FOTOGRAFIA MACRO

Criar grandes planos com fotografia de comida

Descubra e capte pequenos mundos ocultos em objetos do dia a dia com a nitidez deslumbrante das objetivas macro Canon.
Um grande plano macro de dois rebuçados "Fruit pastille", com um pedaço grande de açúcar a criar a forma de uma gota a sobrepor-se aos dois rebuçados, captado com uma Canon EOS R10 com uma objetiva Canon RF 100mm F2.8L MACRO IS USM.

Quando pensa em fotografia macro, a comida pode ser muitas vezes deixada de fora da conversa, para serem destacados motivos mais tradicionais, como insetos e flores. No entanto, a fotografia de comida é incrivelmente acessível, com uma variedade de potenciais motivos ao seu alcance em casa. Além disso, não precisa de estar dependente de boas condições meteorológicas ou do seu motivo permanecer imóvel para obter excelentes resultados.

Mas isso não quer dizer que é sempre fácil obter algo que melhore uma fotografia do seu almoço. Uma forma diferente de abordar a fotografia de comida é utilizar uma objetiva macro para se aproximar bastante, criando abstratos deslumbrantes que têm o poder de fascinar o observador. Também pode experimentar técnicas como o empilhamento de focagem, que é agora mais fácil do que nunca, graças às funcionalidades inovadoras disponíveis em algumas das câmaras mais recentes da Canon, como a Canon EOS R10.

Desafiámos o fotógrafo macro Matt Doogue a experimentar a fotografia de comida. Está mais habituado a captar fotografia macro no terreno, especializando-se em insetos, plantas e fungos, por isso, ficar no interior e fotografar motivos na sua cozinha acabou por ser uma experiência empolgante que o fez olhar para a fotografia macro de uma forma completamente diferente.

Aqui, partilha algumas das coisas que descobriu.

1. Procure texturas, formas, cores e padrões

Um grande plano macro da borda de uma folha de sálvia, que mostra todos os detalhes das nervuras, captado com uma Canon EOS R10 com uma objetiva Canon RF 100mm F2.8L MACRO IS USM.

Através da fotografia de comida em grande plano, Matt conseguiu captar todos os detalhes das nervuras de uma folha de sálvia. Captada com uma Canon EOS R10 com uma objetiva Canon RF 100mm F2.8L MACRO IS USM a 1/60 seg., f/6,3 e ISO 400. © Matt Doogue

Uma fotografia macro colorida de uma língua de goma com açúcar, captada com ampliação de 1:1 com uma Canon EOS R10 com uma objetiva Canon RF 100mm F2.8L MACRO IS USM.

Matt nunca tinha considerado fotografar comida em grande plano. "Estou sempre à procura de um novo desafio que inspire a minha fotografia", afirma. "Encontro muita inspiração na fotografia de outros motivos macro, por isso pensei, 'Porque não experimentar com comida?'"

Qualquer comida que tenha uma textura, um padrão, uma cor ou uma forma interessantes funciona particularmente bem para fotografias macro muito aproximadas. "Tudo o que tiver um revestimento de açúcar fica com um aspeto fantástico porque os cristais de açúcar parecem diamantes quando os fotografa em grande plano", afirma Matt. "A maioria dos doces tem texturas, saliências e formas que funcionam bem, e vai também descobrir que os doces têm muitas vezes cores vibrantes, como vermelhos, amarelos, rosas e verdes.

"Além disso, os vegetais como a couve-flor, a couve e até as cebolas têm uma estrutura interessante. Quanto mais natural for o produto, melhor será a simetria, enquanto que os produtos fabricados, como os doces, poderão produzir melhores resultados abstratos."

2. Tenha em conta a iluminação

Iluminação a partir de cima

Iluminação a partir da lateral

Matt considera que a iluminação desempenha muitas vezes um papel importante na sua fotografia macro, mas a comida é muito diferente dos seus motivos habituais. "Não precisei de difundir tanta luz, nem perto disso, como teria de difundir para algo brilhante, como um besouro", afirma.

Para este projeto, Matt comprou uma pequena e barata softbox de estúdio, mas pode sempre tentar criar a sua própria. Também utilizou luzes LED para realçar elementos do motivo.

"Também pode criar uma série, na qual cada imagem tem um aspeto completamente diferente", acrescenta Matt. "Por exemplo, as imagens da chupeta de goma produzem um círculo com um buraco escuro, mas se a iluminar sempre de diferentes ângulos, pode parecer completamente diferente, mesmo que a câmara e a objetiva sejam as mesmas."

Se não tiver acesso a nenhuma iluminação, também pode trabalhar com luz natural, especialmente se conseguir fotografar comida perto de uma janela e trabalhar com a luz do dia. Utilizar um refletor, até um construído em casa com papel de alumínio, também pode ajudar a iluminar o seu motivo.

3. Escolha a objetiva macro certa para fotografia de comida

Um grande plano macro de uma framboesa, que mostra os pequenos caules em cada drupéola, captado com uma Canon EOS R10 com uma objetiva Canon RF 100mm F2.8L MACRO IS USM.

Um grande plano com ampliação total de uma framboesa fresca iluminada a partir do canto superior direito, captado de um ângulo ligeiramente traseiro para conferir sombra e forma. Esta foi a primeira vez que Matt fotografou com a Canon EOS R10 e ficou muito impressionado com as suas capacidades. "A qualidade de imagem é excelente para uma câmara com um preço tão baixo", afirma Matt. "É incrível." Captada com uma Canon EOS R10 com uma objetiva Canon RF 100mm F2.8L MACRO IS USM a 1/60 seg., f/7,1 e ISO 1250. © Matt Doogue

Embora possa fotografar comida com muitos tipos diferentes de objetivas, para obter os melhores e mais detalhados resultados, vai querer procurar uma objetiva com a designação "macro".

Estão disponíveis opções que se adequam a uma variedade de orçamentos e estilos de captação. A objetiva Canon RF 85mm F2 MACRO IS STM é uma fantástica opção, porque é leve com uma distância de focagem curta. O rácio de ampliação é de 0,5x, mas continua a conseguir criar fotografias detalhadas, bem como afastar-se um pouco para mostrar mais contexto, se pretender. Para quem tem um orçamento maior e pretende aproximar-se o máximo possível, a RF 100mm F2.8L MACRO IS USM é uma excelente escolha, oferecendo uma ampliação de 1,4x para fotografias abstratas transcendentais.

Consulte os nossos guias sobre o melhor kit para principiantes para fotografia macro e as melhores objetivas Canon para fotografia de comida para obter mais conselhos. Também pode utilizar a prática ferramenta de pesquisa de objetivas da Canon, que personaliza as recomendações com base na sua câmara, no género que pretende fotografar e nas características que mais valoriza.

4. Experimente o empilhamento de focagem

Um grande plano macro de um favo doce, que mostra a consistência das bolhas de ar, captado com uma Canon EOS R10 com uma objetiva Canon RF 100mm F2.8L MACRO IS USM.

Um pedaço de uma barra de chocolate em favo fotografado com ampliação total, iluminado a partir do canto superior direito e também ligeiramente por trás para conferir sombra e contraste, e fotografado utilizando um tripé, bem como o empilhamento de focagem da câmara para garantir que todas as partes da imagem estão focadas. "A comida é excelente para praticar o empilhamento de focagem", afirma Matt. "Em casa, pode fazer experiências para ficar a saber quantas pilhas (imagens) são necessárias para obter a profundidade de campo pretendida." Captada com uma Canon EOS R10 com uma objetiva Canon RF 100mm F2.8L MACRO IS USM a 1/60 seg., f/7,1 e ISO 250. © Matt Doogue

Um grande plano macro de um favo doce iluminado por trás, o que confere um efeito de brasas a arder por entre as bolhas de ar, captado com uma Canon EOS R10 com uma objetiva Canon RF 100mm F2.8L MACRO IS USM.

Outro pedaço de um favo doce, desta vez iluminado por trás para dar a impressão de um fogo brilhante e, mais uma vez, utilizando o empilhamento de focagem da câmara. "Empilhar a focagem com a EOS R10 tornou o processo muito mais fácil", afirma Matt com entusiasmo. "Normalmente, empilho manualmente, mas com a EOS R10 foi tudo muito mais fácil. Consigo fazer num minuto o que normalmente demoraria horas." Captada com uma Canon EOS R10 com uma objetiva Canon RF 100mm F2.8L MACRO IS USM a 1/50 seg., f/7,1 e ISO 250. © Matt Doogue

O empilhamento de focagem é uma técnica que combina imagens captadas com diferentes pontos de focagem. Pode fazê-lo manualmente, utilizando ferramentas como a ferramenta de composição de profundidade do software Digital Photo Professional (DPP) da Canon, mas modelos como a Canon EOS R10 e a EOS R7 permitem que faça tudo na câmara.

"Vou poupar tanto tempo", afirma Matt. "Com a EOS R10, consegui captar um empilhamento de focagem de 100 imagens num minuto e a imagem foi rapidamente processada na câmara. No passado, quando experimentei esta técnica, tive de comprar um computador topo de gama novo para lidar com os ficheiros de imagem e para combiná-los com o software de edição de imagem. Agora, posso fazer com que a EOS R10 crie uma composição e trabalhar rapidamente com um único ficheiro de imagem, o que me inspirou a experimentar esta técnica mais frequentemente.

"Para além disso, a câmara também lhe dá as imagens individuais. Isto é excelente caso decida mais tarde que não quer um "empilhamento completo", por exemplo, se pretender ter mais suavidade no primeiro plano. Ao dar-lhe todos os ficheiros, proporciona-lhe a liberdade ou criatividade para ajustar as imagens exatamente como pretende."

Todas as câmaras do sistema EOS R dispõem também de uma opção de visualização do pico de focagem manual, que utiliza cores brilhantes para destacar as áreas focadas da sua imagem.

5. Explore motivos diferentes

Um grande plano macro dos cristais de açúcar na superfície de um rebuçado "Fruit pastille", captado com uma Canon EOS R10 com uma objetiva Canon RF 100mm F2.8L MACRO IS USM.

Olhar para um motivo através de uma objetiva macro permitiu a Matt apreciar a beleza da sua estrutura. Com uma ampliação total, a superfície deste rebuçado "Fruit pastille" fica totalmente irreconhecível. Captada com uma Canon EOS R10 com uma objetiva Canon RF 100mm F2.8L MACRO IS USM a 1/60 seg., f/7,1 e ISO 250. © Matt Doogue

Um grande plano macro de três rebuçados "Fruit pastille", com o do meio com iluminação traseira para parecer que está a brilhar, captado com uma Canon EOS R10 com uma objetiva Canon RF 100mm F2.8L MACRO IS USM.

Esta fotografia foi criada com três rebuçados "Fruit pastille", com os dois das pontas a sobreporem-se ao rebuçado em contraluz que está por baixo. "Experimente a fotografia macro em objetos inanimados primeiro", aconselha Matt. "Habitue-se à iluminação e ao funcionamento da câmara. Experimentar a fotografia de comida em casa é perfeito." Captada com uma Canon EOS R10 com uma objetiva Canon RF 100mm F2.8L MACRO IS USM a 1/60 seg., f/7,1 e ISO 250. © Matt Doogue

Se é novo na fotografia de comida, pode descobrir que abrandar e trabalhar de uma forma mais ponderada é um desafio. Mas também pode abrir os seus olhos para novas formas de ver o seu motivo, sendo uma oportunidade para criar novas imagens e explorar um lado mais consciente da sua fotografia.

"Fiquei deslumbrado com a experiência, em particular com fotografar os rebuçados "Fruit pastille", afirma Matt. "Perdi-me no mundo da comida. Todas estas pequenas coisas que compra num supermercado, pega nelas, coloca-as no seu carrinho e come-as; não olha para elas com atenção para apreciar a complexidade e o design, especialmente dos produtos naturais. Muita arte é inspirada pela natureza e percebe-se o motivo quando se fotografa de perto e se vê estes incríveis designs e estruturas criados pela própria natureza."

6. Crie imagens intrigantes

Um grande plano macro de uma fatia de uma couve roxa, captado com uma Canon EOS R10 com uma objetiva Canon RF 85mm F2 MACRO IS STM.

"Nunca pensei na comida como um motivo para fotografia macro, mas agora vou começar a pensar", afirma Matt. "Fiquei muito surpreendido com alguns dos padrões, texturas e arte abstrata que é possível criar." Captada com uma Canon EOS R10 com uma objetiva Canon RF 85mm F2 MACRO IS STM a 1/60 seg., f/7,1 e ISO 250. © Matt Doogue

Criar abstratos em grande plano dá-lhe um superpoder: a capacidade de cativar e criar mistério com as suas fotografias. Pode até criar o seu próprio jogo de "adivinhar a comida" com os seus amigos, família ou seguidores nas redes sociais.

"Enviei a fotografia de um rebuçado "Fruit pastille" [imagem do cabeçalho] para dois geólogos," diz Matt. "Pedi-lhes que me dissessem que rocha achavam que era. Estavam a dizer que poderia ser quartzo rosa e outras coisas. Até começou um pequeno debate sobre o que era!

"Quando fotografei couve, um membro da minha família disse que nunca mais queria voltar a comer couve por causa dos detalhes revelados no grande plano."

Tal como acontece com qualquer arte, a fotografia consiste em fazer com que o observador sinta algo, quer seja surpresa, fome ou, neste caso, repulsa. Se o faz sentir emoções fortes, significa que serviu o seu propósito.

Experimentar fotografar comida abriu os olhos de Matt para as possibilidades criativas. "Quero incluir mais elementos naturais e mais simetria das plantas, folhas e flores na minha fotografia", afirma. "Também vou ver cogumelos e líquenes mais de perto, bem como padrões em árvores e cascas. Se consigo fazer com que um rebuçado "Fruit pastille" pareça uma pintura cristalina, tenho a certeza de que também consigo fazer algo fantástico com os motivos que costumo fotografar."

Matt também organiza workshops e dá aulas; enfrentar este desafio deu-lhe novas ideias. "Costumava sempre aconselhar a compra de flores para praticar em casa, mas agora vou começar a recomendar comida porque fiquei surpreendido com o que consegui ver."

Escrito por Astrid Pitman

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