- Aprenda com os melhores especialistas em fotografia num conjunto de palestras que fazem parte do Student Development Programme 2021 da Canon – inscreva-se aqui
- Gratuito e aberto a qualquer pessoa, destaca-se o painel Thinking Social-First, que se focará nas oportunidades (e desafios) únicos que as redes sociais trazem aos fotógrafos, qualquer que seja o seu nível de evolução
Não cometa o erro de ignorar as redes sociais na fase inicial da sua carreira – 1.074 imagens são publicadas no Instagram a cada segundo, e 68% dos utilizadores utilizam essa rede para interagir com os seus criadores favoritos¹. O painel Thinking Social-First responde a perguntas como: “Como posso atrair a atenção de potenciais empregadores utilizando as redes sociais? Quais são os riscos associados a partilhar as minhas imagens publicamente? Como posso utilizar as redes sociais para construir uma comunidade?”. Quer seja um pioneiro da indústria ou um total amador da fotografia, as redes sociais podem expandir os seus horizontes e ajudar a que o seu trabalho alcance audiências totalmente novas. Confie nas palavras dos oradores especialistas e conhecedores da Canon, incluindo:
- Gabriele Galimberti , fotógrafo documental e Embaixador Canon, que conta com mais de 278 mil seguidores no Instagram e utiliza frequentemente as redes sociais como uma ferramenta para contactar, descobrir e produzir histórias. Protagonistas de documentários que há 20 anos seriam incontactáveis podem agora ser facilmente encontrados e contactados através do formidável poder da internet.
- Laura El-Tantawy , cuja obra premiada examina a experiência de viver entre o Este e o Ocidente, oferece uma perspetiva única sobre como ser consciente da informação que se partilha, cumprir as regulamentações dos governos locais durante uma viagem, ou como proteger o trabalho do “ciberroubo”.
- Lars Lindemann , Director of Photography e Deputy Visual Director da GEO and PM, é um antigo editor de imagem e fotógrafo freelancer que tem marcado presença nos painéis de jurados de competições prestigiadas como o concurso World Press Photo. Lars falará sobre como as redes sociais podem ser utilizadas para encontrar fotógrafos e fazer networking ao longo de uma carreira.
- Anastasia Taylor-Lind , membro do TED e que trabalha para revistas como a National Geographic, cobrindo tendências relacionadas com mulheres e violência. Se gosta de correr riscos, mas também manter-se cauteloso em relação a tópicos sensíveis, Taylor-Lind é uma grande autoridade na matéria de como abordar as pessoas com compaixão e ainda criar conteúdo investigativo de qualidade. A sua intervenção explicará como criar conteúdo pensado para as redes sociais, e como utilizar estas plataformas para conseguir comissões.
Se o seu objetivo é alcançar os meios tradicionais, vai querer ouvir o que têm a dizer reconhecidas instituições de media e fotografia como a Politiken, a Reuters e o The Guardian, todas elas presentes noutras palestras adicionais. Tópicos como o poder da multimédia, o papel das bolsas para catapultar carreiras, insights sobre como contratar fotógrafos e as dinâmicas de poder no segmento dos retratos vão desafiar os assistentes a repensar tudo aquilo que acham que sabem sobre fotografia, e ainda encorajá-los a olhar para o futuro e entender o que o seu estilo individual pode trazer à indústria.
Gabriele Galimberti, fotógrafo documental e Embaixador Canon, afirmou: “Estou encantado por ter a oportunidade de encorajar aspirantes a fotógrafos e partilhar a minha experiência sobre como contar histórias de outras pessoas através de retratos e vídeo. As redes sociais estão em constante mutação e são uma parte vital do meu processo de investigação. Aguardo com expectativa a oportunidade de discutir a minha experiência com a equipa de oradores da Canon e, espero, ajudar a próxima geração de estrelas da fotografia.”
Susie Donaldson, ITCG European Marketing Director da Canon EMEA, comentou: “Pelo segundo ano consecutivo, o Student Development Programme da Canon acontece de forma totalmente digital, o que significa que as nossas maravilhosas palestras são facilmente acessíveis em todo o mundo e alcançam muitos talentos emergentes. Colocando o foco em tópicos que sabemos serem os mais relevantes para quem acaba de começar uma carreira na fotografia, esperamos que estas talks sejam o ponto de partida de que os estudantes necessitam para se lançarem na indústria como profissionais.”
Desde 2017, mais de 800 estudantes participaram no Student Development Programme da Canon, e vários começaram carreiras impressionantes em publicações como o The New York Times ou o Wall Street Journal.
Com palestras e sessões de perguntas e respostas que não vai querer perder a acontecer diariamente, inscreva-se para fazer parte do Student Development Programme 2021 da Canon através do seguinte link: https://www.canon.pt/student-development-programme/
Os destaques diários incluem:
- Quarta-feira, 1 de setembro: Conheça os alumni – de estudante a pro com Ilvy Njiokiktjien, Ksenia Kuleshova e Michele Spatari, e Do terreno à primeira página: as ferramentas para construir a sua história com Brent Stirton e Vincent Jolly, apresentados por Laura El-Tantawy.
- Quinta-feira, 2 de setembro: Mover-se para a ação: o poder da multimédia com Ilvy Njiokiktjien e Magnus Wennman, e Como ser contratado para fotógrafo: conhecimentos da indústria com Gulshan Khan, Thomas Borberg, Rickey Rogers e Fiona Shields.
- Sexta-feira, 3 de setembro: Chegar-se à frente: como as bolsas e prémios catapultam uma carreira, apresentado por Ilvy Njiokiktjien, com Catalina Martin-Chico, Monica Allende e Acacia Johnson, e Pensar primeiro no social: a importância das Redes Sociais para capacitar a fotografia com Ilvy Njiokiktjien, Gabriele Galimberti, Laura El-Tantawy, Anastasia Taylor-Lind e Lars Lindemann.
- Sábado, 4 de setembro: Dinâmica de Poder nos Retratos, com Bieke Depoorter, Lindokuhle Sobekwa, Muhammad Salah e Rein Deslé.
1 Omnicoreagency.com. 2021. Instagram by the Numbers (2021): Stats, Demographics & Fun Facts. [online] Diponível em: https://www.omnicoreagency.com/instagram-statistics/