O fogo é um motivo fantástico para fotografar, oferecendo oportunidades criativas infinitas. Não só é possível encontrar beleza nas próprias chamas, como estas também inundam a área circundante com uma maravilhosa luz quente. Isto significa que o fogo pode proporcionar não só um motivo apelativo, mas também uma fonte de luz atmosférica para retratos.
O fogo também pode ser um desafio para fotografar. O problema que os fotógrafos enfrentam é que a fonte é muito brilhante, enquanto a área circundante é frequentemente muito escura. Este elevado nível de contraste pode dificultar a captação de detalhes nas partes mais claras e mais escuras da cena. No entanto, com as definições da câmara certas e algumas competências simples, qualquer pessoa pode tirar fotografias deslumbrantes junto ao fogo.
Embora fotografar chamas seja uma excelente competência para aprender durante todo o ano, é particularmente útil se quiser ser criativo durante os meses festivos. Eis como tirar belas fotografias de fogo nesta época festiva de inverno.
FOTOGRAFIA DE FOGO
Fotografia de fogo: como captar chamas
1. Mantenha a segurança
Tal como a fotografia, o fogo pode ser arrebatador, embora nem sempre de uma forma positiva. É demasiado fácil deixar-se levar pelos disparos, mas a segurança deve ser sempre a prioridade número um. É importante não só evitar que nós próprios e os outros se magoem, mas também manter o fogo sob controlo. Coloque um balde de água ou um extintor nas proximidades para apagar incêndios e utilize uma lanterna de cabeça para se orientar no escuro. É também boa ideia verificar as condições meteorológicas, uma vez que o vento forte pode tornar as chamas imprevisíveis.
2. Escolha o kit certo
Geralmente, a luz produzida pelo fogo é bastante reduzida, pelo que ajuda utilizar equipamento que funcione bem em condições de pouca luz se estiver a utilizar o fogo como fonte de luz para captar motivos próximos. Uma câmara como a Canon EOS R6 é a câmara ideal: o seu sensor full-frame de 20,1 MP ultrassensível foi concebido especificamente para lidar facilmente com cenários de elevada gama dinâmica, bem como com situações de pouca luz em geral.
Uma objetiva de distância focal fixa rápida, como a Canon RF 50mm F1.8 STM, também é uma grande ajuda, uma vez que as objetivas de distância focal fixa tendem a ter aberturas máximas mais amplas do que as objetivas de zoom. Isto permite velocidades do obturador mais rápidas e ISO mais baixos em condições de pouca luz, o que se traduz em fotografias mais nítidas e com menos ruído.
Embora não seja essencial, um tripé também pode ser muito útil para fotografias de fogueiras e velas, uma vez que lhe dá a opção de fotografar exposições mais longas e desfocar o movimento de cintilação das chamas.
3. Captar a luz das velas
As velas podem permitir fotografias com uma atmosfera muito intensa, mas também podem ser um desafio para captar, uma vez que têm chamas vivas mas não emitem muita luz ambiente. Isto significa que, se definirmos a exposição para as chamas, o resto da cena ficará praticamente na escuridão, mas se definirmos a exposição para a área circundante, as chamas ficarão esbatidas. Escolher aquilo a que pretende dar prioridade dependerá do efeito que pretende alcançar.
Muitas vezes, é melhor expor o elemento mais brilhante no enquadramento, uma vez que é mais fácil eliminar sombras na pós-produção do que retificar altas-luzes esbatidas. Além disso, verifique se consegue aumentar a sua exposição muito ligeiramente para dar um pequeno impulso às sombras sem esbater as altas-luzes. Se a sua câmara estiver equipada com o mesmo, experimente utilizar o modo Zebra ao filmar vídeos, que realça partes sobre-expostas de um enquadramento num padrão de zebra, permitindo-lhe maximizar as sombras enquanto garante que não aumentou demasiado as altas-luzes. Para fotografias, o alerta de altas-luzes pode ajudar a verificar, no modo de reprodução, se a imagem captada tem áreas queimadas. Fotografar em formato RAW também lhe proporcionará maior flexibilidade no que diz respeito à pós-produção com software de edição de imagem, como o Digital Photo Professional (DPP) da Canon.
Defina a sua câmara para o modo manual (M) para anular o flash integrado automático da sua câmara. Isto evitará sobrecarregar a luz delicada da chama da vela. Defina a abertura para f/4 e ISO 100 e, em seguida, varie a velocidade do obturador entre 1/20 e 1/2000 segundos para ver como diferentes velocidades do obturador afetam o aspeto das velas. Também pode utilizar o flash de preenchimento, também conhecido como flash de luz diurna, que é um disparo de luz que acrescenta luz às áreas de sombra e realça os detalhes do seu motivo. A aplicação Guia de Fotografia da Canon inclui um artigo sobre como tirar retratos à luz das velas, que explora esta técnica num ambiente mais profissional.
4. Retratos de bolos iluminados por velas
Que melhor altura para usar a câmara do que uma festa de aniversário? Quando chegar a altura de soprar as velas, pode captar retratos maravilhosos utilizando a luz quente das velas para iluminar o rosto brilhante do seu motivo. Experimente definir a câmara para o modo manual (M) com uma abertura de f/1.8 (ou a abertura mais ampla da objetiva), uma velocidade do obturador de 1/200 seg. e ISO automático. Desta forma, o ISO adaptar-se-á para lhe proporcionar a exposição correta.
Uma objetiva de distância focal fixa rápida, como a Canon RF 50mm F1.8 STM, é ideal para este tipo de retrato, uma vez que a grande abertura máxima permite captar retratos em interiores escuros. Com grandes aberturas, também proporciona um efeito bokeh suave para obter cenários com uma desfocagem fantástica.
5. Fotografar fogueiras
Há algo mais convidativo do que uma fogueira numa noite fria e escura? As chamas dançantes podem criar um motivo arrojado contra a escuridão circundante. Haverá um momento após o pôr do sol em que a luz ambiente será suficientemente escassa para que a fogueira se destaque na escuridão, mas, ainda assim, suficientemente clara para mostrar a área circundante e os detalhes no céu. Esta é uma excelente altura para captar uma fotografia no crepúsculo e mostrar a fogueira no contexto, uma vez que, quando a noite chegar, a área circundante será completamente preta. Experimente fotografar no modo manual com a velocidade do obturador a 1/100 seg., uma abertura de f/1.8 (ou qualquer que seja a abertura mais ampla da sua objetiva) e ISO automático. Utilize a compensação de exposição para tornar a fotografia mais clara ou mais escura e escolha um ângulo baixo para enquadrar o fogo no céu crepuscular.
6. Tirar retratos à luz do fogo
As fogueiras e as braseiras criam uma atmosfera única que se presta a retratos fantásticos. Conversas junto ao fogo, casais abraçados e crianças hipnotizadas pelas chamas são excelentes motivos para captar com a sua câmara Canon. Não se esqueça de avivar o fogo antes de começar a disparar, pois a quantidade de chamas pode fazer uma grande diferença em relação à luz ambiente. Normalmente, a luz desaparece muito rapidamente das chamas, pelo que deve aproximar os seus motivos o mais possível do fogo (e em segurança) para tirar partido do brilho.
7. Captar sparklers
A luz crepitante de um sparkler pode ter um aspeto fantástico nas fotografias e é também uma forma mais segura de explorar efeitos de luz criativos com crianças mais pequenas ou em condições meteorológicas adversas. As faíscas esvoaçantes explodem em todas as direções a uma velocidade tremenda, pelo que são captadas como rasgos de luz, mesmo quando utiliza uma velocidade do obturador bastante rápida. Se estiver confortável a fotografar e editar em RAW, isso pode ser uma grande ajuda, pois pode conseguir mais detalhes das altas-luzes e das sombras mais tarde. Em alternativa, reduza a velocidade do obturador e o sparkler deixará rastos claramente visíveis no seu enquadramento. A escolha é sua!
Também pode tentar captar os rastos de luz de fogos de artifício comemorativos. Consulte as nossas sugestões e técnicas para fotografia criativa de fogo de artifício para obter mais ideias e inspiração.
Já quando o fogo se apagar, pode explorar a fotografia de fumo com um exercício de competências na aplicação Guia de Fotografia da Canon.
Escrito por James Paterson
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