A fotografia urbana existe desde que as câmaras se tornaram suficientemente portáteis para serem facilmente transportáveis. Trata-se de um género que inclui uma vasta gama de estilos, mas é vagamente definido como imagens não encenadas captadas em público. A maioria das pessoas considera as imagens de Nova Iorque dos anos 1960 a 1980 como o estilo de fotografia urbana por excelência – fotografias de ritmo acelerado, por vezes tiradas mesmo diante das pessoas. No entanto, este estilo evoluiu, como todos os tipos de fotografia.
Numa era em que todos têm um smartphone no bolso, os verdadeiros fotógrafos urbanos diferenciam-se pela criatividade e a qualidade das imagens captadas com uma câmara. Podem manter o estilo acima, mas fazem fotografia urbana à sua maneira.
Vejamos o caso do Andres McNeill. Sediado em Glasgow, no Reino Unido, o fotógrafo ganhou um número significativo de seguidores nas redes sociais pelas imagens dramáticas e focadas na arquitetura da cidade escocesa. Para Andres, primeiro estão os edifícios, e depois as pessoas.
O fotógrafo partilha aqui sugestões para fotografar nas ruas.
FOTOGRAFIA URBANA
As melhores dicas para captar fotografias urbanas únicas
1. Observe o mundo à sua volta
Quando sai para uma sessão fotográfica de um dia, o Andres evita deliberadamente pensar demasiado onde vai, reagindo antes ao que vê. Dito isto, o fotógrafo tem uma ideia daquilo que procura. "Diria que sou um pouco diferente de muitos fotógrafos urbanos, porque tenho a arquitetura urbana em consideração", explica. "Tenho interesse em mostrar a escala. Gosto de ter um edifício enorme e, depois, as pessoas em primeiro plano para criar contraste."
Andres passeia até encontrar um local que considere criar uma composição poderosa, depois prepara a câmara e espera. "Encontro um edifício agradável para plano de fundo e a pessoa que se atravessa é quase secundária", diz. O motivo ideal baseia-se muitas vezes numa repetição visual ou coincidência – "uma pessoa que usa uma camisola verde ao lado de um cartaz com uma imagem de uma pessoa que usa uma camisola verde, coisas assim".
Ao fotografar pessoas numa cena, é importante ter um ponto focal em mente, quer seja os olhos do motivo principal, o rosto de uma pessoa numa multidão ou alguém a caminhar rapidamente na rua.
2. Encontre um estilo inspirador
O cinema é um ponto de contacto importante para Andres, que compõe uma imagem "quase como uma imagem definidora num filme".
O fotógrafo sublinha que não há um "tamanho único" na fotografia urbana atual. As coisas que captam os olhos do Andres são as formas e os padrões dos edifícios, quer se trate de edifícios vitorianos do século XIX ou das eventuais estruturas brutalistas existentes nas ruas de Glasgow. "Sou fã de utilizar linhas de orientação, onde as linhas de um edifício levam a um motivo", diz o fotógrafo. "Por vezes, fotografo com um edifício de cada lado do enquadramento e uma pessoa no meio, ou talvez um táxi que vem na minha direção."
"Há tantas formas de o fazer", acrescenta Andres. "A forma antiga era utilizar sempre uma 35 mm, por vezes fotografar a partir da anca, de perto, enquanto agora utilizamos uma variedade de distâncias focais. Se se sentir mais introvertido, pode utilizar uma 85 mm ou 200 mm e fotografar do outro lado da rua e captar um momento que poderia perder com uma 35 mm."
3. Acolha as perspetivas criativas
Para criar imagens distintas, experimente fotografar a partir de um ângulo invulgar ou de um ponto de vista não convencional. Uma das coisas que Andres adora em Glasgow são as diferentes perspetivas e camadas que pode colocar no enquadramento por ser tão acidentada. A elevação também é excelente para captar o pôr do sol.
Outra técnica útil é procurar reflexos em janelas ou outras superfícies brilhantes. Para além das janelas, pode experimentar também poças e rios para criar composições interessantes.
Se estiver a fotografar imagens urbanas, considere o que é único na sua própria cidade e utilize-o para tornar as imagens interessantes e únicas.
4. Tire partido das condições meteorológicas
Pode ter um belo ambiente de construção, mas Glasgow é também uma das cidades mais húmidas do Reino Unido. Andres não se importa. Na verdade, o fotógrafo confirma a previsão do tempo na esperança de ter chuva. "Os meus amigos e a minha família odeiam-me por isso", diz o fotógrafo entre risos.
"Ao trabalhar com as câmaras do sistema EOS R, dado que a resolução é tão alta, consigo ver todas as gotas de chuva", acrescenta. "A chuva dá às imagens um aspeto totalmente diferente do que seria num dia de verão. É um aspeto mais dramático." Além disso, os guarda-chuvas são ótimos adereços.
5. Demonstre respeito
Aconselhamos a verificar sempre a legalidade da fotografia urbana onde pretende fotografar – no entanto, geralmente, a maioria dos países permite a fotografia em locais públicos, salvo indicação em contrário. Isto inclui fotografia de pessoas na rua e em locais públicos, como os parques.
Mesmo assim, fotografar estranhos pode ser assustador. "Seja honesto sobre o que está a fazer e deixe a sua paixão brilhar", aconselha Andres, que normalmente tira a fotografia e, quando possível, fala com a pessoa e mostra a fotografia no visor da câmara. Também pode oferecer-se para partilhar as imagens ou indicar à pessoa as suas páginas nas redes sociais para que possam ver as imagens online.
A maioria das pessoas compreende, mas Andres não tem problema em apagar a imagem se lhe for solicitado.
6. Aperfeiçoe o seu kit de fotografia urbana
O tamanho compacto e o desempenho em condições de pouca luz das câmaras mirrorless do sistema EOS R, desde as EOS R8 e EOS R6 Mark II full-frame às EOS R10 e EOS R50 com sensor APS-C, tornam-nas a escolha ideal para a fotografia urbana.
Normalmente, Andres fotografa a velocidades de obturador elevadas no modo de sequência de disparos. "Quero congelar a ação e não quero perder a fotografia", explica.
Tradicionalmente, os fotógrafos urbanos utilizavam lentes de 35 mm ou 50 mm, pois é mais próximo da forma como o olho humano vê o mundo e, por isso, proporciona uma perspetiva natural. A Canon RF 50mm F1.8 STM e a RF 35mm F1.8 MACRO IS STM proporcionam um efeito bokeh extraordinariamente suave, e as grandes aberturas também ajudam a criar um efeito cinematográfico, isolando o motivo enquanto mantêm o fundo desfocado.
No entanto, se o fundo for tão importante como o motivo, uma objetiva grande-angular poderá ser uma melhor opção. A Canon RF 28mm F2.8 STM é supercompacta e tem uma distância focal versátil e uma abertura rápida para fazer experiências com a desfocagem do fundo, tornando-a uma objetiva ideal para fotografia urbana. A Canon RF 24-105mm F4-7.1 IS STM é versátil e dispõe de um estabilizador ótico de imagem para minimizar a vibração da câmara, proporcionando também a versatilidade necessária para captar cenas urbanas de grande-angular e retratos urbanos mais íntimos. "Por vezes, gosto da possibilidade de aproximar a imagem e criar perspetivas diferentes", afirma o Andres.
Fotografar com uma teleobjetiva significa que pode manter alguma distância entre si e o motivo, para não ter de invadir a sua privacidade. A Canon RF 24-240mm F4-6.3 IS USM é uma objetiva de zoom de 10x extremamente versátil, ideal se quiser uma objetiva com uma distância focal para todos os cenários.
A fotografia urbana é o tipo de fotografia mais acessível. Não precisa de equipamento complicado e dispendioso para começar. Não precisa de viajar para o estrangeiro, escalar montanhas ou sentar-se durante várias semanas num esconderijo até que apareça uma criatura rara. Tudo o que precisa de fazer é pegar no kit, sair para as ruas perto de onde vive e começar a fotografar. É também uma competência que melhora com a prática. "Até treinar os olhos, não se apercebe de que os momentos incríveis estão sempre a acontecer", afirma Andres. "É uma questão de ser paciente."
Os motivos fascinantes estão mesmo à sua porta. Saia para a rua, prepare-se e carregue no obturador.
Escrito por Rachel Segal Hamilton
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