Fotografar ação em movimento rápido em locais com neve configura um conjunto único de desafios.
Há medida que documenta os atletas audazes que descem as montanhas a grande velocidade, está sempre à procura de neve mais fresca e truques maiores. As suas baterias descarregam rapidamente quando está exposto a um ar gelado. Os dedos que normalmente são ágeis no obturador ficam rijos durante o tempo frio. E o sol brilha intensamente nas pistas.
Richard Walch, um fotógrafo de desporto profissional altamente premiado e embaixador da Canon, não fica assustado com estes desafios.
"Ao longo do tempo, aprendi que, se está numa montanha, tem de estar preparado", afirma. "Precisa do material certo porque, se estiver lá em cima e algo correr mal, não há espaço para desculpas."
Para garantir que está totalmente preparado para captar fotografias de inverno deslumbrantes, seguem-se as sugestões de Richard para a fotografia de desportos de neve.
Um breve guia para fotografar desportos de inverno
1. Planeie o dia de acordo com a luz. Mas seja flexível.
Richard sugere que é necessário estar atento à luz, para fotografar quando ela estiver perfeita, e ser paciente.
"O nascer e o pôr do sol oferecem condições de luz deslumbrantes para a fotografia nas pistas. A Canon EOS R50 é uma ótima câmara para utilizar em condições de pouca luz, como o nascer e o pôr do sol. O processador DIGIC X é extremamente avançado, pelo que vai conseguir excelentes resultados se tiver de aumentar o ISO para compensar a falta de luz."
Apesar de ser uma câmara para principiantes, a EOS R50 permite fotografar a 15 fotogramas por segundo, o que resulta em menos tempo entre fotografias e mais tempo para captar o momento sem comprometer a qualidade de imagem.
No entanto, Richard adverte que não deve estar dependente de um curto período de tempo. Pelo contrário, deve estar preparado para passar o dia inteiro na montanha.
"O clima de montanha é difícil de prever e pode mudar rapidamente. Recomendo subir a montanha o mais cedo possível", afirma. "Assim, já estará em posição para captar aqueles momentos de iluminação perfeita."
2. Crie uma ligação com o seu motivo.
Quando estiver a fotografar qualquer desporto, é essencial estabelecer diálogo com o seu motivo, para que possam trabalhar em conjunto para produzir uma fotografia deslumbrante.
"Se estiver numa sessão fotográfica com um atleta, comece a partir de um ponto consensual, porque ambos querem ir para casa com uma imagem extraordinária."
Richard afirma que o principal é encontrar um equilíbrio entre as suas competências como fotógrafo e o talento do atleta. "Posso dizer ao atleta se um local é fotogénico ou o que é necessário para o tornar fotogénico. Mas primeiro, pergunto sempre: "Onde se sente confortável? Onde me pode mostrar o melhor de si?" Em seguida, podemos ser criativos em conjunto."
3. Proteja-se, e à sua câmara, do frio (e leve baterias adicionais).
"O truque para o tempo frio é: se está no frio, mantenha-se no frio. "Entrar num edifício quente quando se vem das pistas geladas irá rapidamente embaciar as objetivas da câmara, pelo que é importante manter o equipamento no exterior até ao final do dia", afirma Richard.
"Além disso, as baixas temperaturas podem esgotar muito rapidamente a bateria da câmara, pelo que é melhor transportar duas baterias adicionais consigo para estar prevenido."
Naturalmente, vai querer comer, pelo que deve levar vários snacks consigo. Mantenha-se alimentado e quente para manter a concentração, afirma Richard.
"As mãos frias também dificultarão a utilização do equipamento, portanto, certifique-se de que usa luvas quentes e óculos resistentes com proteção UVP para proteger os olhos da luz solar e do brilho da neve. Leve também uma mochila robusta e isolada para proteger o equipamento em caso de queda."
No que diz respeito a proteger a sua câmara do frio, algumas câmaras Canon EOS R System têm proteção contra condições atmosféricas, que pode ajudar a proteger todas as juntas, parafusos e aberturas contra resíduos, incluindo neve.
4. Escolha a posição certa para fotografar e não seja um obstáculo.
Escolher o local certo na montanha é tão importante como escolher a luz certa. Não há nada de errado com o método de tentativa e erro, mas existem definitivamente algumas posições nas quais deve evitar fotografar.
"Se fotografar uma montanha no sentido ascendente, o aspeto será demasiado plano. O ideal é fotografar a partir da lateral ou um pouco abaixo do motivo."
Onde quer que seja a sua posição, certifique-se de que não comanda demasiado a ação. Deixe o atleta, quer seja praticante de esqui, snowboard, bobsled ou qualquer outro desporto, fazer o que faz melhor.
"É melhor evitar fotografias encenadas: a ideia é ser um observador externo, com o motivo a olhar na direção em que está a esquiar ou a praticar snowboard."
Naturalmente, há alturas em que vai querer captar uma fotografia de retrato. Mas Richard diz que isso não deve ser separado da ação.
"Em termos de retratos, ou tiramos um retrato bastante próximo enquanto falamos com a pessoa junto a ela ou tornamo-nos invisíveis e documentamos o que está a acontecer. Não procure um ponto intermédio."
5. Fotografe na direção do sol e atire neve para o ar.
Normalmente, deve evitar fotografar na direção do sol. Mas Richard diz que esta regra foi feita para ser quebrada.
"Quando a luz do sol surge entre as nuvens, é realmente uma bênção para fotografar na montanha. Não tenha medo de fotografar na direção do sol: é assim que consegue algumas das melhores fotografias de desportos de inverno."
No entanto, antes de apontar a sua objetiva na direção do sol, também vai querer certificar-se de que não deixa entrar demasiada luz na imagem.
"A melhor forma de evitar a sobre-exposição nestas condições é definir manualmente a velocidade do obturador para 1/2000 seg., a abertura para f/8 e o ISO para 200. Se estiver a captar imagens num modo automático, certifique-se de que compensa a exposição em +1 a +3 pontos. Caso contrário, as imagens ficarão demasiado escuras."
Se conseguir encontrar as definições certas, o efeito resultante valerá a pena.
"O sol cria um efeito de contraluz com a neve que é levantada quando o esquiador ou o snowboarder se movimenta. Se conseguir enquadrar o sol atrás da pessoa, melhor ainda. As objetivas que temos agora são muito potentes."
Richard diz que também existem formas manuais de captar o sol. "Se tiver neve à mão, tente atirar uma mão cheia dela para o ar e fotografar na direção do sol para criar um efeito brilhante."
6. Utilize as definições certas para cenários com neve e motivos em movimento rápido.
Quando está a fotografar em ambientes com neve, parte do que define estas imagens são os imaculados picos montanhosos brancos. Mas a neve branca também é altamente refletora.
"Agora, temos de nos focar um pouco mais na área técnica. O sensor de uma câmara está calibrado para cinzento. Compreende o reflexo de cinzento. Portanto, se a cena for predominantemente branca, é necessário fazer ajustes tendo isso em conta."
Felizmente, há formas de acomodar a neve.
"Para evitar que a neve fique cinzenta em imagens com muito branco, o meu ponto de partida é uma combinação específica de definições." Richard recomenda colocar a câmara no modo M (Manual), definir a velocidade do obturador para 1/2000 seg., a abertura para f/8 e o ISO para 200.
Para ficar ainda melhor, Richard diz que um casaco colorido ganha um aspeto particularmente impressionante contra um fundo com neve.
Para além de configurar a sua câmara para cenários de neve branca, deve prepará-la para a ação rápida de descida de uma encosta.
"O truque é orientar a focagem automática. Isto significa que, assim que vir o motivo, tem de começar a disparar. A focagem automática aprende fotograma a fotograma: identifica em que direção e a que velocidade o motivo se movimenta e antecipa o ponto onde vai aparecer a imagem seguinte."
7. Leve a câmara ideal para a sessão.
Richard afirma que as câmaras mudaram de muitas formas desde que começou a fotografar snowboard para as principais revistas do desporto.
"Lembro-me que estava a fotografar em Fleck Glacier e, depois da primeira semana, conduzi até um laboratório em Vancouver e coloquei 20 rolos de fotografias a revelar. Três horas depois, recebi-os de volta e comecei a chorar. Porque todas as fotografias estavam subexpostas", afirma Richard. "Com a película para diapositivos, se meio ponto estiver errado, está tudo errado."
Hoje em dia, este tipo de problemas de processamento de película são totalmente evitáveis graças à edição digital. Mas continua a ser necessário levar o tipo de câmara e kit corretos.
"Quando se dirigir para as pistas, vai querer uma câmara potente e compacta," afirma Richard. "Também vai precisar de um visor, uma vez que é frequente haver muito brilho nas montanhas para compor uma imagem utilizando apenas um ecrã. Se pretender captar um desporto de ação rápida, precisa de ter uma câmara com uma taxa de fotogramas rápida, superior a 5 fotogramas por segundo."
A Canon EOS R7 e a Canon EOS R8 são excelentes companheiras para as pistas. Ambas têm velocidades de disparo contínuo extremamente rápidas e Dual Pixel CMOS AF II para uma focagem rápida e precisa. Tanto o sensor APS-C da EOS R7 como o sensor Full-Frame da EOS R8 captarão imagens com detalhes nítidos.
"Basta começar a tentar", afirma Richard. "Tem de começar a experimentar e encontrar o seu estilo. Portanto, não seja tímido. Comece a captar."
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