Aviso de perda de uma parte dos dados de imagem do image.canon

No dia 7 de agosto de 2020 anunciámos os resultados do nosso relatório mais recente relativo à perda de dados de imagem na plataforma image.canon. Apresentamos as nossas mais sinceras desculpas por qualquer incómodo causado aos utilizadores.


Através deste aviso comunicamos o resultado atual da investigação que realizámos sobre o incidente.


A Canon oferece serviços aos seus utilizadores em todo o mundo no nosso website image.canon, que consiste : (a) no armazenamento a curto prazo, através do qual os utilizadores carregam e armazenam imagens até 30 dias; e (b) no armazenamento a longo prazo, através do qual os utilizadores armazenam imagens até 10 GB/utilizador sem data de validade específica.


Quando a Canon mudou no dia 30 de julho para uma nova versão do software que controla estes serviços, o código que controla o armazenamento a curto prazo foi aplicado quer nas funções de armazenamento a curto prazo, quer no armazenamento a longo prazo, causando a perda de algumas imagens armazenadas há mais de 30 dias.


No dia 4 de agosto identificámos o código que causou o incidente e corrigimos a situação. Não detetámos qualquer acesso não autorizado à plataforma image.canon. O incidente não causou fuga de imagens.


Não existem medidas técnicas para restaurar as imagens de vídeo perdidas. As fotografias podem ser restauradas, mas não com as resoluções originais. Em breve entraremos em contacto com os utilizadores afetados e apresentaremos as nossas mais sinceras desculpas.