Fotografar centenas de imagens que mostram a passagem do tempo numa sequência de time-lapse pode ser maravilhoso, mas não é possível pendurar os vídeos resultantes nas paredes. No entanto, é possível transformar as fotografias em time-lapse numa única imagem para imprimir. Criar uma imagem em time stack envolve tirar uma série de fotografias, assim como faria com um time-lapse. No entanto, em vez de criar um vídeo, pode retirar diferentes áreas de fotogramas individuais e uni-las numa imagem única e surpreendente que mostra a transição, por exemplo, do dia para a noite.
Explicaremos aqui os princípios básicos para configurar a sua câmara para fotografar em time-lapse, utilizando uma câmara com um temporizador de intervalo incorporado. É uma técnica fotográfica simples que pode experimentar facilmente na sua própria casa/jardim. Capturámos o fascinante movimento das pétalas de tulipas ao longo de uma tarde e de uma noite, mas pode aplicar a mesma técnica a qualquer motivo que se altere lentamente ao longo do tempo, desde um gelado a derreter a uma sequência de paisagem diurna/noturna. Depois de terminar, vamos unir os nossos fotogramas e produzir uma impressão apelativa para a colocar na parede.
1. Fotografar o seu time-lapse
Coloque a câmara num tripé e escolha um ângulo para fotografar. Tenha em conta que a câmara terá de permanecer imóvel durante várias horas, pelo que é melhor escolher um local onde ela não incomode. Se houver previsão de chuva, resguarde a câmara ou fotografe a partir de uma janela. Um dia calmo é o melhor, pois o vento forte pode causar movimentos indesejados na flor. Certifique-se de que tem a bateria totalmente carregada. As tulipas estão totalmente abertas por volta do meio-dia para captar a luz solar nas pétalas espalhadas, por isso, é quando preparamos a nossa fotografia.
Se estiver a fotografar um motivo como, por exemplo, uma flor, tente colocar um fundo liso atrás desta. Não só destaca a flor de um fundo de jardim movimentado, como também facilita, posteriormente, a combinação perfeita de várias fotografias numa só. Colocámos um pano preto atrás da flor, mas poderia experimentar com qualquer outra cor de fundo. Para manter o fundo escuro, também nos certificámos de que não existia nenhuma luz solar direta sobre o mesmo.