PROJETOS EM CASA
Crie o seu próprio estúdio em casa
Descubra como ser criativo com um flash e fotografar retratos deslumbrantes com um orçamento limitado.
PROJETOS EM CASA
Não seria fantástico ter uma configuração de estúdio com luzes profissionais, como uma softbox para iluminação suave e difusa e um hotspot para iluminação bem focada onde pretender? E quando está a fotografar vida selvagem no jardim, não gostaria de ter um suporte versátil para manter a sua câmara estável em qualquer superfície? Em vez de investir muito dinheiro em acessórios como estes, tente construir os seus acessórios!
Neste artigo, vamos mostrar-lhe como utilizar artigos do dia a dia para construir acessórios que pode utilizar com a sua câmara Canon e o equipamento existente para adicionar efeitos criativos e elevar as suas capacidades fotográficas.
Vai precisar de:
Corte um pedaço de cartão resistente para colocar de forma ajustada à volta do seu Speedlite. Este deve medir cerca do dobro do comprimento da parte curva do flash. Cole firmemente com fita adesiva. Retire o Speedlite e corte ao longo dos quatro cantos até cerca de metade do comprimento e, em seguida, dobre-os de modo a que fiquem abertos para fora.
Retire o suporte de plástico do seu Speedlite e cole-o ao tubo de cartão (enrole a fita adesiva algumas vezes e, em seguida, faça um furo, através da fita adesiva, para a linha, para que mais tarde possa fixar o suporte de plástico ao tripé). Em seguida, prenda dois elásticos sobre duas das abas de cartão abertas, para que possam ser utilizadas para fixar o seu Speedlite no interior do tubo de cartão.
Posicione a extremidade do tubo no centro da caixa de cartão grande (quanto maior for a caixa, mais difusa será a sua luz) e faça marcações à volta. Corte à volta de três lados da área marcada e, em seguida, dobre o quarto lado para cima para criar uma única aba. Pressione o seu tubo Speedlite através do furo a partir do interior (certificando-se de que também passa os elásticos). Cole as quatro abas abertas do tubo Speedlite ao interior da caixa e cole a aba única da caixa ao exterior do tubo.
Forre o interior da caixa com papel de alumínio. Primeiro, enrole e cole o papel de alumínio às partes superior e inferior da caixa e, em seguida, crie dois painéis laterais angulares, colando com fita adesiva as extremidades de duas folhas de papel de alumínio perto do centro da caixa de cada lado. Puxe o papel de alumínio firmemente à medida que sai da caixa e prenda, de modo a obter uma cavidade em forma de triângulo entre o papel de alumínio e a caixa. Os ângulos ajudarão a direcionar a luz. Cole papel vegetal ou de decalque com fita adesiva à parte da frente da caixa. A sua softbox de bricolage está agora pronta para a ação. Aparafuse a um suporte ou tripé através do suporte de plástico do Speedlite e encaixe o seu Speedlite no tubo, prendendo os elásticos sobre a extremidade para o manter no lugar.
Coloque a sua softbox para um lado e ligeiramente acima do rosto do motivo. Pode acionar o Speedlite na softbox utilizando um segundo Speedlite da Canon ligado ao encaixe de contacto para acessórios da câmara, ou com um acionador sem fios (como o Canon ST-E3-RT) ou utilizando o seu flash integrado (em câmaras Canon compatíveis). Como ponto de partida para a sua exposição, coloque a câmara no modo manual com exposição a 1/200 seg., ISO 100 e abertura f/5.6. Defina o flash para a potência manual a um oitavo da potência e, em seguida, tire uma fotografia de teste. Se a mesma estiver demasiado brilhante ou escura, ajuste a potência ou a abertura do flash até que a luz pareça correta.
Vai precisar de:
Vai precisar de um tubo cilíndrico suficientemente grande para colocar na extremidade do seu Speedlite, como um tubo de batatas fritas ou, no nosso caso, de palitos de pão. O ideal seria que o recipiente tivesse um revestimento metálico, porque isto ajuda a refletir a luz ao longo do tubo. Utilizando uma faca ou tesoura para trabalhos manuais, corte a extremidade do tubo.
Coloque o tubo no seu Speedlite. Se o diâmetro não estiver bem certo e o mesmo não deslizar na perfeição e permanecer no lugar, utilize fita adesiva para o fixar. Em seguida, fixe o Speedlite à base de plástico e, em seguida, aparafuse a um suporte de luz ou a uma placa de tripé.
Precisamos de acionar o Speedlite remotamente, utilizando um segundo Speedlite montado na câmara como este ou utilizando um acionador sem fios. Como alternativa, muitos modelos de câmaras da Canon também lhe permitem controlar Speedlites compatíveis utilizando o flash integrado da câmara, não só para acionar o Speedlite, mas também para definir a potência. Tire algumas fotografias de teste para se certificar de que o flash está a disparar.
Para um aspeto retroiluminado, posicione o seu Speedlite por trás do motivo para um lado, inclinado para trás em direção ao motivo e à câmara. Como o nosso feixe de luz é bastante estreito, é importante obter o ângulo certo. Pode ajudar a utilizar a função de luz de modelação no Speedlite (prima e mantenha premido o botão de teste) ou, como alternativa, utilize a aplicação Camera Connect da Canon para tirar fotografias de teste remotamente a partir do seu smartphone enquanto ajusta o posicionamento do flash. Fotografe o seu motivo contra um fundo liso – uma cortina ou um lençol são boas opções – e utilize uma cor contrastante para garantir que o seu motivo se destaca.
Eis um bom ponto de partida para a sua exposição: defina a câmara para o modo de exposição manual e defina o ISO para 100, a velocidade do obturador para 1/200 seg. e a abertura para f/8. Em seguida, defina o flash para o modo manual e reduza a saída para 1/32. Tire uma fotografia de teste. Se esta estiver demasiado brilhante ou escura, basta baixar ou aumentar a potência do flash até a mesma ter o aspeto correto. Posicione o seu motivo de lado para uma foto de perfil dramático e, em seguida, comece a fotografar.
Vai precisar de:
Pegue num par de calças velhas e corte uma das pernas. Vai precisar de uma peça com cerca de 30 cm de comprimento. Em seguida, pegue na agulha e na linha (ou máquina de costura) e cosa a abertura numa das extremidades. Cosa a outra extremidade, mas deixe uma pequena abertura de alguns centímetros.
Pegue num saco de lentilhas ou de pequenos alimentos desidratados semelhantes, como arroz, e coloque o conteúdo através da abertura (será útil a utilização de um funil – pode fazer um a partir de uma folha de papel A4, se necessário). Encha até a bolsa criada ficar quase cheia e, em seguida, pegue novamente na agulha e na linha e cosa a abertura para selar a comida na bolsa. O seu pufe caseiro está agora pronto a ser utilizado.
O seu pufe pode ser um excelente auxiliar para manter as objetivas longas estáveis. Além de as objetivas mais longas serem pesadas para que possam ser seguradas durante algum tempo, quanto mais longa for a distância focal, mais estreito será o ângulo de visão, pelo que quaisquer pequenos movimentos serão exagerados. O seu pufe ajudará a evitar a vibração ao fotografar a distâncias focais mais longas. Se, tal como a objetiva Canon EF 70-200mm f/2.8L IS III USM deste exemplo, a sua objetiva tiver estabilização de imagem, é melhor ativá-la também enquanto fotografa com a câmara sem tripé.
Colocar a sua câmara junto ao chão pode, frequentemente, proporcionar-lhe uma perspetiva invulgar, mas pode ser complicado tirar fotografias em ângulos tão baixos. O seu pufe caseiro pode ajudar a fixar a objetiva enquanto enquadra a fotografia, e pode também moldá-lo para obter o ângulo pretendido. Uma câmara com um ecrã rotativo como a Canon EOS 250D deste exemplo também é útil, porque é difícil compor uma fotografia utilizando o visor num ângulo tão baixo. Pode ainda utilizar a aplicação Camera Connect da Canon para controlar a câmara remotamente a partir do telefone.
Pode ser complicado acompanhar motivos em movimento com uma objetiva longa, sobretudo pequenos animais selvagens de jardim, como abelhas. Devido ao pufe suportar a câmara, mas não a fixar no lugar, este ajudará a manter a estabilidade e deixá-lo-á livre para acompanhar o movimento. É também importante definir a focagem automática para motivos em movimento. O acompanhamento do motivo em visualização direta na Canon EOS 250D facilita a focagem nas abelhas neste caso.
Escrito por James Paterson
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