NOÇÕES BÁSICAS DE FOTOGRAFIA

Como dominar a velocidade do obturador

A velocidade do obturador da sua câmara Canon é uma das três definições que determinam a exposição e também é o fator mais importante para captar movimento. Estas sugestões simples irão permitir-lhe dominá-la.
Uma motocrosse passa por uma poça a acelerar, criando uma pulverização de água, enquanto um fotógrafo ao lado se agacha e aponta uma câmara Canon para o motociclista.

Alterar a velocidade do obturador da câmara é uma forma de ajustar a exposição global de uma imagem. Mas esta opção também oferece utilizações criativas, permitindo-lhe controlar a quantidade de desfocagem de movimento (ou a falta dela) nas suas imagens.

Seguem-se cinco sugestões para o ajudar a controlar a velocidade do obturador e a assumir maior controlo sobre a sua fotografia de ação, quer esteja a fotografar um evento de desporto escolar com uma Canon EOS R100 (que conta com uma velocidade do obturador de até 1/4000 seg.) ou vida selvagem com uma Canon EOS R7 (que oferece uma velocidade do obturador elevada de até 1/16000 seg.).

Numa fotografia captada com uma Canon EOS R10 com uma velocidade do obturador de 1/2000 seg., um cão da raça golden retriever é captado a correr em direção à câmara.

A Canon EOS R10 oferece velocidades do obturador elevadas de até 1/4000 seg. (obturador mecânico) ou até 1/16000 seg. (obturador eletrónico), o que é suficiente para captar fotografias nítidas de ação rápida, como desporto ou animais em movimento. Captada com uma Canon EOS R10 com uma objetiva Canon RF 70-200mm F2.8L IS USM a 100 mm, 1/2000 seg., f/2.8 e ISO 320.

O que é a velocidade do obturador?

A velocidade do obturador é o período de tempo durante o qual o obturador da sua câmara permanece aberto e, por conseguinte, o período de tempo durante o qual o sensor é exposto à luz. Quanto mais tempo estiver aberto, mais luz atinge o sensor e mais brilhante fica a imagem.

A velocidade do obturador é um dos lados do triângulo de exposição, os três fatores que determinam a exposição de uma imagem. Os outros dois são a abertura e a definição ISO. A abertura determina o quão ampla ou estreita é a abertura da objetiva, o que também afeta a quantidade de luz que chega ao sensor. A definição ISO controla a sensibilidade do sensor à luz. Um ISO mais elevado resulta em imagens mais brilhantes, mas normalmente cria um aumento do ruído da imagem.

Uma velocidade do obturador elevada, como 1/1000 seg., que significa que o obturador apenas permanece aberto durante um milissegundo, consegue congelar o movimento de um motivo em movimento rápido, como um motociclista a conduzir a alta velocidade. No entanto, uma velocidade do obturador elevada significa que entra menos luz na câmara, pelo que é normal aumentar a abertura ou o ISO para garantir uma imagem com uma exposição adequada. Uma velocidade do obturador muito lenta, como 1 segundo, resultaria na desfocagem do motociclista em movimento.

O ecrã traseiro de uma câmara Canon a mostrar o modo Prioridade ao obturador (Tv).

Para assumir o controlo direto da velocidade do obturador, defina a sua câmara para o modo prioridade ao obturador (Tv) ou manual (M).

1. Controle a velocidade do obturador

A maioria das câmaras EOS possui o modo de cena especial "Desporto" que configura automaticamente as definições de exposição e focagem da câmara ao fotografar motivos em movimento. Isto irá proporcionar-lhe excelentes resultados, mas pode assumir maior controlo quando quiser ser criativo, produzir um efeito específico ou adaptar-se às circunstâncias específicas, como quando estiver a fotografar um motivo em movimento rápido sem tripé e à distância.

Para assumir o controlo direto da velocidade do obturador, defina a sua câmara para o modo Prioridade ao obturador (ou Tv, que significa Valor temporal). Em seguida, pode definir a velocidade do obturador rodando o seletor principal da câmara ou utilizando o ecrã tátil disponível em várias câmaras EOS, incluindo a EOS R50 e a EOS R8. A câmara ajusta automaticamente a abertura para produzir uma exposição standard. Se pretender assumir o controlo total, mude para o modo manual (M) e pode escolher qualquer combinação de definições que desejar.

A velocidade do obturador mais elevada que está disponível varia consoante o modelo e também consoante o modo do obturador selecionado, quando é possível escolher entre obturador mecânico ou obturador eletrónico. Normalmente, o obturador mecânico numa câmara Canon EOS consegue velocidades de até 1/4000 seg. ou 1/8000 seg., ao passo que o obturador eletrónico nos modelos mirrorless avançados do sistema EOS R pode ser muito mais rápido, até 1/64000 seg. na EOS R3. A velocidade do obturador mais longa que pode ser definida automaticamente é de 30 segundos. Se pretender exposições mais longas para, por exemplo, captar fogo de artifício ou fotografia com rastos de luz, pode selecionar o modo "Bulb". Neste modo, o obturador abre quando o botão do obturador é premido e permanece aberto até que seja premido novamente.

Numa fotografia captada com uma Canon EOS R10 com uma velocidade do obturador elevada, uma pessoa a dançar na rua executa um pontapé para cima com uma mão no chão. No fundo estão quatro outras pessoas e algumas palmeiras altas.

A velocidade do obturador utilizada,1/3200 seg., foi suficientemente elevada para congelar o movimento, mas continua presente um toque de desfocagem de movimento, por exemplo, à volta dos pés da pessoa que está a dançar. No entanto, graças à estabilização ótica de imagem da objetiva, os elementos da cena que não estão em movimento estão incrivelmente nítidos. Captada com uma Canon EOS R10 com uma objetiva Canon RF-S 18-45mm F4.5-6.3 IS STM a 18 mm, 1/3200 seg., f/4,5 e ISO 400.

Uma imagem com zoom nítida de remadores na água, captada com uma objetiva Canon RF-S 18-150mm F3.5-6.3 IS STM.

Quanto mais aumentar o zoom, mais problemática se torna a vibração da câmara. No entanto, a estabilização ótica de imagem de 4,5 pontos da objetiva RF-S 18-150mm F3.5-6.3 IS STM minimizou eficazmente este efeito, permitindo ao fotógrafo utilizar uma velocidade do obturador que não é particularmente elevada, como 1/2000 segundos, e continuar a obter gotas de água nítidas a uma distância focal de 100 mm. Captada com uma Canon EOS R10 com uma objetiva Canon RF-S 18-150mm F3.5-6.3 IS STM a 100 mm, 1/2000 seg., f/6,3 e ISO 500.

2. Evite a vibração da câmara

Existem duas coisas a ter em conta quando está a escolher a velocidade do obturador: se é suficientemente elevada para evitar a desfocagem devido ao movimento da câmara quando está a fotografar sem tripé, também conhecido como "vibração da câmara", e a rapidez com que o motivo se move.

A velocidade do obturador de que necessita para evitar a vibração da câmara depende de vários fatores, incluindo as condições de vento e se está a utilizar uma objetiva ou câmara com estabilização de imagem incorporada. No entanto, a distância focal da objetiva é o fator mais importante. Quanto mais aumentar o zoom, mais visível se torna qualquer vibração.

Uma regra geral para eliminar este problema é tentar utilizar uma velocidade do obturador que seja equivalente ao inverso da distância focal efetiva ou uma velocidade superior. Desta forma, com uma objetiva de 50 mm, utilize uma velocidade de 1/50 seg. ou superior e com uma objetiva de 200 mm utilize uma velocidade de 1/200 seg. ou superior. Em seguida, tem de considerar a velocidade do motivo. Continue a ler para saber mais.

Uma fotografia desfocada de um motociclista numa motocrosse, com o fundo focado.

Com uma velocidade do obturador que poderá considerar bastante elevada, 1/200 seg., esta fotografia cria uma excelente impressão do motivo em movimento a passar a alta velocidade sem captar detalhes da moto ou do piloto. Captada com uma Canon EOS 90D com uma objetiva Canon EF-S 10-18mm f/4.5-5.6 IS STM a 11 mm, 1/200 seg., f/14 e ISO 1250.

Uma fotografia nítida de um motociclista numa motocrosse em movimento, com o fundo e o motociclista focados.

A 1/1000 seg., esta imagem congela a ação. Tenha também em atenção a forma como a abertura foi alargada para f/5.6 para preservar a exposição correta. Captada com uma Canon EOS 90D com uma objetiva Canon EF-S 10-18mm f/4.5-5.6 IS STM a 18 mm, 1/1000 seg., f/5,6 e ISO 1250.

3. Captar movimento com velocidades do obturador elevadas

A velocidade do obturador necessária para congelar um motivo em movimento depende da distância a que se este encontra da câmara, da direção em que se está a mover e da respetiva velocidade, mas provavelmente irá necessitar de uma velocidade do obturador mais elevada do que imagina. Uma velocidade do obturador de 1/250 seg. irá congelar um motivo em movimento lento, como uma pessoa a caminhar, mas terá de definir velocidades elevadas de 1/1000 seg. ou até mesmo 1/4000 seg. para obter fotografias nítidas de objetos mais rápidos, como pássaros a voar e carros a alta velocidade. Esteja a postos para aumentar a definição ISO para manter a exposição correta quando utiliza velocidades do obturador mais elevadas, especialmente quando estiver a fotografar desporto e vida selvagem.

Uma das desvantagem de congelar a ação poderá ser o facto de a imagem deixar de transmitir a sensação de ação. Muitas vezes, as imagens de motivos em movimento ficam mais dinâmicas se o motivo estiver nítido, mas o fundo estiver desfocado. Para conseguir este efeito, certifique-se de que a velocidade do obturador é suficientemente lenta para conferir alguma desfocagem e, em seguida, mova a câmara com o motivo, à mesma velocidade a que este se move. Esta técnica é designada por efeito de "panning". Saiba mais no nosso guia prático de "panning".

Uma fotografia, captada com uma Canon EOS R7, de um motociclista, nítido contra um fundo desfocado porque o fotógrafo deslocou a câmara para acompanhar o movimento do motivo.

Utilizar uma velocidade do obturador relativamente lenta enquanto desloca a câmara para seguir um motivo em movimento resulta num motivo nítido contra um fundo desfocado, fazendo a ação parecer mais dinâmica. Tirada com uma Canon EOS R7 com uma objetiva Canon RF 100-500mm F4.5-7.1 L IS USM a 363 mm, 1/160 seg., f/10 e ISO 100.

Uma fotografia de um skater, nítido contra um fundo desfocado porque o fotógrafo deslocou a câmara para acompanhar o movimento do motivo.

Dominar a técnica de "panning" é incrivelmente útil para todos os tipos de fotografia de ação, desde desporto a vida selvagem. O truque é resistir ao impulso de congelar a ação. Em vez disso, utilize uma velocidade do obturador suficientemente lenta para criar desfocagem de movimento, mas acompanhe o motivo em movimento a uma velocidade correspondente. Captada com uma Canon EOS RP (agora substituída pela EOS R8) com uma objetiva Canon RF 24-105mm F4-7.1 IS STM a 26 mm, 1/30 seg., f/16 e ISO 100.

4. Velocidade do obturador para vídeo

Quando está a captar vídeo, uma regra geral útil é definir uma velocidade do obturador de cerca de 1/2R, em que R é a taxa de fotogramas a que está a gravar. Por exemplo, se gravar vídeo 4K a 60p com a Canon EOS R10, a velocidade do obturador ideal é cerca de 1/125 segundos, um pouco mais do dobro dos 60 fps que a câmara está a gravar. Tal evita a desfocagem que ocorre com uma velocidade do obturador demasiado lenta, mas não deixa que as filmagens fiquem irregulares, como ficariam se utilizasse velocidades do obturador mais elevadas.

Água a cair sobre rochas grandes com musgo. A água está desfocada devido à velocidade do obturador lenta da câmara.

Com a câmara num tripé para a manter estável, utilizar uma exposição longa (velocidade do obturador lenta) implica que tudo o que estiver em movimento, como esta cascata, ficará desfocado, conferindo à água um aspeto leitoso clássico. Captada com uma Canon EOS R5 com uma objetiva Canon RF 14-35mm F4L IS USM a 35 mm, 1 seg., f/22 e ISO 100.

5. Utilize velocidades do obturador lentas para desfocar o movimento

Pode utilizar uma exposição relativamente longa, com uma velocidade do obturador lenta, por exemplo, de mais de um segundo, para desfocar intencionalmente uma imagem ou desfocar apenas os elementos em movimento numa cena nítida. No entanto, para evitar a sobre-exposição da fotografia, terá de utilizar uma definição de abertura mais estreita (um valor de diafragma mais elevado, como f/16 ou f/22), uma definição de ISO mais baixa ou um filtro ND para limitar a quantidade de luz que entra na câmara. Agora, pode optar por mover a câmara durante a exposição (o que irá desfocar toda a fotografia) ou utilizar um tripé para manter a câmara imóvel, de forma a que apenas as partes móveis de uma cena fiquem desfocadas. Experimente esta última técnica para suavizar ondas e água a fluir numa paisagem ou para desfocar veículos em movimento e multidões de pessoas numa cena urbana.

Para exposições superiores a 30 segundos, utilize o modo "Bulb". Algumas câmaras Canon têm a definição "B" no seletor de modos, enquanto outras têm de ser definidas para "M" (Manual) antes de poder percorrer as velocidades do obturador até que o modo "BULB" seja apresentado. Pode ser útil utilizar um temporizador remoto ou um telecomando com fios para eliminar o risco de vibração causada ao premir o botão do obturador. Pode ainda experimentar utilizar a aplicação Camera Connect da Canon para controlar a câmara remotamente a partir do smartphone.

Compreender a velocidade do obturador e como a pode controlar irá permitir-lhe tirar o máximo partido da sua câmara e objetiva, ajudando-o a captar sempre excelentes imagens.


Escrito por Marcus Hawkins e Pete Wolinski

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