A companhia anuncia também duas atualizações de firmware para os seus monitores profissionais e câmaras do Sistema EOS Cinema
EOS C300 Mark III – uma resposta direta às exigências da indústria
Baseando-se na cobiçada EOS C300 Mark II, lançada em 2015, a EOS C300 Mark III apresenta a excelência da Canon no que diz respeito à inovação da imagem em movimento. Com um novo sensor DGO que melhora a produção em HDR, superando os 16 passos de gama dinâmica, um design configurável – semelhante ao da EOS C500 Mark II, lançada no ano passado – e a capacidade de gravar até 120fps em Cinema RAW Light 4K ou XF-AVCi - esta câmara é adequada para diversas produções. Tais características fazem dela a escolha perfeita para quem procura produzir todo o tipo de conteúdo, desde documentários e anúncios publicitários a vídeos corporativos ou dramas. A sua criação, juntamente com a da CN10X25 IAS S, é a resposta direta da Canon à necessidade de um kit de produção que satisfaça a procura da indústria, cada vez maior, por conteúdo de alta qualidade em todos os géneros.
HDR excecional com o novo sensor DGO
Sendo a primeira das câmaras Canon a incorporar o seu sensor DGO – um sistema de imagem recém-desenvolvido e que oferece qualidade de imagem nítida em condições de pouca luminosidade, bem como soberbas capacidades de HDR –, com a EOS C300 Mark III os profissionais podem captar HDR de forma impressionante, como nunca antes fora possível.
Cada pixel no sensor é lido com dois níveis diferentes de amplificação – um elevado e um baixo – que são, então, combinados para construir uma única imagem. A leitura de amplificação superior é otimizada para captar detalhes em áreas mais escuras de forma clara, e a leitura de amplificação inferior é otimizada para captar detalhes em áreas mais iluminadas. Quando combinados em termos de precisão do nível do pixel, os detalhes e as qualidades nas áreas de maior e menor luminosidade mantêm-se e são ainda melhorados – permitindo aos profissionais conseguir uma impressionante gama dinâmica, superando os 16 passos. Adicionalmente, o sensor DGO é também compatível com a AF Dual Pixel CMOS, oferecendo maior liberdade criativa aos profissionais.
Um fluxo de trabalho para qualquer produção
A versátil capacidade de gravação em diversos formatos da EOS C300 Mark III oferece eficiência de fluxo de trabalho para dar resposta a múltiplas exigências de produção, tanto na indústria do cinema como de transmissão. A capacidade da câmara de gravação interna em Cinema RAW Light 4K oferece todos os benefícios de um ficheiro RAW em termos de flexibilidade na pós-produção, mas num ficheiro de menor dimensão – aliviando o peso e os custos envolvidos com ficheiros de grandes dimensões. Adicionalmente, a EOS C300 Mark III pode gravar internamente no formato Canon XF-AVC, em DCI ou UHD 4K em 4:2:2 de 10 bits, bem como em 2K e Full HD. Para gravação, não em RAW, em XF-AVC, os profissionais podem selecionar ALL-I ou Long GOP para filmar com alta compressão, para fluxos de trabalhos eficientes e tempos de gravação superiores. Gravando em 2K ou Full HD em Super 35mm, as filmagens demonstrarão a totalidade das capacidades 4K do sensor. As gravações serão reescalonadas internamente para realizar a gravação na resolução selecionada pelo utilizador – oferecendo qualidade de imagem superior e campo de visão desimpedido na objetiva selecionada, graças à capacidade do sensor de não cortar a imagem.
Versatilidade no seu cerne
Os profissionais podem configurar a câmara utilizando duas Unidades de Expansão opcionais (EU-V1 e EU-V2) – ambas acrescentam terminais de conexão adicionais ao corpo da câmara e expandem a sua compatibilidade com diferentes estilos de gravação. Adicionalmente, a baioneta da objetiva pode ser alterada entre EF, PL e EF Cinema Lock, sem que seja necessário enviar a câmara para um Centro de Atendimento Autorizado – uma enorme vantagem para profissionais que queiram criar produções em vários estilos diferentes.
Captação de imagem impressionante com a CN10X25 IAS S híbrida
Com ótica excelente e um design compacto e leve, a versátil objetiva CINE-SERVO CN10X25 IAS S, capaz de 4K e 8K, dá resposta a variadas necessidades de produção. Graças à sua ampla gama de distância focal, capacidade de configuração tanto para produções de broadcast como de cinema, e compatibilidade com câmaras de sensor Super 35mm e Full Frameii - é ideal para profissionais que procuram gravar produções de alta qualidade numa diversidade de géneros, como drama, anúncios publicitários, desporto e documentários. Por estas razões, a nova objetiva forma o par ideal com a nova EOS C300 Mark III.
Com a sua abertura de 11 lâminas, consegue-se um efeito bokeh suave, destacando o motivo das imagens e com tons de cor quentes, para uma qualidade superior e renderização cinematográfica. Quando utilizada com as câmaras do Sistema EOS Cinema da Canon, incluindo a EOS C300 Mark III, oferece as mais elevadas qualidades de imagem, operabilidade e fiabilidade – exatamente o que o setor procura.
Capacidades de gravação numa variedade de situações
Produzindo imagens ‘cinematográficas’ excelentes em termos óticos, nítidas desde o centro até às margens, esta objetiva power zoom pode gravar numa grande diversidade de situações, desde a grande angular de 25mm até à teleobjetiva de 250mm. Esta amplitude pode ser aumentada até uns impressionantes 375mm com o extensor ótico de 1.5x incorporado, permitindo aos profissionais captar conteúdo de qualidade excecional a partir de momentos que nos cortam a respiração, mesmo que eles estejam a ocorrer a alguma distância do ponto de filmagem. Adicionalmente, com o extensor incorporado é possível aumentar o tamanho da imagem para a tornar compatível com câmaras de sensor Full Frame de 35mm – como a Canon EOS C500 Mark II -, uma grande vantagem que aumenta muito a capacidade desta objetiva.
Design flexível com múltiplas funções de comunicação
A ergonómica unidade de disco da CN10X25 IAS S é amovível, adequando-se a uma multiplicidade de exigências de produção de cinema e transmissão. A sua baioneta também pode ser alternada entre encaixes EF e PLiii,oferecendo ainda mais valor e flexibilidade aos profissionais. A sua observância de uma ampla diversidade de padrões de comunicação, suportando comunicação EF com baioneta EF e Tecnologia Cooke/i com baioneta PL, oferece suporte e funcionalidade adicionais, o que é altamente benéfico para quem procura uma objetiva de alta qualidade e que se adapte a várias produções. Uma comunicação em série de 12 pinos é também suportada para padrões broadcast, bem como um conector de 20 pinos que produz dados precisos de posicionamento da objetiva para vários sistemas virtuais.
Atualização do firmware das câmaras do Sistema EOS Cinema
Hoje, a Canon Europa anuncia também uma atualização de firmware para as suas câmaras do Sistema EOS Cinema. Entre o total de 17 atualizações, encontram-se:
- Compatibilidade adicional de objetivas, entre a EOS C700 FF, EOS C700/C700GS, EOS C300 Mark II, EOS C200 e a objetiva CINE-SERVO lançada hoje – a CN10X25 IAS S – para incluir várias funções de suporte, como funções AF Dual Pixel CMOS, funções de Correção de Aberração Cromática e Iluminação Periférica e gravação dos metadados da objetiva.
- Os formatos de gravação XF-AVC Long GOP e XF-AVC Proxy foram adicionados à EOS C500 Mark II para dar resposta às necessidades do mercado e para garantir compatibilidade com múltiplos fluxos de trabalhos.
- A saída HDMI e SDI em simultâneo na EOS C200 – aumentando a sua flexibilidade. Como resultado, os profissionais podem utilizar dois terminais de saída para diferentes propósitos, como adicionar um gravador e um monitor de referência, ao mesmo tempo que gravam internamente.
Atualização do firmware dos monitores profissionais
A Canon Europa anuncia ainda uma atualização para sete modelos dos seus monitores de referência profissional 4K - DP-V3120, DP-V2421, DP-V2420, DP-V2411, DP-V2410, DP-V1711, e DP-V1710 -, melhorando várias funcionalidades e o desempenho, para um fluxo de trabalho 4K/HDR reforçado. As atualizações incluem:
- Luminosidade e contraste melhoradosiv:
- o A luminosidade do monitor aumenta de 300nit para 600nit e, com o modo boost ON, a luminosidade pode ainda ser aumentada até um máximo de 1000nit, nos modelos DP-V1711 e DP-V1710.
- o Os modelos DP-V2411, DP-V1711 e DP-V1710 possuem uma função adicional de escurecimento global (redução da luminosidade), mesmo com o modo boost de luminosidade ON, e podem agora funcionar num rácio de contraste de até 1.000.000:1.
- Formato adicional de ficheiro .cube LUT :
- o Agora suportam a leitura de ficheiros 3D-LUT/1D-LUT no formato .cube, amplamente utilizado na indústria de produção de vídeos.
- Coordenação melhorada com câmaras digitais de cinema, desde o RED Digital Cinema:
- o Suportam, agora, dois tipos de predefinições LUT para converter sinais de vídeo de câmaras RED Digital Cinema para HDR (PQ)/SDR.
- Melhoria adicional de funções para apoiar operações de edição:
- o Durante operações de gravação ou edição, será possível verificar o valor cromático dos pixels, bem como as coordenadas de posição no diagrama de cromaticidade para vídeo com gama de cores ITU-R BT.2020.
Hoje, a Canon Europa lança também a CJ18ex7.6B KASE – uma objetiva de zoom broadcast 4K de 2/3”, leve e compacta, com excecional desempenho, operabilidade e acessibilidade. Adicionalmente, a Canon Inc. anuncia mais especificações da EOS R5 antes do seu lançamento oficial – confirmando que esta câmara mirrorless do Sistema EOS R vai gravar com facilidade em produções cinematográficas de topo.
A EOS C300 Mark III estará disponível a partir de junho, e a CN10X25 IAS S a partir de julho.
Mais informação sobre os novos produtos aqui:
www.canon.pt/video-cameras/eos-c300-mark-iii/ and www.canon.pt/pro/cinema-lenses/cn10x25-ias-s-e-p1/
Características Principais da EOS C300 Mark III:
- Novo sensor DGO (Dual Gain Output) Super 35mm 4K
- 16+ stops de gama dinâmica
- Suporta alta velocidade 4K 120P
- Múltiplas opções de gravação interna:
- o Cinema RAW Light 4K de 10 bits ou 12 bits
- o Gravação RAW 2K em Super 16mm Crop, 10 bits ou 12 bits
- o Gravação XF-AVC (MXF) 4:2:2 de 10 bits, ALL-I ou Long GOP
- o Gravação RAW ou XF-AVC 4K até 120P, ou até 180P em Super 16mm crop 2K/FHD
- A baioneta da objetiva pode ser alterada pelo utilizador (EF, PL ou EF Cinema Lock)
- Design modular e flexível com módulos de expansão opcionais e EVF
Características Principais da CN10X25 IAS S:
- Qualidade de imagem compatível com câmaras 4K e 8K
- Grande angular de 25mm e poderoso zoom de 10x
- Extensor interno de 1.5x
- Unidade de disco amovível
- Baioneta EF e PL intermutável
- Em conformidade com amplos padrões de comunicação, com uma função de comunicação objetiva-câmara para uma experiência adicional