FOTOGRAFIA URBANA

Um desafio da objetiva de fotografia urbana

Descubra como o fotógrafo de Glasgow Andres McNeill se divertiu na sua cidade apenas com uma câmara, a Canon EOS R8, e uma objetiva, a Canon RF 28mm F2.8 STM.
Trilhos de luz de automóvel sob a luz do início da noite numa rua urbana repleta de edifícios altos; imagem captada por Andres McNeill com uma objetiva Canon RF 28mm F2.8 STM.

Na fotografia urbana, tudo pode acontecer. Momentos fotográficos incríveis podem aparecer do nada e desaparecer rapidamente. É o derradeiro desafio para um fotógrafo. Tem de estar preparado para tudo e ter um kit que consiga proporcionar resultados.

Andres McNeill, residente em Glasgow, no Reino Unido, aumentou o seu número de seguidores nas redes sociais devido ao seu estilo único de fotografia urbana, que tem a arquitetura ornamentada e histórica da sua cidade como ponto de partida. "Sempre gostei de observar pessoas", afirma. Por isso, quando dedicou verdadeiramente à fotografia em 2020, gravitou naturalmente para a rua.

Andres tende a caminhar pelos passeios até encontrar um excelente enquadramento e depois aguarda até aparecer a pessoa certa – um elemento final, mas essencial, que completa a composição.

Tal como muitos fotógrafos urbanos contemporâneos, Andres não está preso à distância focal fixa clássica de 35 mm, preferida nos primórdios do género, mas prefere antes experimentar com o que funciona para o seu motivo. Normalmente, sai com a sua Canon EOS R5 ou EOS R6 e com um adaptador de montagem Canon EF-EOS R para as suas objetivas EF.

Para ver se era possível replicar a sua imagem de marca com uma configuração mínima, conjugou a Canon EOS R8 mirrorless Full-frame com apenas uma objetiva de distância focal fixa grande angular, a extremamente compacta Canon RF 28mm F2.8 STM. Aqui, descobrimos se o equipamento esteve à altura do desafio.

A misturar-se com a área circundante

Mão a segurar uma objetiva Canon RF 28mm F2.8 STM por cima de um kit de câmara.

A Canon RF 28mm F2.8 STM leve de distância focal fixa tem uma distância focal versátil e uma abertura máxima luminosa. Andres descobriu que combinar uma objetiva tão compacta com a EOS R8 lhe dava mais oportunidades para ser criativo.

O fotógrafo Andres McNeill baixa-se para tirar um fotografia com a objetiva Canon RF 28mm F2.8 STM numa calçada coberta de musgo.

Andres foi capaz de captar imagens que, de outra forma, poderiam não ter acontecido, uma vez que os seus motivos podiam tê-lo visto e agido de forma diferente.

As melhores objetivas para fotografia urbana são aquelas que lhe permitem ser ágil, para que possa ajustar rapidamente para acompanhar ação em movimento rápido. Uma das principais caraterísticas da Canon RF 28mm F2.8 STM é o seu design elegante em forma de panqueca.

Com apenas 120 g, a RF 28mm F2.8 STM é leve em comparação com as objetivas de zoom ou de distância focal fixa mais rápidas, ideal para quando vai dar uma volta a pé numa cidade como Glasgow. "É incrivelmente pequena", diz Andres. "Em conjunto com a Canon EOS R8, nem conseguia acreditar no tamanho dela. Parecia que era quase invisível."

Para Andres, que tem mais de 1,80 m, conseguir integrar-se no ambiente circundante é uma vantagem enorme. "Pode estar realmente perto da ação e ainda assim conseguir momentos espontâneos. Passei mais despercebido do que se tivesse andado a caminhar com a minha configuração habitual."

Uma perspetiva mais ampla

Uma rua movimentada com trabalhadores e turistas num dia ensolarado. Fotografada por Andres McNeill com uma objetiva Canon RF 28mm F2.8 STM.

Fotografar com a Canon RF 28mm F2.8 STM permitiu a Andres aproximar-se dos motivos e, mesmo assim, incluir o ambiente à sua volta. Fotografada com uma Canon EOS R8 e uma objetiva Canon RF 28mm F2.8 STM a 1/1250 seg., f/2,8 e ISO 100. © Andres McNeill

Uma figura exposta à luz solar entre dois edifícios altos lança uma sombra longa no pavimento. Fotografada por Andres McNeill com uma objetiva Canon RF 28mm F2.8 STM.

Pode ser intimidante sair para a rua com uma câmara mas, com uma configuração mínima, é mais fácil passar despercebido. Fotografada com uma Canon EOS R8 e uma objetiva Canon RF 28mm F2.8 STM a 1/800 seg., f/2,8 e ISO 100. © Andres McNeill

Andres ficou no centro da cidade de Glasgow para a sessão fotográfica, "porque é aí que tudo acontece", afirma. "Existe uma mistura tão eclética de pessoas que é o melhor local para ir tirar fotografias."

A distância focal grande-angular de 28 mm foi uma nova experiência para Andres, que aproveitou a oportunidade para incluir mais da arquitetura no enquadramento. "Consegui aproximar-me muito das pessoas porque as dimensões da câmara e da configuração da objetiva são muito pequenas, mas também consegui captar a largura dos edifícios", explica.

Andres captou uma variedade de imagens, mostrando pessoas a passar pela joias arquitetónicas, dentro de áreas de luz, criando sombras longas. "Também fiz algumas exposições mais longas, com carros a passar e a criar rastos", acrescenta.

Abertura luminosa para fotografar em condições de pouca luz

Pessoa a passar em frente de um teatro à noite, iluminada pelas luzes que emanam do edifício. Fotografada por Andres McNeill com uma objetiva Canon RF 28mm F2.8 STM.

O melhor conselho que Andres recebeu foi parar de procurar fotografias e começar a procurar histórias. "Devemos captar imagens como se estivéssemos a gravar um filme", sugere. Fotografada com uma Canon EOS R8 e uma objetiva Canon RF 28mm F2.8 STM a 1/100 seg., f/2.8 e ISO 400. © Andres McNeill

A Escócia não é habitualmente conhecida pelo sol, por isso, ter uma objetiva capaz de lidar bem com cenários meteorológicos mais escuros e sem brilho é vital para Andres.

"A minha hora preferida para fotografar é a 'hora azul', logo após o sol se pôr, mas suficientemente tarde para parecer noite", afirma. "Ter essa abertura de f/2.8 foi perfeito para essas situações. Não tive de aumentar demasiado o ISO para obter uma imagem com boa exposição. Permite utilizar velocidades do obturador ligeiramente mais baixas a f/2.8 para obter uma fotografia realmente nítida."

Para o aspeto visual que procura, Andres inspira-se no cinema, remetendo para os tons azul-roxo-turquesa distintos presentes na cinematografia do filme Moonlight de 2016 como um exemplo do tipo de paleta de cores que adora nas suas próprias fotografias.

Pessoa iluminada pelas luzes do rés do chão de um parque de estacionamento com vários andares. Janelas de grande dimensão que revelam uma escadaria que se estende até ao topo do edifício. Fotografada por Andres McNeill com uma objetiva Canon RF 28mm F2.8 STM.

Andres fotografa frequentemente à noite e procura cenas urbanas onde pode tirar partido da luz disponível para obter composições interessantes. Fotografada com uma Canon EOS R8 e uma objetiva Canon RF 28mm F2.8 STM a 1/100 seg., f/2.8 e ISO 800. © Andres McNeill

Uma silhueta no final de uma longa passagem subterrânea coberta por grafítis. Fotografada por Andres McNeill com uma objetiva Canon RF 28mm F2.8 STM.

De acordo com Andres, existem dois tipos de fotógrafos urbanos: caçadores e pescadores. Andres insere-se na última categoria. "Tenho tendência a esperar que diferentes personagens se revelem", afirma. Fotografada com uma Canon EOS R8 e uma objetiva Canon RF 28mm F2.8 STM a 1/160 seg., f/2.8 e ISO 100. © Andres McNeill

Ao fotografar à noite, o Andres utiliza a luz disponível das janelas de escritórios e a sinalização de cadeias de comida rápida para melhorar as suas imagens. Depois de escurecer, ficou especialmente impressionado com o bokeh produzido pela Canon RF 28mm F2.8 STM.

"Quanto maior for o número de lâminas de abertura, mais suave é o bokeh e mais perfeito e circular é o seu aspeto", afirma. "Isso era importante, pois tinha luzes da rua e faróis de automóveis em segundo plano. Ter aquele bokeh, que é tão agradável à vista, beneficiou realmente as imagens."

Além de fotografar, Andres é também um videógrafo. A RF 28mm F2.8 STM é uma objetiva ideal para criadores de conteúdo que trabalham com movimento e para gravar vídeos, pois a correção de "focus breathing" proporciona um enquadramento consistente ao alternar entre pontos focais.

Uma opção perfeita para fotografia urbana

Homem a segurar uma câmara Canon com uma objetiva Canon de distância focal fixa encostada ao olho para tirar uma fotografia.

«Quando se começa, pensamos: "Tenho de alterar a velocidade do obturador"», diz Andres. "Agora, é um processo instintivo. Já nem sequer penso nos seletores da câmara."

Pessoa banhada por sombras entre dois edifícios altos num dia ensolarado, sentada no passeio a usar o seu telemóvel. Fotografada por Andres McNeill com uma objetiva Canon RF 28mm F2.8 STM.

Andres gostava de fazer experiências com o obturador eletrónico de 40 fps da Canon EOS R8, o que significa que tinha várias opções de edição à sua escolha. "Não conseguia acreditar quantos fotogramas era capaz de captar", declara com entusiasmo. Fotografada com uma Canon EOS R8 com uma objetiva Canon RF 28mm F2.8 STM a 1/400 seg., f/4 e ISO 100. © Andres McNeill

Esta foi a primeira vez que Andres utilizou a Canon EOS R8 e descobriu que é uma excelente câmara para fotografia urbana. Apreciou particularmente a focagem automática inteligente, que lhe permitiu manter os motivos com uma focagem nítida. "Por vezes, quase sentia que estava a fazer um pouco de batota. É quase como se lhe estivesse a dizer com a mente o que fazer e simplesmente acontecia."

Uma fotografia urbana bem-sucedida conta uma história dentro de um enquadramento. Andres lembra-se de um exemplo particularmente poderoso disto – um homem sentado num poço de luz, a fazer uma pausa (acima à direita). Graças à sua configuração discreta, Andres conseguiu tirar a fotografia enquanto o homem continuou no seu momento de calma, sem perturbações. Para o seu motivo, provavelmente foi apenas mais um dia normal, mas, visto através da lente de Andres, tornou-se algo mágico.

"O meu único conselho para os fotógrafos urbanos é apenas sair à rua e fazer mais", exorta Andres. "Eu poderia listar técnicas, mas o mais importante é treinar o olho para ver o tipo de momentos que procuram. E isso tornar-vos-á melhores fotógrafos urbanos."

Rachel Segal Hamilton

Produtos relacionados

Artigos relacionados

  • FOTOGRAFIA URBANA

    Sugestões de fotografia urbana

    Conselhos essenciais para captar imagens urbanas deslumbrantes com arquitetura.

  • Fotografia de arquitetura

    Sugestões para fotografia de arquitetura

    Entre na fotografia de arquitetura com as técnicas e os conhecimentos de um profissional.

  • FOTOGRAFIA URBANA

    Sugestões para captar retratos de rua

    Os melhores conselhos para captar retratos de rua fantásticos, do fotógrafo profissional, Julian Love.

  • FOTOGRAFIA URBANA

    Descubra a fotografia urbana abstrata

    Crie obras de arte do mundano deslumbrantes com estas técnicas simples para obter imagens urbanas surreais.