foi uma vantagem ao fotografar as flat lays neste artigo. "Ajudou a que não tivesse problemas em conseguir incliná-la sobre a mesa. Com uma câmara mais pesada, teria de adicionar peso ao tripé para evitar que caísse. O ecrã de ângulo variável articulado permitiu-me movê-lo para uma posição em que também conseguia ver a imagem."

No que diz respeito à escolha de uma objetiva para flat lays, Chris recomenda uma objetiva standard de 50 mm, como a Canon RF 50mm F1.2L USM. "A razão pela qual optaria por 50 mm e não uma objetiva mais ampla é que não introduz distorções da lente nas distâncias a que vai fotografar. Se fotografasse uma flat lay com uma objetiva de 16 mm, por exemplo, obteria distorção da perspetiva em torno das extremidades, o que não fica bem nas fotografias de produtos."

Uma câmara como a Canon EOS RP é também uma excelente opção para este tipo de imagem, combinada com uma objetiva de kit como a objetiva Canon RF 24-105mm F4-7.1 IS STM, que continuaria a cobrir o intervalo de 50 mm e as aberturas que Chris recomenda aqui. Também pode utilizar uma câmara compacta, como a Canon PowerShot G7 X Mark III, especialmente se tiver um orçamento mais reduzido. Pesa apenas 304 g (incluindo bateria e cartão de memória), mas capta detalhes amplos com o seu incrível sensor de 20,1 MP.

Embora as aberturas pequenas, como f/16 e f/22, possam focar mais a flat lay, Chris utiliza normalmente definições de f-stop entre f/5,6 e f/8. "Não gosto de ir mais além, caso contrário, grande parte da imagem será apresentada em detalhe", afirma. "Gosto de criar um pouco mais de profundidade, para que, embora ainda se consiga definir claramente qual é o fundo, este fique ligeiramente desfocado, o que atrairá naturalmente o olho para o motivo principal."

4. Ilumine a sua configuração a partir de um ângulo de 45°

Um homem totalmente vestido de preto ajusta uma luz de estúdio grande num cenário de cozinha.

No que diz respeito à iluminação de imagens de flat lays, Chris recomenda a utilização de uma única fonte de luz, seja uma luz de estúdio como a da imagem ou a luz natural de uma janela. "A luz natural é muito boa para captar imagens brilhantes e etéreas", afirma. © Andy Holbrook/Chris Priestley

Um fotógrafo a utilizar a aplicação Camera Connect da Canon num smartphone para tirar uma fotografia de um relógio vermelho rodeado por equipamento de escalada.

Chris utilizou a aplicação Camera Connect da Canon para tirar as suas fotografias. "Claro que, depois de preparar uma flat lay, não quero voltar a mexer", afirma. "Utilizar a aplicação permitiu-me interagir com a câmara sem lhe tocar. Consegui alterar a abertura e a velocidade do obturador, disparar o obturador e também aumentar o zoom para verificar a imagem de alta resolução." © Andy Holbrook/Chris Priestley

Quando se trata de iluminação, Chris recomenda mantê-la relativamente simples. "Para o meu trabalho, fotografo com uma única luz posicionada num ângulo de 45°, tanto na horizontal como na vertical, em relação ao motivo. Normalmente, isto cria uma luz muito agradável na imagem.

"Há muitos tipos diferentes de iluminação que podemos usar", continua. "Como trabalho a um nível comercial, utilizo normalmente luzes de estúdio, pois permitem utilizar facilmente modificadores para moldar e suavizar a luz. A iluminação contínua é também uma excelente opção, pois pode ver onde as sombras estão a cair, o que torna muito mais fácil organizar adereços na flat lay."

Um Speedlite da Canon, como o Speedlite EL-1 da Canon, acionado remotamente através do transmissor Speedlite ST-E3-RT V2 da Canon, também lhe oferece controlo criativo sobre a iluminação da sua flat lay, especialmente quando utilizado com um guarda-chuva ou uma softbox para difundir a luz.

Em alternativa, afirma Chris, pode também utilizar a luz natural. Muitas vezes, é melhor fotografar num dia nublado em vez de com luz solar brilhante, porque as nuvens agem como difusores naturais, suavizando a luz. "Se configurar a sua flat lay a um ângulo de 45° a partir de uma janela," refere Chris, "basicamente, vai ter o mesmo tipo de resultado que obteria com a luz artificial".

5. Personalize as suas disposições para diferentes redes sociais

Grande plano de imagem de flat lay tirada de um relógio preto com braceletes pretas posicionadas em ambos os lados num fundo de ardósia partida.

Para a maioria das suas fotografias de flat lays, Chris prefere enquadrar a imagem final na câmara. Mas para esta configuração de ardósia sombria, fotografou com um pouco de amplitude para que tivesse espaço para cortar a imagem depois. Tirada com uma Canon EOS R5 com uma objetiva Canon RF 50mm F1.2L USM a 1/100 seg., f/8 e ISO100. © Chris Priestley

Imagem de cima para baixo de um relógio preto e duas braceletes pretas sobre fragmentos de ardósia. É possível ver uma câmara num tripé em primeiro plano.

Inicialmente, o Chris planeava utilizar um individual em ardósia para o fundo desta fotografia de flat lay, mas não era interessante o suficiente. Então, partiu-o com um martelo e dispôs os fragmentos antes de preencher os espaços vazios com cascalho preto de aquário. Recomenda adesivo ao posicionar e reposicionar os objetos. "É, sem dúvida, uma ajuda no que diz respeito a flat lays e fotografia de produtos. Depois de ter o fundo, gosto de colocar o objeto principal antes de compor o resto da disposição. Para garantir que permanece no lugar, utilizo um pedaço de adesivo." © Andy Holbrook/Chris Priestley

"Uma das coisas de que gosto na minha Canon EOS R5 é que tem um número elevado de megapixels, pelo que posso cortar sem perder qualidade na imagem", afirma Chris. Mas também refere que os canais das redes sociais têm requisitos diferentes para tamanhos e especificações de imagem. Em vez de fotografar uma flat lay e simplesmente recortar um conjunto de imagens alternativas no software de edição, Chris sugere dedicar tempo a criar uma fotografia para cada tipo de utilização online.

"Fotografo com um rácio de aspeto de 3:2, porque as flat lays são normalmente utilizadas para imagens de blogues ou de websites", explica. "Mas uma coisa que teria em consideração é que, se vamos adaptar a imagem para diferentes redes sociais, como 4:5 para o Instagram ou mesmo 9:16, então vamos ter de mudar a posição dos adereços. Também recomendaria remover alguns adereços, porque estaremos a trabalhar com um espaço muito menor."

6. Faça experiências com elementos em movimento

Se quiser realmente ampliar as fronteiras no que diz respeito às suas flat lays, pode tentar experimentar com o movimento, como Chris fez no visual acima. Para conseguir este efeito deslumbrante, ele recomenda que fotografe os elementos em movimento separadamente, em vez de tentar captar tudo numa só fotografia. Veja mais do seu trabalho no TikTok.

Um homem a montar uma câmara num tripé voltada para baixo a fotografar um relógio rosa numa tábua circular branca com pétalas de rosa a cair à volta.

"Coloquei a bracelete do relógio e dispus todas as pétalas à volta e, em seguida, deixei cair pétalas lentamente enquanto tirava uma série de imagens", explica. "Em seguida, cortei cada pétala de que gostei no Adobe Photoshop e criei uma imagem composta. © Andy Holbrook/Chris Priestley

Uma câmara num tripé voltada para baixo para fotografar uma flat lay de um relógio rosa numa tábua circular branca com pétalas de rosa a cair à volta.

Adicionar movimento a uma flat lay é uma excelente forma de a tornar mais dinâmica. Uma forma simples de incluir movimento é adicionar adereços e removê-los para que o vídeo final mostre um produto em movimento ou a desaparecer. © Andy Holbrook/Chris Priestley

"Uma das vantagens de criar uma imagem composta no Photoshop é que pude colocar as pétalas em diferentes camadas", continua Chris. "Depois, consegui levar essas camadas para o Adobe After Effects, onde adicionei uma câmara virtual. Em seguida, movi a câmara através dessas camadas em direção ao relógio para obter o efeito 3D que vê aqui."

Se preferir manter a simplicidade, pode tentar captar elementos em movimento na posição certa numa única imagem. Isto implica um pouco de tentativa e erro. Por isso, defina a sua câmara para o modo de avanço contínuo e faça sequências de disparo à medida que adiciona o movimento. Para dar vida às imagens, experimente combiná-las num GIF animado, utilizando o Adobe Photoshop ou o seu editor de imagem preferido.

Sente-se inspirado? Experimente a sua própria flat lay e partilhe os resultados com a hashtag #FreeYourStory, identificando @canonemea.



* Adobe, After Effects, Lightroom e Photoshop são marcas comerciais registadas ou marcas comerciais da Adobe nos Estados Unidos e/ou noutros países.



Escrito por Marcus Hawkins

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