A Lua foi sempre um motivo cativante para fotógrafos de todo o mundo, especialmente naqueles momentos raros em que aparece como superlua ou até como lua vermelha. No entanto, pode ser complicado fazer-lhe justiça. Pode ser um desafio fotografar um motivo brilhante que está muito afastado e em condições de pouca luz, bem como enquadrar e focar em distâncias focais longas. Mas, com o kit de fotografia e as definições de exposição certos, além de um planeamento cuidadoso antes de sair, pode captar fotografias da Lua incrivelmente detalhadas e paisagens lunares atmosféricas. Aqui, partilhamos todas as informações de que necessita para fotografar a Lua com conselhos de especialistas sobre as definições e os kits, bem como sugestões da astrofotógrafa Mara leite sobre como obter as melhores imagens lunares.
Sugestões para fotografar a Lua: como fotografar imagens do céu noturno de outro mundo
1. Conheça a Lua
"É possível utilizar aplicações ou websites para acompanhar as diferentes fases da Lua", afirma Mara, uma fotógrafa de paisagens e astrofotógrafa premiada. "Incluem as horas do nascer e pôr da Lua em locais de todo o mundo." Captada com uma Canon EOS R10 com uma objetiva Canon RF-S 18-150mm F3.5-6.3 IS STM a 100 mm, 1/5 seg., f/6.3 e ISO 1250. © Mara Leite
"Existem aplicações específicas que conseguem acompanhar o movimento da Lua no céu e calcular o tamanho da mesma em comparação com o seu motivo", afirma Mara. Captada com uma Canon EOS R10 com uma objetiva Canon RF 100-400mm F5.6-8 IS USM a 400 mm, 1/320 seg., f/9 e ISO 1250. © Mara Leite
A órbita da Lua em torno da Terra demora 27,32 dias. Este ciclo está dividido em fases: lua nova, crescente côncavo, quarto crescente, crescente convexo, lua cheia, minguante convexo, quarto minguante, minguante côncavo e lua nova novamente. Cada fase não só lhe confere uma perspetiva diferente da Lua, como também afeta as condições de iluminação, desde a lua cheia brilhante até à lua nova quase impercetível.
Alguns pontos do calendário lunar são verdadeiramente especiais. Quando a Lua está mais próxima da Terra e isso coincide com uma lua cheia, a altura do mês em que o Sol, a Lua e a Terra se alinham, somos capazes de observar uma lua cheia maior ou superlua. A lua vermelha, isto é, quando uma superlua normal coincide com um eclipse lunar total, é ainda mais rara. Isto significa que a Terra bloqueia completamente a luz solar direta de chegar até à lua e apenas a luz refratada da atmosfera terrestre a atinge, fazendo com que a lua pareça ter uma ténue tonalidade vermelho sangue.
2. Planeie antecipadamente
"Consultar a meteorologia antecipadamente é essencial por razões óbvias", afirma Mara. "Ao contrário das previsões de chuva ou de céu nublado, as nuvens nem sempre são más. Estas podem conferir um toque de drama e mistério às suas fotografias da Lua. Recomendo verificar a percentagem de nebulosidade e a velocidade do vento em websites meteorológicos ou no centro meteorológico local." Captada com uma Canon EOS R8 com uma objetiva Canon RF 100-400mm F5.6-8 IS USM a 100 mm, 1,6 seg., f/5.6 e ISO 6400. © Mara Leite
"Se possível, ir pessoalmente ao local de captação antes da hora de captação planeada é essencial para mim para verificar se não existem obstruções no meu campo de visão e se o local está aberto após o horário de funcionamento", revela Mara. Captada com uma Canon EOS R8 com uma objetiva Canon RF 100-400mm F5.6-8 IS USM a 325 mm, 1/320 seg., f/8 e ISO 1600. © Mara Leite
Fotografar a lua não é apenas um teste divertido para as suas competências de câmara, mas também uma forma fascinante de conhecer os movimentos da Terra e do seu satélite. É possível dizer com certeza onde a lua irá nascer, onde irá curvar no céu e a fase em que estará todas as noites, por muitos anos. Existem várias aplicações úteis para dispositivos móveis que podem ajudar a planear os seus ângulos com precisão. Como regra geral, importa saber que a lua cheia emerge diretamente oposta ao sol poente.
Certifique-se de que tem em conta a hora do dia. A Lua é talvez mais impressionante quando aparece pela primeira vez no horizonte, o que é conhecido como "nascer da Lua". Além disso, se estiver a fotografar uma superlua, fotografar nessa altura pode ter um impacto particularmente grande. A luz tem de viajar lateralmente pela atmosfera terrestre até si e, por essa razão, a lua assume uma qualidade avermelhada quente. É também neste momento que a lua parece maior, embora isto seja apenas uma ilusão: o seu tamanho permanece o mesmo durante toda a noite, mas a curvatura da atmosfera funciona como uma lupa.
Também é importante consultar a previsão meteorológica antes de sair. As condições de céu limpo proporcionam uma visibilidade ideal. Procure locais que ofereçam uma boa perspetiva do que está a acontecer e sejam visualmente interessantes, como um horizonte urbano envolvente, mas com o mínimo de distrações. Certifique-se de que tem o kit necessário. Ou seja, está tudo totalmente carregado e tem aquilo de que necessita. A Lua move-se rapidamente, pelo que não vai querer ir a correr a casa buscar algo de que se esqueceu. Caso contrário, ficará a perder!
3. Definições para fotografar a lua
Fotografar um motivo tão brilhante rodeado de escuridão pode causar problemas de exposição, por isso, tente definir a sua exposição manualmente.
Se estiver com dificuldades em fixar a lua, experimente a focagem manual. Utilize o modo de visualização direta e ative o pico de focagem para garantir que os detalhes são captados com nitidez.
Os modos de exposição automática podem não funcionar de forma consistente ao fotografar a lua, sendo melhor utilizar a exposição manual. Essencialmente, a intensidade da luz solar ao atingir a lua mantém-se inalterada, pelo que existe uma regra de exposição simples que podemos utilizar como guia: a regra "looney 11". Defina a abertura para f/11 e ajuste a velocidade do obturador para o inverso do ISO, ou seja, com ISO 100 utilizamos 1/100 seg., com ISO 200 seria 1/200 seg., e por aí adiante. No entanto, esta regra não é infalível. Pode variar a velocidade do obturador e a abertura à volta destes valores até a imagem parecer correta.
4. O melhor kit para fotografia da Lua
A Canon EOS R10 está equipada com focagem em condições de pouca luz -4 EV, permitindo-lhe focar com precisão em condições de fraca luminosidade Combine-a com a acessível mas potente objetiva RF 24-105mm F4-7.1 IS STM para captar bonitas fotografias da Lua. Tirada com uma Canon EOS R10 com uma objetiva Canon RF 24-105mm F4-7.1 IS STM a 105mm, 1/5 seg., f/7,1 e ISO 800. © Mara Leite
Com o estabilizador ótico de imagem de 5,5 pontos, a Canon RF 100-400mm F5.6-8 IS USM é uma excelente objetiva para fotografar a Lua, uma vez que proporciona maior estabilidade para fotografias sem tripé, sendo ideal para fotografias de momentos fugazes em que não tem tempo para se preocupar com a estabilização. Captada com uma Canon EOS R8 com uma objetiva Canon RF 100-400mm F5.6-8 IS USM a 400 mm, 1/200 seg., f/8 e ISO 1000. © Mara Leite
Uma teleobjetiva é essencial para fotografar a Lua em grande plano, mas quando está apenas a começar, não se preocupe. Uma objetiva rápida e dispendiosa não é essencial, uma vez que a Lua é tão brilhante que torna desnecessárias as aberturas maiores das teleobjetivas topo de gama. Mesmo uma objetiva de zoom standard, como a Canon RF 24-105mm F4-7.1 IS STM ou a RF-S 18-150mm F3.5-6.3 IS STM, pode funcionar. Pode não lhe permitir preencher o enquadramento, mas pode sempre recortar a área mais tarde. É aqui que as câmaras do sistema EOS R, com a sua alta resolução, mostram o seu valor. A Canon EOS R8 Full-Frame proporciona uma nitidez perfeita mesmo em condições de pouca luz e os sensores APS-C da Canon EOS R10 e da EOS R50 proporcionam às objetivas um campo de visão mais estreito, permitindo um alcance adicional a partir de objetivas mais amplas.
5. Aproxime-se
Quando a lua se encontra em quarto minguante ou a três quartos, é uma excelente altura para captar os detalhes da sua superfície. Tirada com uma Canon EOS RP com uma objetiva Canon RF 800mm F11 IS STM e um Extensor RF 2x a 1600 mm, 1/50 seg., f/22 e ISO 100.
Apesar de uma lua cheia ser um fenómeno fascinante, pode não ser a melhor altura para a fotografar se o seu interesse for captar caraterísticas da sua superfície, como crateras. Da mesma forma que o flash integrado de uma câmara ilumina um rosto, a luz solar frontal durante uma lua cheia elimina muitas das sombras. Noutras alturas do mês, a luz solar é mais lateral, criando as altas-luzes e as sombras necessárias para reproduzir os contornos e os detalhes da paisagem lunar. A RF 100-400mm F5.6-8 IS USM é uma excelente objetiva para grandes planos, uma vez que combina uma teleobjetiva com zoom de longo alcance com estabilização de imagem. Além disso, se pretender preencher mesmo o enquadramento, escolha uma objetiva muito comprida, como a RF 600mm F11 IS STM. A abertura de f/11 é perfeita para fotografar a Lua, uma vez que se enquadra na regra de exposição "looney 11". Se pretender aumentar o alcance das suas objetivas, os extensores de objetiva, como o extensor RF 1.4x e o extensor RF 2x podem ser úteis.
6. Obtenha uma visão mais ampla
Para procurar novos locais, Mara utiliza mapas online e as redes sociais para descobrir motivos e primeiros planos interessantes na área onde está a fotografar. "Perguntar aos habitantes locais também pode ser útil", afirma. Captada com uma Canon EOS R8 com uma objetiva Canon RF 14-35mm F4L IS USM a 19 mm, 20 seg., f/22 e ISO 640. © Mara Leite
A abertura de f/4 da objetiva Canon RF 14-35mm F4L IS USM mantém-se constante em toda a amplitude de distância focal. Isto significa que não existe qualquer alteração na velocidade do obturador e no ISO ao aumentar o zoom na Lua. Captada com uma Canon EOS R8 com uma objetiva Canon RF 14-35mm F4L IS USM a 17 mm, 1/500 seg., f/6.3 e ISO 2500. © Mara Leite
Faça experiências criativas com uma objetiva mais ampla, como a Canon RF 14-35mm F4L IS USM. Isto permitir-lhe-á incorporar a Lua numa paisagem existente. Embora a Lua seja muitas vezes assombrosa quando vista isoladamente, a inclusão de pontos de referência familiares ou de uma determinada linha do horizonte ajuda a adicionar contexto e permite-lhe criar composições interessantes. Também lhe permite jogar com a escala para obter um efeito poderoso.
Eleve a sua fotografia lunar a outro nível com mais sugestões e inspiração do fotógrafo profissional Andrew Fusek Peters*.
Escrito por James Paterson, Phil Hall e Rachel Segal Hamilton
* Disponível apenas em idiomas selecionados.