Os retratos de rua são facilmente confundidos com as fotografias de rua. Os dois estilos têm muita coisa em comum: ambos envolvem fotografar estranhos em ambientes fora do estúdio. Mas enquanto as fotografias de rua são espontâneas, por vezes captadas sem o conhecimento do motivo, nos retratos de rua, como explica o fotógrafo de retratos e estilo de vida, Julian Love, "a pessoa que está a fotografar reconhece a situação pelo que é.
"Conversou com eles, provavelmente até os posicionou", continua. "Este género é mais interativo – uma colaboração, não apenas uma observação." O Julian levou recentemente a Canon EOS RP numa viagem pelas ruas da sua cidade natal de Bath, Reino Unido, captando retratos de rua. Aqui, partilha as suas oito sugestões para captar fotografias de excelência.
Como captar retratos de rua: sugestões de um profissional
1. Identifique um motivo
"A palavra «rua» pode ser um pouco enganadora", afirma Julian, uma vez que o seu motivo não tem de estar a caminhar pela rua. "Geralmente, estas são as piores pessoas a quem perguntar porque se estão dirigir para algum lugar." Em vez disso, Julian aconselha a procurar pessoas que não estejam apressadas, que possam ter todo o gosto em passar cinco minutos consigo. Em particular, recomenda que procure potenciais motivos em locais onde as pessoas normalmente se encontram à espera – paragens de autocarros, praças de táxis ou estações ferroviárias.
"Os comerciantes também são excelentes opções, pois muitas vezes estão em ambientes interessantes", acrescenta. "No entanto, não os aborde a um sábado de manhã quando eles estão bastante ocupados." Ao escolher um motivo, pense em como pode incorporar o seu ambiente na imagem para contar uma história sobre o mesmo. As flores de cores vivas, por exemplo, proporcionam um cenário perfeito para a imagem de Julian da florista Marcia Wood (representada acima), que se mudou para Bath de Londres com o marido, um arboricultor, há cerca de quatro anos. "Ela tinha uma personalidade sociável e estava entusiasmada por ser fotografada", afirma Julian.
2. Inicie uma conversa
Os retratos de rua dependem da interação com o motivo, pelo que a primeira coisa a fazer é iniciar uma conversa. "Apresento-me como fotógrafo e explico por que motivo os pretendo fotografar", diz Julian. "Pode ser por estarem vestidos de forma interessante, por terem um aspeto interessante ou por estarem num local interessante. Ou simplesmente porque a iluminação é particularmente apelativa". Algumas pessoas podem não se ver da mesma forma que as vê, por isso, não tenha medo de oferecer um pouco de incentivo a um potencial motivo explicando as caraterísticas que eles possuem e que acha tão interessante enquanto fotógrafo.
3. Simplifique a sua composição
De acordo com Julian, a arte da composição centra-se na simplificação do que está no enquadramento. E isto é especialmente verdade, afirma, "quando está no mundo real, em ambientes que não pode controlar." Em espaços públicos, pode haver muita confusão visual, cores brilhantes ou variação de luminosidade para escuridão. "O ideal é minimizar essas coisas para uma composição ligeiramente mais gráfica e obter um bom contraste entre o seu motivo e o fundo. Pode procurar um fundo liso; ou pode ser que o motivo esteja vestido com cores brilhantes e o fundo seja escuro, ou vice-versa; ou pode ser um contraste de cores, talvez o motivo esteja vestido de verde e o fundo seja vermelho. Tente destacar o seu motivo."
4. Não tenha medo de orientar
Tal como diz Julian, o principal dos retratos de rua é a interação. Por isso, não tenha vergonha de pedir ao seu motivo para se mover, se necessário. "A iluminação pode ser mais apelativa se o fotografar à sombra, ou pode obter uma fotografia melhor se lhe der algumas sugestões sobre poses", afirma Julian. Ele descobriu que o ecrã traseiro da Canon EOS RP ajudava com este elemento dos retratos de rua. "Interage um pouco mais com o motivo e não se esconde atrás da câmara", afirma.
A função de focagem automática de deteção e acompanhamento de rosto da Canon EOS RP também foi útil. "É uma excelente tecnologia que, mais uma vez, lhe permite passar mais tempo a interagir com o seu motivo e a escolher a sua composição, sem ter de se preocupar com a focagem. Todas as imagens estavam perfeitamente focadas no rosto da pessoa, mesmo quando o motivo é pequeno no enquadramento."
5. Troque de objetivas
Para os seus retratos de rua recentes, Julian fotografou pessoas em espaços interiores e exteriores com três objetivas diferentes: a Canon RF 35mm F1.8 Macro IS STM, a Canon RF 50mm F1.8 STM e a Canon RF 85mm F2 Macro IS STM. "Nos retratos em espaços interiores, costumo utilizar a de 35 mm ou 50 mm e nos retratos em espaços exteriores, a de 50 mm ou 85 mm. A minha tomada de decisão baseia-se na dimensão do fundo que pretendo incluir. Em espaços interiores, está mais perto do motivo porque há menos espaço e quer mostrar mais do seu ambiente natural, pelo que a de 35 mm é útil. Em espaços exteriores, o fundo é mais movimentado, menos controlado, pelo que uma teleobjetiva ajuda a isolar o motivo e a tornar o retrato mais focado nele."
A Canon EOS RP e a seleção de objetivas de Julian são leves, tornando-as ideais para fotografar retratos em movimento sem o sobrecarregar. A EOS RP também está equipada com a função de acompanhamento de AF de rosto, esta tecnologia Dual Pixel CMOS AF ajuda a manter os olhos do motivo extremamente focados, garantindo uma qualidade de imagem extremamente nítida nos seus retratos.
6. Tire o máximo partido da luz
O Julian utiliza apenas a luz natural disponível nos seus retratos de rua. "Quando estou a fotografar em espaços interiores, numa loja, por exemplo, peço-lhes que desliguem as luzes artificiais. As instalações são frequentemente iluminadas por faixas de luzes ou holofotes que são poucos favorecedores e difíceis de trabalhar, por isso, parte da seleção de um bom local passa por procurar um lugar com janelas grandes", afirma.
"Se estiver a fotografar em espaços exteriores, fotografe de manhã cedo ou ao fim do dia, quando o sol está baixo no céu", acrescenta. "Muitas vezes, quando estão a começar, os fotógrafos pensam que precisam de fotografar sob a bela luz solar para tirar fotografias bonitas. Nos retratos, não é esse o caso definitivamente. Num dia encoberto, as nuvens funcionam como uma softbox gigante e a luz difusa é muito mais favorecedora."
7. Capte momentos naturais
Nos retratos de rua não está à procura de captar imagens de ação ou "momentos decisivos", mas mostrar o seu motivo a interagir com algo que lhe seja relevante pode ajudar a criar uma narrativa, como por exemplo, fotografar um impressor junto a um equipamento de impressão. "Geralmente, o motivo e o fundo não estão em movimento e não tenho de responder rapidamente a muitas alterações, pelo que costumo utilizar o modo Manual (M)", afirma Julian. "Se utilizar o modo de prioridade à abertura (Av), sempre que reenquadrar ligeiramente a fotografia, a exposição é alterada à medida que a câmara a recalcula. Muitas vezes, tenho algo brilhante em segundo ou em primeiro plano e quero apenas manter o destaque."
8. Mantenha-se em contacto
O Julian normalmente leva consigo cerca de cinco pequenas impressões do seu portefólio para mostrar aos potenciais motivos, assim como uma impressora instantânea para que lhes possa oferecer uma imagem imediatamente. "Dessa forma, dá mais a sensação de uma troca", afirma. Uma impressora portátil, como a Canon Zoemini ou a Canon SELPHY Square QX10, seria ideal para este propósito. Muitas vezes, as pessoas pedem uma cópia da fotografia, talvez para atualizarem o perfil das redes sociais ou para imprimir e expor, pelo que Julian também tem sempre cartões de visita consigo. "Assim, não precisa de escrever o seu endereço de e-mail 25 vezes por dia", acrescenta.
Embora peça sempre permissão antes de tirar retratos de rua, o Julian só utiliza um formulário de autorização modelo se estiver a fotografar para um trabalho comercial. "Não precisa de um formulário de autorização modelo para fins editoriais, em que está simplesmente a representar uma pessoa como ela é, não a está a associar a qualquer produto, serviço ou marca. Eu explico de que forma é que a fotografia será utilizada e obtenho o seu consentimento verbal", explica.
O que torna este género desafiante é exatamente o que o torna emocionante: a sua imprevisibilidade. Mas, embora existam muitos aspetos que não consegue controlar, com um pouco de reflexão, prática e confiança, pode trabalhar de forma criativa com os elementos que tem à sua disposição – o motivo, a composição, a iluminação e o local – para produzir retratos de rua belos e autênticos.
Escrito por Rachel Segal Hamilton