FOTOGRAFIA MACRO

Sugestões de fotografia macro

Estas dicas de fotografia macro irão ajudar a captar imagens fantásticas em grande plano. Eis tudo o que precisa de saber, desde técnicas criativas e definições essenciais da câmara, até à escolha do kit Canon certo.
Um grande plano extremo de uma vespa colorida e brilhante a alimentar-se na antera de uma flor verde-lima.

As fotografias de grande plano de insetos, flores, alimentos e objetos domésticos podem revelar níveis de detalhe surpreendentes. Com a câmara e a objetiva certas e as definições adequadas, pode revelar todos os detalhes visíveis a olho nu. Normalmente, uma objetiva macro proporciona uma ampliação entre 0,5x e 1,0x à distância de focagem mínima. Isto pode não parecer particularmente impressionante, mas a ampliação de 1,0x reproduz pequenos objetos em tamanho real no sensor de imagem da câmara. Estarão muito ampliados quando os visualizar no ecrã ou na impressão, dando uma perspetiva totalmente nova à sua fotografia.

Qualquer coisa pode ser um motivo na fotografia macro à medida que descobre um mundo oculto e vê as coisas do dia a dia de forma diferente. Fotografar a distâncias realmente curtas pode ser muito divertido, mas tem os seus desafios técnicos. Continue a ler para descobrir conselhos de especialistas para criar imagens espetaculares em grande plano, bem como o melhor kit da Canon para fotografia macro, mesmo num orçamento limitado.

Técnicas de fotografia macro

Imagem em grande plano de uma flor rosa vibrante.

A natureza tem níveis de beleza escondidos que pode revelar através de grandes planos e da fotografia macro. Tirada com uma Canon EOS R6 com uma objetiva Canon RF 85mm F2 MACRO IS STM a 1/1250 seg., f/2 e ISO 400. © Ilvy Njiokiktjien

A focagem pode ser complicada nas fotografias de grande plano, exigindo extrema precisão devido à profundidade de campo tipicamente reduzida. A aplicação Guia de Fotografia da Canon inclui uma ferramenta útil que calcula os pontos de focagem mais próximos e distantes, a profundidade de campo e a distância hiperfocal, dependendo da câmara e das definições.

Para imagens de natureza morta, como a fotografia macro de comida, a melhor solução será montar a câmara num tripé ou noutro tipo de suporte de forma a que esta permaneça fixa e não existam movimentos ou desfocagem. Para garantir que não existe qualquer movimento da câmara, utilize o temporizador automático de dois segundos ou um controlo remoto para não ter de tocar na câmara para tirar a fotografia.

Mesmo quando utiliza um tripé, podem ocorrer vibrações causadas pelo toque na câmara imediatamente antes de uma exposição e, no caso das câmaras DSLR, pela rotação do espelho de reflexo para cima. Uma boa combinação de definições disponíveis na maior parte das DSLR da Canon é a utilização do atraso de dois segundos do temporizador automático em conjunto com o modo de bloqueio de espelho. O espelho irá então rodar para cima dois segundos antes da fotografia ser tirada, proporcionando tempo suficiente para que as vibrações se dissipem. A aplicação Camera Connect da Canon também é útil nestas situações, permitindo-lhe controlar a câmara a partir do seu telemóvel.

Com a câmara fixa, a focagem automática pode funcionar bem se utilizar o AF de ponto único e alinhar com precisão o ponto de acordo com a parte do motivo que pretende que fique mais nítida. A focagem manual pode conferir melhores resultados. A EOS M e todas as câmaras mirrorless do sistema EOS R incluem uma opção de pico de focagem (a objetiva tem de estar no modo MF). Ative esta opção e as áreas dentro da moldura da imagem serão mostradas no visor ou no ecrã traseiro à medida em que estas são focadas, permitindo-lhe ajustar a imagem. Em alternativa, utilize uma pré-visualização ampliada da área pretendida para garantir uma focagem manual ideal. Pode utilizar a mesma técnica no ecrã traseiro das Canon DSLR ao mudar para o modo de Visualização direta.

Grandes motivos macro ao longo do ano

Para uma fotografia macro eficaz, tem de pensar nas pequenas coisas. Os insetos de jardim, as aranhas e as abelhas são grandes motivos, pois a natureza em geral tem muito para oferecer durante todo o ano. Desde flores na primavera a abelhas e borboletas no verão, folhas douradas e cogumelos no outono e flocos de neve e geada no inverno, há sempre algo para fotografar.

Em espaços interiores, pode dar azo à criatividade com a fotografia macro de comida ou fotografar grandes planos extremos de objetos, como lápis de cor ricos em pormenores. Para obter mais inspiração sobre motivos e como os fotografar, veja acima o vídeo de Ian Wade sobre a fotografia macro de outono.

Iluminação para fotografia macro

Uma imagem de grande plano bem iluminada de um repolho vermelho tirada por Matt Doogue numa Canon EOS R10.

Esta fotografia de grande plano de uma couve vermelha foi captada com ampliação total e iluminada de cima. O fotógrafo Matt Doogue utilizou o empilhamento de focagem na câmara para manter uma focagem uniforme em toda a imagem. Captada com uma Canon EOS R10 com uma objetiva Canon RF 100mm F2.8L MACRO IS USM a 1/60 seg., f/5,6 e ISO 250.

Para contrastar, uma imagem de grande plano mais escura de uma couve vermelha tirada por Matt Doogue numa Canon EOS R10.

Uma imagem de grande plano de uma couve vermelha captada com ampliação total, desta vez iluminada à direita e com potência reduzida para realçar a textura e os contornos das linhas da couve. Matt utilizou novamente o empilhamento de focagem na câmara para manter uma focagem mais uniforme. Captada com uma Canon EOS R10 com uma objetiva Canon RF 100mm F2.8L MACRO IS USM a 1/60 seg., f/5,6 e ISO 250.

De forma a realçar os detalhes, experimente diferentes fontes de luz, desde a luz ambiente natural e da reflexão da luz numa folha de papel ou cartão branco até à utilização de um painel de iluminação LED fotográfico ou de um flash Speedlite.

A iluminação de baixa intensidade relativa, normalmente, não é um problema caso esteja a utilizar um tripé para fotografia macro de flores, grandes planos de comida e outros motivos de natureza morta, mas a pouca iluminação pode resultar em imagens monótonas. Para fotografias em interior, pode adicionar luz com um candeeiro de mesa ou utilizar a luz de dia que entra por uma janela. As lâmpadas fotográficas LED também são uma boa opção, assim como os LED Macro Lites.

Uma solução mais avançada é utilizar uma unidade de flash ou Speedlite. Para além de proporcionarem iluminação, a duração muito curta do flash consegue captar eficazmente a ação. Para o melhor controlo da fotografia de grande plano e um efeito de iluminação sem sombras na fotografia macro, o flash anelar Macro Lite Canon MR-14EX II é compatível com a maior parte das objetivas macro Canon. Em alternativa, tente iluminar um motivo com uma luz clara a partir de um ângulo oblíquo. Isto irá criar sombras profundas, conferindo um aspeto tridimensional.

Aumentar a profundidade de campo

A close-up image of blue flowers; the blooms in the centre are in focus, while the background is blurred.

Mesmo com uma focagem mais precisa e uma abertura estreita, por vezes não será possível obter a nitidez em profundidade pretendida. Mais uma vez, isto deve-se à bastante reduzida profundidade de campo das fotografias em grande plano. Algumas câmaras Canon, incluindo a Canon EOS R8 e a EOS R6 Mark II dispõem de um modo de variação da focagem. Esta opção é excelente para disparo no modo macro, uma vez que tira uma série de fotografias enquanto progride automaticamente numa vasta gama de distâncias de focagem entre cada fotograma. As várias fotografias podem então ser fundidas numa única imagem na fase de edição, resultando numa maior profundidade de campo.

Composição eficaz para fotografias macro

Um grande plano de um bolo rosa e amarelo tirado por Matt Doogue numa Canon EOS R10.

Em comparação com uma câmara Full-Frame, uma câmara de formato APS-C, como a Canon EOS R50 ou EOS R10, tem um sensor de imagem mais pequeno. Para além de proporcionar à objetiva instalada uma distância focal "eficaz" mais longa, também lhe proporciona uma ampliação mais eficaz devido ao fator de corte de 1,6x. É excelente para se aproximar de uma pequena área de um objeto para uma composição dramática, como esta fotografia de bolo com ampliação total, iluminada a partir da parte superior e ligeiramente atrás para adicionar sombra e contraste. Captada com uma Canon EOS R10 com uma objetiva Canon RF 100mm F2.8L MACRO IS USM a 1/60 seg., f/7,1 e ISO 1250.

Pode utilizar a profundidade de campo normalmente reduzida para tirar partido da fotografia macro. As áreas a mais de alguns centímetros de distância à frente ou atrás do plano de focagem ficam muito desfocadas na imagem. Por isso, é importante pensar no fundo, bem como no objeto que está a fotografar.

Os fundos com uma cor e brilho bastante uniformes formam um cenário simples que pode ajudar a isolar o motivo principal e fazer com que se destaque na imagem. Os fundos com cores e tons mais variados também podem funcionar bem. De qualquer forma, considere as cores do motivo principal e do ambiente circundante e como funcionam em conjunto para melhorar a imagem geral.

A regra dos terços é uma ferramenta de composição clássica. Pense no enquadramento como estando dividido por linhas de grelha igualmente espaçadas, duas na horizontal e duas na vertical, que pode adicionar na câmara. Tente colocar a área de interesse principal sobre o ponto em que duas das linhas se cruzam. Isto pode criar o impacto visual máximo numa imagem. Em alternativa, quebre as regras e posicione o motivo principal no centro do enquadramento. Isto pode funcionar bem com objetos simétricos, que por si só são grandes motivos macro.

No caso de flores, folhas e outros motivos ligeiramente maiores, uma boa sugestão de composição é aproximar-se numa área muito pequena do objeto completo e tirar uma fotografia detalhada.

As melhores câmaras para fotografia macro

Um grande plano extremo de uma concha onde é possível observar a textura nas espirais.

De forma semelhante a outras câmaras do sistema Canon EOS R, a EOS RP dispõe de uma vasta gama de poderosas funções macro, incluindo picos de focagem e variação de focagem. Tirada com uma Canon EOS RP com uma objetiva Canon RF 24-105mm F4-7.1 IS STM a 24 mm, 15 seg., f/4 e ISO 100.

Um grande plano extremo de uma flor vermelha onde é possível observar os detalhes nas pétalas.

A EOS RP também inclui um ecrã tátil traseiro de ângulo variável. Isto funciona muito bem quando tira fotografias macro de ângulos complicados, bem como quando pretende uma focagem rápida e fácil para grandes planos gerais, uma vez que pode simplesmente tocar no ponto da imagem de pré-visualização em que pretende utilizar a focagem automática. Tirada com uma Canon EOS RP com uma objetiva Canon RF 24-105mm F4-7.1 IS STM a 24 mm, 1/10 seg., f/4 e ISO 100.

Não necessita de câmaras e objetivas caras para captar grandes planos. A melhor câmara para fotografia macro é aquela que tem à sua disposição. Muitas câmaras para principiantes de apontar e disparar têm um modo de disparo macro que permite distâncias de focagem até apenas 1 cm, enquanto a câmara compacta Canon PowerShot G7 X Mark III tem um modo Macro mais potente.

As câmaras EOS que aceitam objetivas intermutáveis conferem mais flexibilidade para fotografias de grande plano, uma vez que é possível colocar a objetiva ideal para essa tarefa. A Canon EOS R50 e a EOS R10 também têm ecrãs táteis de ângulo variável, facilitando a fotografia com ângulos criativos. Basta tocar no ponto no ecrã relacionado com a área da cena onde pretende focagem automática. Incluem também uma opção de pré-visualização alargada e pico de focagem para uma focagem manual ultra-precisa. Outro bónus destas câmaras de formato APS-C, em comparação com corpos Full-Frame, é que o fator de recorte aumenta eficazmente a ampliação máxima de uma objetiva macro de 1,0x para 1,6x.

Para os entusiastas que pretendam levar a fotografia macro criativa ao próximo nível, a gama de câmaras Full-Frame da Canon são ideais. Por exemplo, a elevada contagem de MP dos sensores Full-Frame nas EOS R8 e EOS R6 Mark II permite-lhes manter uma qualidade de imagem incrível em condições de pouca luz, permitindo fotografias limpas mesmo com valores ISO elevados. Tal como a EOS R50 e a EOS R10, também incluem uma função de variação de focagem que é particularmente útil para fotografia macro.

As melhores lentes para fotografar grandes planos

Um grande plano extremo de uma folha onde é possível ver a sua estrutura complexa.

Tal como as objetivas macro Canon mais recentes, a RF 85mm F2 MACRO IS STM dispõe de um estabilizador de imagem híbrido. Este compensa o movimento horizontal e vertical, tornando a estabilização muito mais eficaz em grandes planos e em disparo no modo macro sem tripé. Tirada com uma Canon EOS R com uma objetiva Canon RF 85mm F2 MACRO IS STM a 1/40 seg., f/2 e ISO 800.

Um grande plano extremo da cabeça e asas de uma borboleta.

A objetiva Canon RF 100mm F2.8L MACRO IS USM com ampliação de 1,4x permite captar detalhes incríveis tais como as escamas individuais nas asas desta borboleta. Tirada com uma Canon EOS R5 com uma objetiva Canon RF 100mm F2.8L MACRO IS USM a 1/50 seg., f/4,5 e ISO 3200. © Oliver Wright Photography

Muitas objetivas fornecidas com as câmaras Canon EOS contam com distâncias mínimas de focagem (MFD) incrivelmente curtas. Isto inclui as Canon RF 24-105mm F4-7.1 IS STM para o sistema EOS R, que tem um MFD de apenas 13 cm.

No que diz respeito a excelentes objetivas macro, estas incluem a Canon RF 35mm F1.8 MACRO IS STM e a RF 85mm F2 MACRO IS STM. Estas objetivas proporcionam uma ampliação máxima de 0,5x e são fornecidas com estabilizadores de imagem híbridos. Estas corrigem a deslocação nos planos vertical e horizontal, bem como a vibração. Em comparação com os estabilizadores de imagem normais, os estabilizadores de imagem híbridos da Canon são muito mais eficazes na captação sem tripé em grandes planos extremos.

A derradeira objetiva macro, a Canon RF 100mm F2.8L MACRO IS USM, oferece uma ampliação de 1,4x líder da sua classe, bem como um anel de controlo de aberração esférica, permitindo-lhe ajustar o aspeto do bokeh de primeiro plano e de fundo em áreas desfocadas.

As melhores definições para fotografia macro

Uma mulher a captar uma imagem macro de uma concha com uma câmara e objetiva Canon. Está vestida com roupa de inverno e tem os cotovelos apoiados na areia.

Pense no nível de detalhe que conseguirá captar numa fotografia de grande angular de uma paisagem. Agora imagine preencher a maior parte do sensor de imagem da câmara com algo do tamanho de um selo de correio. Até mesmo a ampliação macro de 0,5x pode revelar pormenores que, normalmente, são invisíveis a olho nu.

Um homem a utilizar uma câmara com uma objetiva grande para tirar uma fotografia em grande plano de um inseto numa folha.

Fotografar grandes planos de insetos pode tanto dar certo como errado. No entanto, é possível melhorar a sua taxa de sucesso ao selecionar o modo de focagem automática AI Servo (contínuo) e o modo de avanço contínuo de alta velocidade. Mantenha o botão do obturador premido para captar uma sequência rápida de imagens de forma a garantir que obtém, pelo menos, algumas boas fotografias.

O modo de fotografia macro em várias câmaras Canon funciona bem, mas para uma fotografia macro mais criativa com câmaras direcionadas para entusiastas, a melhor opção é assumir o controlo manual. A utilização dos modos semiautomático e manual pode acabar por compensar.

Uma dificuldade em particular é que a profundidade de campo (a distância entre os pontos mais próximo e mais distante numa cena que é apresentada com nitidez) torna-se muito pequena em fotografias de grande plano e absolutamente pequena em fotografia macro total. Para maximizar a profundidade de campo, pode mudar para o modo de disparo Av (prioridade à abertura) e indicar uma abertura estreita entre f/16 e f/22. No entanto, exceto se a iluminação for muito luminosa, isto pode exigir velocidades de obturação lentas para uma exposição correta. Geralmente, não é um problema se estiver a utilizar um tripé.

A fotografia macro de insetos requer uma velocidade de obturador elevada de forma a captar o movimento. Isto também é verdade quando falamos de outros motivos vivos, por exemplo, na fotografia macro de olhos. Uma das formas de o conseguir quando também utiliza uma abertura estreita é aumentar a definição de ISO da sua câmara. No entanto, um ISO mais elevado pode resultar na perda de pormenores e num aumento do ruído da imagem. É aqui que as capacidades de baixo ruído das câmaras Full-Frame, como a Canon EOS R8 ou a EOS R6 Mark II, entram em jogo.

Toques de acabamento

Ecrã traseiro de uma câmara Canon EOS R6 onde é apresentado o modo de disparo RAW e as definições para uma imagem de grande plano da cabeça de um papagaio.

Muitas câmaras Canon dispõem de um modo de qualidade RAW. Utilize esta opção para obter a maior latitude na fase de edição, utilizando software como o Digital Photo Professional da Canon (disponível como transferência gratuita). Poderá ajustar o valor da exposição e o equilíbrio de brancos para obter o melhor brilho e representação das cores sem degradação da qualidade da imagem. Também poderá aplicar nitidez ou utilizar uma máscara de alisamento para acentuar os detalhes e adicionar impacto ajustando a nitidez, o contraste, a tonalidade e a saturação das cores.

A grande maioria das imagens macro e de grande plano beneficiam bastante com uma pequena edição. Se a distância mínima de focagem da objetiva limitar em termos de aproximação a um motivo, não entre em pânico. O recorte criativo na fase de edição permite-lhe remover a periferia indesejada de uma imagem e manter apenas a área pretendida.

Não existe nada totalmente perfeito. Quando estiver a tirar fotografias macro ou de grande plano, a quantidade de pormenores que irá captar irá acentuar quaisquer presenças de pó, manchas ou outras falhas. O pincel de recuperação ou a ferramenta de clonagem do software de edição de imagens pode mascarar estas áreas de forma eficaz, copiando os dados relativos ao brilho, à cor e à textura dos píxeis circundantes.

As versões mais recentes do Canon Digital Photo Professional (DPP) também incluem uma ferramenta de composição da profundidade. Isto automatiza o processo de conversão de um lote de imagens captadas com o modo de variação de focagem daquelas câmaras do sistema EOS R que não dispõe da opção na câmara, unindo-as numa única imagem. É uma ferramenta ideal para aumentar a profundidade de campo efetiva em grandes planos e em fotografia macro.

Esperamos que estas dicas e técnicas tenham demonstrado como é fácil iniciar-se na fotografia macro e que tenham inspirado a que tente captar grandes detalhes com os seus próprios grandes planos.


Escrito por Matthew Richards

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