Pode deparar-se com vários tipos de locais interessantes e cenas deslumbrantes quando sai de casa. Mas é preciso dedicação para encontrar locais dignos de serem fotografados. Então, quando encontra um local excelente, quer fazer justiça à sua beleza. Neste artigo, vamos analisar alguns dos erros de fotografias de paisagens mais comuns e como os resolver.
As melhores sugestões para fotografar paisagens
1. Composição das fotografias de paisagens: capte detalhes em primeiro plano
Pense em como complementar cenários distantes com detalhes mais próximos. Muitas vezes referidos como pontos de interesse no primeiro plano, estes detalhes mais próximos podem melhorar espetacularmente a sua composição ao direcionar o olhar pela cena. Por outro lado, um primeiro plano vazio e aborrecido desperdiça uma grande parte do enquadramento.
Ao procurar conferir interesse ao primeiro plano, tente utilizar a Visualização direta e experimente segurar a câmara em diferentes posições para encontrar o melhor equilíbrio entre o primeiro plano e o cenário. Uma câmara com um ecrã de ângulo variável, como a Canon EOS RP, é prática para se baixar e aproximar-se do solo, o que é frequentemente necessário ao enquadrar pedras ou plantas. Incluindo objetos como este que se encontra à frente da cena, pode criar uma composição equilibrada. Mas lembre-se também de que nem todas as fotografias de paisagens precisam necessariamente de pontos de interesse no primeiro plano. Trata-se simplesmente de uma técnica de composição útil a que pode recorrer sempre que precisar.
2. Objetivas de paisagem: não utilize sempre uma objetiva grande-angular
As objetivas grande-angular permitem-lhe captar toda a amplitude de uma cena lindíssima, mas nem todas as fotografias precisam de um campo de visão amplo. Por vezes, aumentar o zoom sobre detalhes distantes pode resultar em fotografias de paisagens mais interessantes. Uma objetiva de zoom standard, como a Canon RF 24-105mm f/4-7.1 IS STM utilizada aqui, tem um intervalo de focagem útil para principiantes em fotografias de paisagens. As nossas duas fotografias realçadas foram tiradas em ambos os limites do intervalo de 24-105 mm, por isso, se está apenas a começar a fotografar paisagens, esta objetiva é ideal para si. Quando chegar a altura de atualizar o seu equipamento, as objetivas da série L, como a Canon RF 24-70mm F2.8L IS USM, são o passo seguinte no que toca à proteção contra as condições atmosféricas e apresentam uma abertura máxima mais rápida. Mas para principiantes, o zoom standard permite-lhe captar cenas incrivelmente detalhadas.
3. Iluminação em fotografias de paisagens: escolha a altura do dia
A luz que usa para fotografar é uma escolha criativa, confere ambiente e pode elevar as fotografias de paisagens a outro nível. Um erro clássico é fotografar cenas sob uma luz solar intensa. Embora possa ser bom para destacar cores ousadas, normalmente resulta em cenas com demasiado contraste. Observe a diferença nestas duas imagens. A primeiro foi captada sob luz solar direta. Capta a cena, mas falta-lhe atmosfera. Os detalhes da árvore são uma distração, há uma desagradável faixa de sombra ao longo da parte inferior da moldura e até uma sombra em forma de fotógrafo desatento. Voltar à mesma cena mais tarde, quando a árvore está à sombra, resulta numa cena com menos detalhes, mas com mais atmosfera. Agora há cores no céu, a árvore cria uma silhueta arrojada e o cenário enevoado distante confere uma sensação mais dramática.
4. Mantenha as coisas niveladas: endireite o seu horizonte
Existem várias formas de garantir um horizonte nivelado enquanto fotografa. Ative a Visualização direta e utilize a grelha da regra dos terços para nivelar o horizonte. Se estiver a utilizar um tripé, poderá também recorrer ao útil nível de bolha de ar na cabeça. Mesmo com estas ferramentas, poderá ter de corrigir ocasionalmente uma imagem irregular. Isto é fácil de fazer no Canon Digital Photo Professional. Basta utilizar o cursor de ângulo nas definições da ferramenta de corte para corrigir a inclinação.
5. Mantenha a focagem: mantenha o primeiro plano e o fundo nítidos
Muitas vezes, nas fotografias de paisagens, o objetivo é captar a cena completamente nítida da frente para trás, de forma a exibir a máxima quantidade de detalhes. Este procedimento é designado por profundidade de campo máxima. Para tal, tem de definir uma abertura estreita (valor de diafragma elevado). Os exemplos acima demonstram a diferença entre fotografar uma paisagem com uma grande abertura e com uma abertura estreita.
Na primeira imagem, foi utilizada uma abertura de f/4. A árvore em primeiro plano é nítida, mas a cena mais além está desfocada. No segundo enquadramento, uma abertura mais estreita de f/16 capta tanto o primeiro plano como o fundo de forma mais nítida. Se o objetivo for destacar uma característica-chave da paisagem, uma grande abertura pode ser bastante útil, mas, na maioria das vezes, é preferível utilizar uma abertura estreita e uma profundidade de campo máxima. Uma forma fácil de definir a abertura para captar paisagens é utilizar o modo de prioridade à abertura (AV) e, em seguida, definir uma abertura estreita, como f/16. Observe a velocidade do obturador: se ficar demasiado baixa, poderá ter de utilizar um tripé ou aumentar o ISO para evitar imagens desfocadas.
Para obter paisagens mais nítidas, também deve fotografar no "ponto ideal" da sua objetiva. Regra geral, a objetiva é mais nítida a duas f-stops da definição de abertura mais ampla. Por isso, se utilizar uma objetiva de f/2.8 na definição mais ampla, o seu ponto ideal nessa ótica será de cerca de f/5.6.
Um problema comum para os fotógrafos de paisagens é que podem focar algo no primeiro plano, mas arriscam que tudo o que está por trás fique pouco nítido. Por outro lado, se focarem em elementos do fundo, o primeiro plano fica desfocado. A focagem de distância hiperfocal ajuda-o a obter uma nitidez superior ao encontrar o ponto mais próximo no qual pode focar e manter o fundo com uma nitidez aceitável. Esta técnica não é tão complicada quanto parece, e a calculadora de profundidade de campo (DOF) e de distância hiperfocal da aplicação Guia de Fotografia faz todo o trabalho árduo por si.
6. Ângulos para fotografias de paisagens: não fotografe tudo ao nível dos olhos
É comum fotografar ao nível dos olhos, mas pode nem sempre resultar na fotografia mais interessante. Experimente segurar a câmara numa posição elevada ou baixa para testar diferentes alturas, poderá descobrir ângulos mais interessantes. Os reflexos, por exemplo, ficam melhores se a câmara for mantida numa posição baixa em relação ao nível da água. É mais fácil se utilizar uma câmara com um ecrã de ângulo variável, como a Canon EOS RP, pois permite-lhe compor a partir de uma altura confortável enquanto mantém a câmara perto do chão ou acima da cabeça.
Escrito por James Paterson
Produtos relacionados
-
EOS R8
Abrace a fotografia e vídeo Full-Frame e concretize as suas ambições criativas. -
RF 24-50mm F4.5-6.3 IS STM
Uma objetiva de zoom pequena e incrivelmente leve da série RF de 24–50 mm que pode utilizar diariamente para fotografia de paisagens, viagens e muito mais. -
EOS RP
Uma câmara mirrorless Full-Frame compacta, leve e intuitiva concebida para fotografia de viagem e do dia a dia. -
RF 24-105mm F4-7.1 IS STM
A objetiva de utilização diária ideal para os entusiastas de mirrorless Full-Frame. Fácil de utilizar, a RF 24-105mm F4-7.1 IS STM é leve, compacta e está pronta para levar a sua fotografia ao próximo nível. -
RF 35mm F1.8 MACRO IS STM
Uma objetiva MACRO de abertura rápida de 35 mm f/1.8 que oferece uma perspetiva grande angular, focagens curtas e estabilizador de imagem híbrido. -
EOS R
Câmara mirrorless Full-Frame que abre novas oportunidades criativas para fotógrafos e realizadores. -
RF 24mm F1.8 MACRO IS STM
Uma objetiva de distância focal fixa de 24 mm leve e compacta, ideal para fotografias de paisagens, vlogging e interiores, para além de proporcionar excelentes imagens macro. -
RF 15-30mm F4.5-6.3 IS STM
Uma objetiva de zoom RF 15-30 mm compacta e leve, perfeita para viagens, incluindo paisagens urbanas, paisagens, arquitetura e vlogs em movimento.