FOTOGRAFIA URBANA

As melhores dicas para captar fotografias urbanas únicas

De acordo com Andres McNeill, a fotografia urbana evoluiu nas últimas décadas e hoje é mais experimental, inspirando-se noutros géneros.
Fotografada por trás, uma pessoa atravessa uma longa ponte suspensa em direção a uma fila de edifícios altos. Tirada pelo fotógrafo urbano Andres McNeill.

A fotografia urbana existe desde que as câmaras se tornaram suficientemente portáteis para serem facilmente transportáveis. Trata-se de um género que inclui uma vasta gama de estilos, mas é vagamente definido como imagens não encenadas captadas em público. A maioria das pessoas considera as imagens de Nova Iorque dos anos 1960 a 1980 como o estilo de fotografia urbana por excelência – fotografias de ritmo acelerado, por vezes tiradas mesmo diante das pessoas. No entanto, este estilo evoluiu, como todos os tipos de fotografia.

Numa era em que todos têm um smartphone no bolso, os verdadeiros fotógrafos urbanos diferenciam-se pela criatividade e a qualidade das imagens captadas com uma câmara. Podem manter o estilo acima, mas fazem fotografia urbana à sua maneira.

Vejamos o caso do Andres McNeill. Sediado em Glasgow, no Reino Unido, o fotógrafo ganhou um número significativo de seguidores nas redes sociais pelas imagens dramáticas e focadas na arquitetura da cidade escocesa. Para Andres, primeiro estão os edifícios, e depois as pessoas.

O fotógrafo partilha aqui sugestões para fotografar nas ruas.

1. Observe o mundo à sua volta

Duas pessoas com guarda-chuvas a caminhar diante de um edifício imponente. Tirada pelo fotógrafo urbano Andres McNeill.

Embora a inspiração de Andres seja a arquitetura, também gosta de incluir pessoas na sua fotografia urbana, de adicionar movimento e personalidade e de dar vida a uma fotografia. Tirada com uma Canon EOS R6 com um adaptador de montagem Canon EF-EOS R e uma objetiva Canon EF 70-200mm f/4L IS USM a 200 mm, 1/800 seg., f/4 e ISO 400. © Andres McNeill

Um homem idoso a caminhar no pavimento com uma bengala parece pequeno junto às paredes de tijolo vermelho de um edifício alto. Tirada pelo fotógrafo urbano Andres McNeill.

As marcações da estrada e o metal no exterior deste edifício ajudam a atrair os olhos do espectador para a figura idosa a caminhar com a bengala junto às imponentes paredes de tijolo vermelho. Fotografada com uma Canon EOS R8 e uma objetiva Canon RF 28mm F2.8 STM a 1/800 seg., f/2,8 e ISO 100. © Andres McNeill

Quando sai para uma sessão fotográfica de um dia, o Andres evita deliberadamente pensar demasiado onde vai, reagindo antes ao que vê. Dito isto, o fotógrafo tem uma ideia daquilo que procura. "Diria que sou um pouco diferente de muitos fotógrafos urbanos, porque tenho a arquitetura urbana em consideração", explica. "Tenho interesse em mostrar a escala. Gosto de ter um edifício enorme e, depois, as pessoas em primeiro plano para criar contraste."

Andres passeia até encontrar um local que considere criar uma composição poderosa, depois prepara a câmara e espera. "Encontro um edifício agradável para plano de fundo e a pessoa que se atravessa é quase secundária", diz. O motivo ideal baseia-se muitas vezes numa repetição visual ou coincidência – "uma pessoa que usa uma camisola verde ao lado de um cartaz com uma imagem de uma pessoa que usa uma camisola verde, coisas assim".

Ao fotografar pessoas numa cena, é importante ter um ponto focal em mente, quer seja os olhos do motivo principal, o rosto de uma pessoa numa multidão ou alguém a caminhar rapidamente na rua.

2. Encontre um estilo inspirador

Dois edifícios ornamentados na sombra emolduram um terceiro edifício banhado pela luz solar nesta fotografia urbana tirada a partir de baixo.

A vantagem de utilizar edifícios altos como enquadramento dentro de um enquadramento é que permite fotografar a qualquer momento. "Não importa se fotografar ao meio-dia, que é normalmente o pesadelo de um fotógrafo, dado que o sol tende a estar na posição mais exigente, porque é possível encontrar um bom contraste entre a luz e a sombra", afirma Andres. Fotografada com uma Canon EOS R8 e uma objetiva Canon RF 28mm F2.8 STM a 1/250 seg., f/2,8 e ISO 200. © Andres McNeill

Uma pessoa observa e espera numa plataforma à medida que um comboio passa a grande velocidade. A pessoa está completamente focada, enquanto o comboio está desfocado.

Andres gosta de captar imagens que parecem fotografias de filmes porque criam um "aspeto nostálgico, quase como a Glasgow da minha infância", afirma. Captada com uma Canon EOS R6 com uma objetiva Canon RF 24-105mm F4-7.1 IS STM a 1/6 seg., f/4.5 e ISO 100. © Andres McNeill

O cinema é um ponto de contacto importante para Andres, que compõe uma imagem "quase como uma imagem definidora num filme".

O fotógrafo sublinha que não há um "tamanho único" na fotografia urbana atual. As coisas que captam os olhos do Andres são as formas e os padrões dos edifícios, quer se trate de edifícios vitorianos do século XIX ou das eventuais estruturas brutalistas existentes nas ruas de Glasgow. "Sou fã de utilizar linhas de orientação, onde as linhas de um edifício levam a um motivo", diz o fotógrafo. "Por vezes, fotografo com um edifício de cada lado do enquadramento e uma pessoa no meio, ou talvez um táxi que vem na minha direção."

"Há tantas formas de o fazer", acrescenta Andres. "A forma antiga era utilizar sempre uma 35 mm, por vezes fotografar a partir da anca, de perto, enquanto agora utilizamos uma variedade de distâncias focais. Se se sentir mais introvertido, pode utilizar uma 85 mm ou 200 mm e fotografar do outro lado da rua e captar um momento que poderia perder com uma 35 mm."

3. Acolha as perspetivas criativas

Fotografada pelo fotógrafo urbano Andres McNeill debaixo de uma ponte, com um edifício e árvores refletidas numa grande poça de água na rua.

O Andres tornou uma cena banal interessante ao usar o chão e a parte inferior da ponte como molduras naturais e garantindo que o edifício e as árvores estão refletidos na grande poça na rua. Fotografada com uma Canon EOS R8 e uma objetiva Canon RF 28mm F2.8 STM a 1/1000 seg., f/3,5 e ISO 100. © Andres McNeill

Calçada sinuosa de Glasgow fotografada de cima. A cobertura colorida está pendurada entre os edifícios de ambos os lados. Tirada pelo fotógrafo urbano Andres McNeill.

Adicione variedade à sua fotografia urbana ao captar cenas urbanas de uma perspetiva superior, ou a partir do solo, a apontar para cima. Tirada com uma Canon EOS R6 com um adaptador de montagem Canon EF-EOS R e uma objetiva Canon EF 16-35mm f/2.8L III USM a 16 mm, 1/160 seg., f/5 e ISO 100. © Andres McNeill

Para criar imagens distintas, experimente fotografar a partir de um ângulo invulgar ou de um ponto de vista não convencional. Uma das coisas que Andres adora em Glasgow são as diferentes perspetivas e camadas que pode colocar no enquadramento por ser tão acidentada. A elevação também é excelente para captar o pôr do sol.

Outra técnica útil é procurar reflexos em janelas ou outras superfícies brilhantes. Para além das janelas, pode experimentar também poças e rios para criar composições interessantes.

Se estiver a fotografar imagens urbanas, considere o que é único na sua própria cidade e utilize-o para tornar as imagens interessantes e únicas.

4. Tire partido das condições meteorológicas

Uma pessoa vestida com um fato preto e elegante a segurar num guarda-chuva preto grande caminha de costas para a câmara numa rua urbana chuvosa. Fotografada por Andres McNeill.

A proteção contra condições atmosféricas da Canon nunca deixou Andres ficar mal; contudo, por vezes, o fotógrafo traz consigo uma proteção adicional contra a chuva para a câmara, caso os chuviscos intensifiquem. Tirada com uma Canon EOS R6 com um adaptador de montagem Canon EF-EOS R e uma objetiva Canon EF 70-200mm f/4L IS USM a 165 mm, 1/160 seg., f/4 e ISO 100. © Andres McNeill

Uma calçada estreita ao anoitecer, as lâmpadas penduradas entre os edifícios estão refletidas nas poças de água na rua. Fotografada por Andres McNeill.

Muitas vezes, é necessário ter paciência para conseguir "aquela imagem". O Andres pode ficar meia hora no mesmo local sem conseguir a imagem que pretende, como alguém entrar no enquadramento. No entanto, depois de identificar um local interessante, é sempre possível voltar noutro dia. Tirada com uma Canon EOS R6 com um adaptador de montagem Canon EF-EOS R e uma objetiva Canon EF 70-200mm f/4L USM a 1/250 seg., f/4,5 e ISO 3200. © Andres McNeill

Pode ter um belo ambiente de construção, mas Glasgow é também uma das cidades mais húmidas do Reino Unido. Andres não se importa. Na verdade, o fotógrafo confirma a previsão do tempo na esperança de ter chuva. "Os meus amigos e a minha família odeiam-me por isso", diz o fotógrafo entre risos.

"Ao trabalhar com as câmaras do sistema EOS R, dado que a resolução é tão alta, consigo ver todas as gotas de chuva", acrescenta. "A chuva dá às imagens um aspeto totalmente diferente do que seria num dia de verão. É um aspeto mais dramático." Além disso, os guarda-chuvas são ótimos adereços.

5. Demonstre respeito

Numa fotografia urbana de Andres McNeill, um ciclista anda de bicicleta na calçada diante de um edifício de pedra magnífico.

Quando começou, Andres tentava imitar fotógrafos urbanos do passado, que se chegavam o mais perto possível dos motivos. "Não gosto muito de invadir o espaço das pessoas", concluiu. "Não é bem o meu estilo." Fotografada com uma Canon EOS R8 e uma objetiva Canon RF 28mm F2.8 STM a 1/500 seg., f/4,5 e ISO 100. © Andres McNeill

Aconselhamos a verificar sempre a legalidade da fotografia urbana onde pretende fotografar – no entanto, geralmente, a maioria dos países permite a fotografia em locais públicos, salvo indicação em contrário. Isto inclui fotografia de pessoas na rua e em locais públicos, como os parques.

Mesmo assim, fotografar estranhos pode ser assustador. "Seja honesto sobre o que está a fazer e deixe a sua paixão brilhar", aconselha Andres, que normalmente tira a fotografia e, quando possível, fala com a pessoa e mostra a fotografia no visor da câmara. Também pode oferecer-se para partilhar as imagens ou indicar à pessoa as suas páginas nas redes sociais para que possam ver as imagens online.

A maioria das pessoas compreende, mas Andres não tem problema em apagar a imagem se lhe for solicitado.

6. Aperfeiçoe o seu kit de fotografia urbana

Um par de mãos a segurar numa Canon EOS R8 com uma objetiva Canon RF 28mm F2.8 STM.

Captar momentos espontâneos e cenas peculiares é um dos grandes prazeres da fotografia urbana; assim sendo, ter uma câmara com um modo de disparo rápido é ideal. A EOS R8 é capaz de fotografar até 40 fps com o obturador eletrónico e também tem um modo de sequência de disparos em RAW de 30 fps com pré-captação, que permite começar a captar ficheiros RAW com uma pressão parcial do obturador.

O tamanho compacto e o desempenho em condições de pouca luz das câmaras mirrorless do sistema EOS R, desde as EOS R8 e EOS R6 Mark II full-frame às EOS R10 e EOS R50 com sensor APS-C, tornam-nas a escolha ideal para a fotografia urbana.

Normalmente, Andres fotografa a velocidades de obturador elevadas no modo de sequência de disparos. "Quero congelar a ação e não quero perder a fotografia", explica.

Tradicionalmente, os fotógrafos urbanos utilizavam lentes de 35 mm ou 50 mm, pois é mais próximo da forma como o olho humano vê o mundo e, por isso, proporciona uma perspetiva natural. A Canon RF 50mm F1.8 STM e a RF 35mm F1.8 MACRO IS STM proporcionam um efeito bokeh extraordinariamente suave, e as grandes aberturas também ajudam a criar um efeito cinematográfico, isolando o motivo enquanto mantêm o fundo desfocado.

No entanto, se o fundo for tão importante como o motivo, uma objetiva grande-angular poderá ser uma melhor opção. A Canon RF 28mm F2.8 STM é supercompacta e tem uma distância focal versátil e uma abertura rápida para fazer experiências com a desfocagem do fundo, tornando-a uma objetiva ideal para fotografia urbana. A Canon RF 24-105mm F4-7.1 IS STM é versátil e dispõe de um estabilizador ótico de imagem para minimizar a vibração da câmara, proporcionando também a versatilidade necessária para captar cenas urbanas de grande-angular e retratos urbanos mais íntimos. "Por vezes, gosto da possibilidade de aproximar a imagem e criar perspetivas diferentes", afirma o Andres.

Fotografar com uma teleobjetiva significa que pode manter alguma distância entre si e o motivo, para não ter de invadir a sua privacidade. A Canon RF 24-240mm F4-6.3 IS USM é uma objetiva de zoom de 10x extremamente versátil, ideal se quiser uma objetiva com uma distância focal para todos os cenários.

A fotografia urbana é o tipo de fotografia mais acessível. Não precisa de equipamento complicado e dispendioso para começar. Não precisa de viajar para o estrangeiro, escalar montanhas ou sentar-se durante várias semanas num esconderijo até que apareça uma criatura rara. Tudo o que precisa de fazer é pegar no kit, sair para as ruas perto de onde vive e começar a fotografar. É também uma competência que melhora com a prática. "Até treinar os olhos, não se apercebe de que os momentos incríveis estão sempre a acontecer", afirma Andres. "É uma questão de ser paciente."

Os motivos fascinantes estão mesmo à sua porta. Saia para a rua, prepare-se e carregue no obturador.


Escrito por Rachel Segal Hamilton

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