A Semana Global #Act4SDGs, lançada em 2017, foi criada para inverter a história das narrativas dominantes a nível global, marcadas pela apatia e pelo fatalismo – para que, em vez disso, o foco esteja em mensagens positivas capazes de promover mudanças reais. O objetivo desta semana é inspirar mais pessoas através de diversas atividades, incluindo workshops e debates, sensibilizando para o trabalho que está a ser feito para criar mudanças sustentáveis e incentivar outras pessoas a agir.
A Canon incentiva a sua comunidade de parceiros e as suas sedes regionais em todo o mundo a participar, divulgando a iniciativa nas redes sociais e estimulando os parceiros de cada região a partilhar quaisquer iniciativas locais que contribuam para uma mudança positiva. O objetivo do projeto #Act4SDGs para o ano de 2021 é inspirar pelo menos 100 milhões de pessoas a implementar ações individuais e coletivas para cumprir os ODS, superando os 56 milhões registados em 2020, e tendo como meta global mobilizar mil milhões de ações até 2030.
Ao longo desta semana, a Canon partilha conteúdos sobre o modo como os jovens já estão a trabalhar para alcançar os ODS através do seu Young People Programme (YPP). O Canon YPP tem como objetivo educar jovens em toda a região EMEA sobre o poder do storytelling visual, permitindo-lhes promover mudanças sustentáveis através de projetos sobre diferentes tópicos, incluindo igualdade de género, conservação da vida selvagem e alterações climáticas.
“Esta Semana Global é uma luz de esperança além-fronteiras e mostra que a nossa ação enquanto indivíduos importa. É uma mobilização global de ação coletiva que cria uma mudança transformadora para as pessoas e para o planeta. O programa Young People Programme da Canon não só ensina os jovens a expressarem-se visualmente de forma criativa, como também nos permite ouvir, ver e compreender o seu ponto de vista. Com o apoio da Canon, estas vozes podem ser ouvidas em toda a parte, e estou orgulhosa da nossa parceria, que continua a crescer a cada ano,” afirma Marina Ponti, Director UN SDG Action Campaign.
A Semana Global também inclui a iniciativa “Turning Point Dialogue” da ONU, que consiste num conjunto de entrevistas curtas nas quais agentes de mudança já consagrados e emergentes expressam a sua visão sobre questões importantes que afetam o mundo. Como parte desta iniciativa, Jeanine El Moughrabi, Engagement Lead for Developing Nations da Canon, e Sam Powers, cofundador do projeto Lens on Live, participam num painel para discutir como “mudar o jogo” e promover a capacitação dos jovens através do storytelling visual, falando sobre o trabalho desenvolvido no Canon YPP na República Democrática do Congo.
O Young People Programme no Congo, intitulado “Operation Goma”, trabalha com estudantes entre os 16 e os 24 anos, parte do programa de deslocados internos, órfãos ou que vivem em condições de pobreza extrema. Ao longo de seis meses, formadores da comunidade local oferecem-lhes seis cursos, incluindo disciplinas como a fotografia, a informática e o empreendedorismo. Ao capacitar os jovens com estas competências e ferramentas de comunicação, o programa visa prepará-los para se tornarem agentes de mudança e inspirarem transformações nas suas comunidades.
Antes desta conversa, Jeanine El Moughrabi afirma: “É tão importante que trabalhemos para oferecer oportunidades como o YPP às regiões em desenvolvimento, capacitando os participantes para que contem as suas histórias pela sua própria voz. Ao fazê-lo, podemos não só ajudar os jovens de comunidades menos favorecidas a desenvolver competências e impulsionar mudanças para si mesmos e para as suas comunidades, como também podemos espalhar a mensagem da importância da educação para inspirar a ação sustentável a longo prazo.”
Para saber mais, visite https://act4sdgs.org/