Normalmente, é mais difícil fotografar em temperaturas extremas. A neve, a geada e o gelo criam cenas de inverno espetaculares, mas a maioria das câmaras foi concebida para trabalhar apenas a partir de 0 °C ou 32 °F. Da mesma forma, ambientes extremamente quentes podem provocar o sobreaquecimento das câmaras, enquanto locais arenosos aumentam o risco de danos no equipamento que não está protegido.
Muitas câmaras Canon têm proteção contra condições atmosféricas e conseguem funcionar em condições atmosféricas adversas, mas também tem de considerar o elemento humano. Fotografar em ambientes extremos pode ser tão difícil para si como para o seu equipamento.
Obviamente, terá de ter cuidado ao fotografar em temperaturas extremas, certificando-se de que consulta as previsões meteorológicas antes de sair e de que leva o vestuário e o equipamento para fotografia de exterior adequados. No entanto, também vale a pena ter algumas sugestões práticas de fotografia à mão para ajudar a que tudo corra da melhor forma possível. Eis as nossas melhores sugestões para fotografar em condições muito frias e quentes.
NOÇÕES BÁSICAS DE FOTOGRAFIA/EXTERIOR
Sugestões para fotografar em condições atmosféricas extremas
Fotografar a baixas temperaturas
1. Mantenha as mãos quentes
As mãos a tremer podem causar a vibração da câmara e resultar em fotografias desfocadas. Certifique-se de que leva um par de luvas grossas e impermeáveis e aquecedores de mãos para aquecer as mãos depois de ter estado ao frio durante algum tempo.
Embora as luvas sejam importantes para fotografar ao frio, podem dificultar o acionamento dos botões da câmara. As objetivas Canon com um anel de controlo atribuível, como a RF 200-800mm F6.3-9 IS USM, a RF 35mm F1.8 MACRO IS STM ou a RF 85mm F2 MACRO IS STM, são frequentemente mais fáceis de utilizar com luvas. As câmaras Canon com um controlador de joystick, como a Canon EOS R10, também podem ser úteis se as luvas dificultarem a utilização do ecrã tátil para mover o ponto AF.
Se tiver um interesse especial por fotografia de inverno, o fotógrafo de desportos e Embaixador da Canon Richard Walch recomenda que invista em luvas especiais de escalada, que permitem expor as pontas dos dedos quando estiver a fotografar, mas protegem as mãos entre as fotografias.
2. Proteja o seu equipamento
As câmaras do sistema EOS R da Canon, como a EOS R6, a EOS R6 Mark II e a EOS R7, têm proteção contra condições atmosféricas e não têm problemas ao fotografar à chuva, mas verifique a meteorologia antes de sair numa tempestade. Se alguma gota cair na objetiva, limpe-a com um pano de microfibras limpo ou com um pano adequado. Também pode comprar filtros de proteção para as suas objetivas, que são muito úteis em condições extremas. É aconselhável evitar mudar as objetivas com chuva intensa ou em tempestades de neve, pois pode danificar o seu equipamento.
Se estiver a utilizar a câmara no exterior e não tiver rodado manualmente o anel de focagem ou tiver utilizado a focagem automática durante algum tempo, os anéis de focagem e de zoom da objetiva podem "congelar". Para evitar que tal aconteça, certifique-se de que a câmara está embrulhada e num saco com boa qualidade quando não a estiver a utilizar ou utilize uma cobertura se fotografar em condições de queda de neve. Em alternativa, pode rodar o anel de focagem e de zoom utilizando o motor AF ou fazendo-o manualmente.
As suas baterias descarregam mais rapidamente do que o normal em ambiente frio, por isso, mantenha a câmara e as baterias no seu saco, para as proteger das condições atmosféricas, ou num bolso interior onde o calor corporal as mantenha quentes. Além disso, lembre-se de levar o dobro das baterias habituais.
Trazer a câmara de um ambiente frio para um ambiente quente provoca condensação que pode danificar o seu equipamento. "Quando for almoçar, tanto o fotógrafo como a mochila podem ficar no exterior", aconselha Richard. “Se passar de um ambiente frio para um ambiente quente e tentar verificar as imagens, o resultado será catastrófico. A câmara fica enevoada, bem como a objetiva, e pode danificar a sua câmara. Deve manter a câmara numa zona com a mesma temperatura.” Coloque o seu kit num local ligeiramente mais fresco, como uma varanda, para permitir que o equipamento atinja a temperatura gradualmente.
Se tiver de passar diretamente de um ambiente para outro, pode tentar embrulhar um saco de plástico à volta do equipamento durante alguns minutos, para que a mudança de temperatura não seja tão drástica.
3. Utilize um tripé e fotografe remotamente
Não é fácil conseguir uma imagem estável se as suas mãos estiverem a tremer de frio. Um tripé leve e portátil ajuda a estabilizar a câmara para que possa fotografar com confiança. Lembre-se apenas de não tocar no tripé com as mãos desprotegidas se estiver em condições inferiores a zero graus, uma vez que pode "queimar" a pele. Antes de montar o tripé, pise o solo coberto de neve para criar uma superfície uniforme e compacta.
Também pode utilizar a aplicação Camera Connect da Canon no seu smartphone para disparar o obturador remotamente e sem fios, o que significa que não terá de tocar na câmara. Pode ajustar a focagem através da aplicação e utilizá-la para adicionar informações geográficas às suas imagens, para que nunca se esqueça de onde esteve quando captou aquela fotografia importante.
Fotografar em condições de calor ou arenosas
1. Proteja-se do sol
Evite a luz solar direta e mantenha-se à sombra sempre que possível. Se tiver de estar ao sol, use protetor solar com um fator de proteção UV adequado, e um chapéu que proteja o rosto. Sempre que possível, mantenha o seu equipamento à sombra, especialmente as baterias. Se for para um ambiente extremo, informe alguém sobre onde e quando vai, e quando tenciona regressar, para que essa pessoa possa dar um alerta, se necessário.
2. Escolha o equipamento ideal
Manter-se afastado da luz solar direta também evita o sobreaquecimento do equipamento, especialmente durante a gravação de vídeos. As câmaras não funcionam quando estão demasiado quentes, pelo que não conseguirá continuar quando a sua sobreaquecer, e poderá perder fotografias enquanto espera que arrefeça.
Se estiver a fotografar em ambientes arenosos, como a praia ou um deserto, tem de proteger o equipamento de grãos de areia. A solução é investir numa câmara com proteção contra condições atmosféricas, como a Canon EOS R7, que é resistente à humidade e ao pó. A EOS R7 também beneficia de proteção do obturador, que ajuda a evitar a entrada de pó no sensor. As objetivas também são vulneráveis. Combine a sua câmara com proteção contra condições atmosféricas com uma objetiva com proteção semelhante, como a Canon RF 200-800mm F6.3-9 IS USM, que possui vedantes de borracha que impedem que a areia danifique a ótica interna.
Mesmo que não esteja um calor abrasador, o equipamento pode ser afetado pela infiltração de humidade, que danifica o equipamento. Mais uma vez, o equipamento resistente à humidade e com proteção contra condições atmosféricas evita esta situação, mas existem outras medidas que pode tomar. Utilize um kit à prova de água e coloque alguns pacotes de sílica gel no interior para recolher qualquer humidade que possa entrar. Certifique-se de que guarda o seu kit num ambiente seco – talvez uma divisão com um desumidificador, se possível.
Se estiver num ambiente de calor extremo, pode guardar um saco de gelo no seu kit para ajudar manter a frescura. No entanto, certifique-se de que o saco está devidamente embrulhado para evitar que a humidade danifique o equipamento à medida que o saco de gelo descongela.
A cor do equipamento também desempenha um papel importante. Algumas objetivas Canon, como a RF 200-800mm F6.3-9 IS USM, têm um revestimento branco para manter o interior da objetiva fresco a temperaturas elevadas. A Canon EOS R50 também está disponível em branco, o que deve ajudá-la a manter-se mais fresca durante mais tempo do que uma câmara preta sob a luz solar. Além disso, as objetivas RF da série L, como a Canon RF 70-200mm F2.8L IS USM, têm um revestimento com proteção térmica que impede o sobreaquecimento do corpo da objetiva sob o sol intenso.
3. Iluminação e sobre-exposição
A luz solar intensa pode facilmente levar a imagens sobre-expostas. Tenha cuidado ao fotografar para não exagerar no brilho. Quando tal acontece, os dados são perdidos e irrecuperáveis, o que significa que não será possível corrigir a sobre-exposição na pós-produção.
Utilize o histograma ou a funcionalidade de padrão de zebra da câmara para monitorizar os picos das luzes-altas no ecrã ou através do EVF, subexpondo a sua fotografia, se necessário. Desde que não exagere no brilho, deve ser possível recuperar uma fotografia ligeiramente demasiado brilhante reduzindo as altas-luzes e os brancos num software de edição, como o Digital Photo Professional da Canon.
Para mais sugestões e técnicas para fotografar em condições difíceis, consulte o nosso artigo sobre como fotografar em paisagens extremas*.
Escrito por Peter Wolinski
* Disponível apenas em idiomas selecionados.