Sete sugestões fantásticas para fotografar em condições de pouca luz

Descubra como tirar o máximo partido da sua câmara Canon e saiba como criar imagens deslumbrantes do anoitecer ao amanhecer.
Numa fotografia captada com uma Canon EOS R6 Mark II, um ciclista de montanha deixa o solo enquanto circula no escuro, com rastos de luz coloridos.

O amanhecer e o crepúsculo são momentos mágicos. São os momentos em que decorrem os festivais, o espírito da cidade muda e as oportunidades fotográficas abundam. No entanto, captar detalhes com uma luz escassa pode ser desafiador, especialmente se estiver a utilizar a câmara do seu smartphone.

Em situações de pouca luz, os modos criativos de uma câmara mirrorless ou compacta avançada ajudam a obter fotografias nítidas e detalhadas que, de outra forma, seriam difíceis de conseguir. Eis algumas das melhores sugestões para tirar fotografias deslumbrantes em condições de pouca luz.

1. Utilize uma abertura ampla (número f baixo) para permitir a entrada da maior quantidade de luz possível

A linha do horizonte de uma cidade à noite fotografada com uma Canon EOS R6 com uma objetiva Canon RF 24mm F1.8 MACRO IS STM.

As objetivas com aberturas mais amplas deixam passar mais luz para o sensor de imagem, permitindo velocidades do obturador mais rápidas para captar detalhes e imobilizar a ação sem ter de empurrar a definição do ISO para níveis ultraelevados, o que arrisca a causar ruído da imagem. Captada com uma Canon EOS R6 com uma objetiva Canon RF 24mm F1.8 MACRO IS STM a 0,3 seg., f/1.8 e ISO 100.

Se tiver uma câmara com definições manuais, pode controlar a abertura utilizando o modo de prioridade à abertura (Av). Esta definição de abertura indica à sua câmara qual a quantidade de luz que deve permitir entrar. Em condições de pouca luz, tem de deixar entrar o máximo de luz possível para obter uma boa exposição e captar os detalhes da cena. Para isso, utilize uma abertura ampla (número f baixo). Se a sua fotografia ainda estiver subexposta (demasiado escura), a utilização de uma velocidade do obturador mais lenta também deixa entrar mais luz aumentando o tempo de exposição, mas com o risco de desfocagem – consulte a secção abaixo para manter as suas imagens nítidas.

No entanto, a definição de abertura afeta mais do que apenas a exposição. Uma abertura ampla também resulta numa profundidade de campo reduzida, ou seja, com um número f baixo, apenas uma parte da cena ficará com uma focagem nítida. Isto pode ser ideal se estiver a fotografar retratos antes do amanhecer e quiser um fundo agradavelmente desfocado, mas se quiser captar as nuances especiais de uma paisagem urbana ao anoitecer, por exemplo, utilizar uma abertura mais estreita (número f mais alto) produziria uma maior profundidade de campo, de modo que mais da cena ficaria focada. Para uma boa exposição, teria então de tentar utilizar uma velocidade do obturador mais lenta.

Naturalmente, algumas objetivas têm uma abertura mais ampla ou "mais rápida" do que outras. As excelentes opções compactas para as câmaras mirrorless do sistema EOS R incluem a Canon RF 24mm F1.8 MACRO IS STM e a RF 16mm F2.8 STM para fotografias de grande angular de paisagens urbanas noturnas e outras cenas em condições de pouca luz. A Canon RF 50mm F1.8 STM oferece uma perspetiva mais padrão (semelhante à do olho humano) e é ideal para cenas espontâneas de fotografia de rua captadas à noite, enquanto a RF 28-70mm F2.8 IS STM proporciona versatilidade com um zoom padrão para várias situações em condições de pouca luz.

2. Aumente a definição do ISO para uma maior sensibilidade à luz

Uma grande massa de água rodeada por colinas e montanhas, em condições de pouca luz.

Se estiver a utilizar uma definição de grande abertura mas sentir que falta brilho à sua imagem, tente aumentar a definição do ISO da sua câmara. Isto aumenta a sensibilidade do sensor à luz e é útil ao fotografar à noite sem flash. Quanto mais alto for o número do ISO, maior será a sensibilidade. As câmaras mirrorless e compactas avançadas da Canon têm sensores maiores e, por isso, produzem fotografias melhores e com ISO mais elevado do que as câmaras com sensores mais pequenos, como as câmaras de smartphones.

Os sensores CMOS Full-Frame em câmaras Canon mirrorless, como a EOS R8 e a EOS R6 Mark II, permitem-lhes proporcionar uma excecional qualidade de ISO elevado com pouco ou nenhum ruído ou grão da imagem percetível. Os sensores das câmaras de formato APS-C da Canon – incluindo a EOS R7, a EOS R10 e a EOS R50 – são ligeiramente mais pequenos, mas continuam a proporcionar uma qualidade de imagem detalhada, mas com pouco ruído, mesmo com definições do ISO muito elevadas, o que torna as câmaras ideais para fotografar à noite sem tripé.

3. Mantenha as suas imagens nítidas

Modo de cena noturna desligado

Modo de cena noturna ligado

Ao fotografar com a câmara sem tripé em condições de pouca luz, corre o risco de acabar com resultados desfocados. Normalmente, isto acontece se tiver utilizado um tempo de exposição mais longo (velocidade do obturador mais lenta) para captar mais luz. Aqui está outra vantagem de utilizar uma abertura mais ampla: quanto mais luz entrar na objetiva, mais rápida é a velocidade do obturador que pode utilizar. Isto é importante porque as velocidades do obturador mais rápidas congelam o movimento – e quanto mais rápido for o movimento que pretende captar, mais rápida terá de ser a velocidade do obturador para evitar a desfocagem causada pelo movimento. Em condições de boa luz, normalmente é possível captar motivos razoavelmente estáticos utilizando uma velocidade do obturador de cerca de 1/50 seg., os motivos a caminhar requerem um pouco mais de rapidez a cerca de 1/250 seg. e uma ação mais rápida pode beneficiar de velocidades de 1/1000 seg. ou mais rápidas. Em condições de pouca luz, serão necessárias velocidades do obturador mais rápidas.

O modo de cena noturna em câmaras como a EOS R50 irá ajudá-lo a tirar fotografias sem tripé em condições de pouca luz e à noite, captando várias imagens e combinando-as para resultados brilhantes e sem desfocagem.

Captada com uma EOS R6 Mark II, sem a ativação do IBIS

Captada com uma EOS R6 Mark II, com o IBIS ativado

Para além do movimento do motivo, a vibração da câmara tem de ser tida em conta – e quanto mais longa for a distância focal, mais difícil é evitar a vibração da câmara quando fotografa sem tripé. Uma regra geral consiste em começar com uma definição de abertura recíproca da distância focal. Assim, com uma objetiva de 50 mm, utilize, pelo menos, 1/50 seg. ou mais rápido; com uma objetiva de 600 mm, utilize 1/600 seg. e assim por diante. A utilização de uma objetiva com estabilização de imagem (IS) ótica permite utilizar velocidades do obturador mais lentas e continuar a obter a mesma nitidez.

Algumas câmaras do sistema EOS R da Canon – incluindo a EOS R7 e a EOS R6 Mark II – têm um sistema de estabilização de imagem no corpo (IBIS) que funciona em conjunto com objetivas equipadas com IS para exposições longas extremamente nítidas enquanto fotografa sem tripé. Pode também utilizar o seu ambiente para reduzir o movimento da câmara: tente encostar-se a uma parede ou colocar a câmara numa superfície sólida. Se tiver um, utilize um tripé, uma vez que isto lhe dará flexibilidade máxima.

4. Tire o máximo partido das opções de equilíbrio de brancos

Uma imagem da Abadia de Bath à noite, iluminada por focos quentes e por um candeeiro de rua aceso.

Ajustar a definição de equilíbrio de brancos é uma forma criativa de alterar radicalmente o aspeto final das suas imagens. © Marcus Hawkins

A Abadia de Bath fotografada à noite, com cores mais frias e o céu numa tonalidade mais profunda de azul.

Nesta versão da mesma fotografia, o equilíbrio de brancos foi alterado, produzindo cores de pedra mais naturais e transformando o céu numa tonalidade mais profunda de azul. © Marcus Hawkins

A definição de equilíbrio de brancos automático das câmaras Canon proporciona resultados consistentemente precisos ao fotografar à luz do dia e mantém um bom desempenho durante a fotografia em condições de pouca luz. No entanto, pode adicionar estilo às suas imagens em condições de pouca luz utilizando predefinições de equilíbrio de brancos alternativas para criar um estado de espírito específico.

Por exemplo, para fotografar sob as luzes da cidade ao crepúsculo, a definição de equilíbrio de brancos Tungsténio tende a proporcionar às áreas artificialmente iluminadas uma temperatura de cor mais neutra, bem como a reforçar o azul profundo dos céus. Em alternativa, se quiser realçar o calor da iluminação artificial, experimente mudar para a definição de equilíbrio de brancos Luz do dia.

Todas as câmaras do sistema EOS R da Canon conseguem fotografar em formato de ficheiro RAW. Selecione esta opção para poder alterar ou ajustar a definição de equilíbrio de brancos quando efetuar o pós-processamento das suas imagens utilizando o seu software de processamento RAW preferido, incluindo o poderoso e gratuito Digital Photo Professional da Canon.

5. Efeitos de iluminação

Uma imagem de exposição longa de uma estrada dividida à noite com faróis de automóveis que criam rastos de luz claramente definidos.

As exposições longas são ideais para converter o trânsito noturno em rastos de luz, transformando cenas normais em imagens criativas hipnotizantes. Captada com uma Canon EOS R6 Mark II com uma objetiva Canon RF 28-70mm F2.8 IS STM a 13,2 seg., f/14 e ISO 100.

Uma imagem de exposição longa de um céu noturno iluminado com estrelas por trás de silhuetas de árvores.

A utilização de uma exposição longa tornou possível captar as estrelas no céu, brilhando intensamente a contrastar com as silhuetas escuras das árvores. Captada com uma Canon EOS R6 com uma objetiva Canon RF 16mm F2.8 STM a 25 seg., f/2.8 e ISO 6400.

Pode adicionar dinamismo às fotografias noturnas criando rastos de luz, utilizando tudo, das luzes traseiras dos veículos em movimento às atrações de feiras com iluminação néon. Precisa de uma exposição longa se pretender obter o movimento da luz na sua fotografia, o que significa velocidades do obturador de alguns segundos ou mais com a câmara num tripé ou numa superfície segura. Faça experiências com diferentes exposições temporizadas. Utilize o temporizador automático ou a funcionalidade de disparo remoto da câmara para garantir que não provoca a vibração da câmara ao premir o obturador. Todas as câmaras do sistema EOS R da Canon estão equipadas com Wi-Fi, o que lhe permite alterar as definições e acionar o obturador a partir do seu smartphone utilizando a aplicação Camera Connect da Canon.

6. Experimente o modo de sequência de disparos

Uma imagem esbatida da lua acima da rebentação das ondas e das gaivotas a voar.

O modo de disparo contínuo ou modo de sequência de disparos é perfeito para fotografar motivos em movimento em condições de pouca luz, garantindo que capta sempre o momento perfeito. Captada com uma Canon EOS R8 com uma objetiva Canon RF 100-400mm F5.6-8 IS USM a 200 mm, 1/250 seg., f/7.1 e ISO 100. © Mara Leite

Uma rapariga com uma t-shirt e uma saia a rodar de frente para a câmara numa divisão pouco iluminada.

Mesmo em locais pouco iluminados com luz intensa, o modo de sequência de disparos pode congelar motivos em movimento com detalhes nítidos. Captada com uma Canon EOS R5 Mark II com uma objetiva Canon RF 28-70mm F2L USM a 200 mm, 1/256 seg., f/2 e ISO 3200.

O modo de disparo contínuo (também conhecido como modo de sequência de disparos em algumas câmaras) capta uma sequência rápida de imagens em meras frações de segundo. É útil para fotografar um motivo em movimento ou captar uma fração de segundo de ação. Se a sua câmara tiver este modo, ligue-o e experimente-o. Vai aumentar as suas hipóteses de obter a fotografia de ação que pretende em condições de pouca luz.

7. As melhores câmaras para a fotografia em condições de pouca luz

Numa imagem em time-lapse, seis luas parecem estar a atravessar o céu atrás do Mosteiro da Serra do Pilar.

Independentemente das suas necessidades e do seu orçamento, existe uma vasta gama de câmaras ideais para a fotografia em condições de pouca luz. Um tripé também é útil para reduzir a vibração da câmara durante exposições mais longas ou para tornar as fotografias em time-lapse mais fluidas. Captada com uma Canon EOS R8 com uma objetiva Canon RF 100-400mm F5.6-8 IS USM a 1/80 seg., f/6.3 e ISO 6400. © Mara Leite

Canon EOS R6 Mark II

Uma câmara mirrorless Full-Frame perfeita para a fotografia em condições de pouca luz

  • Estabilização de imagem no corpo (IBIS) altamente eficaz
  • O sistema de focagem automática líder da sua classe funciona na escuridão quase total
  • Qualidade de imagem impressionante com definições do ISO elevadas

Canon EOS R8

Uma câmara mirrorless potente e económica com um sensor Full-Frame

  • Sensor de imagem Full-Frame para uma qualidade deslumbrante em condições de pouca luz
  • Desempenho avançado da focagem automática em condições de pouca luz

Canon EOS R50

Uma câmara mirrorless leve, perfeita para criadores de conteúdo em ascensão

  • Câmara mirrorless compacta com capacidades impressionantes em condições de pouca luz
  • Sensor APS-C com um intervalo ISO elevado, perfeito para fotógrafos e vloggers principiantes

Canon EOS R10

Uma câmara mirrorless APS-C versátil

  • Oferece controlo criativo com um design compacto para fotografia de rua em condições de pouca luz
  • Excelente qualidade de imagem com focagem automática avançada

Canon PowerShot SX740 HS LITE EDITION

Pequena e elegante, mas potente

  • Com um elevado zoom ótico de 40x e uma fantástica resolução de filme 4K
  • Sensor CMOS de 20,3 MP, pequeno mas de alta qualidade
  • Processador de imagem DIGIC 8 para captar fotografias de alta definição
  • Uma grande variedade de modos de fotografia noturna, incluindo o modo de cena noturna sem tripé

Canon PowerShot V10

Câmara compacta para vlogues com funcionalidades para condições de pouca luz

  • Concebida para vloggers, com um pedestal de suporte incorporado para estabilidade em ambientes escuros
  • Capta imagens brilhantes e estáveis em condições de pouca luz



Escrito por Matthew Richards e John Marshall

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