Agora na sua nona edição, o fórum reuniu representantes de todos os elos da cadeia de valor editorial. Após o fim das restrições impostas pela pandemia, esta foi a primeira vez, em dois anos, que os participantes puderam estar presencialmente durante dois dias de apresentações ao vivo, workshops e oportunidades de networking, para perceberem de que forma podem conseguir um crescimento sustentável e aumentar o seu valor.
As sessões deste ano, bem como as do ano passado, estão disponíveis na plataforma de experiência virtual da Canon, para que qualquer pessoa que esteja interessada nos tópicos discutidos possa ver as apresentações gravadas.
A propósito do sucesso do Future Book Forum 2022 e do conteúdo que está agora disponível online, Peter Wolff, European Production, Direct Sales Vice President da Canon EMEA, afirma: "Com uma impressionante lista de participantes e moderadores nas sessões, tivemos um feedback impressionante dos intervenientes deste ano. Tornou-se claro que beneficiaram da interação em pessoa e levaram do evento muitas novas ideias sobre como aplicar práticas mais sustentáveis nas suas próprias empresas, não apenas para as tornar mais responsáveis ambiental e socialmente, mas também para as tornar mais rentáveis".
O evento começou com as boas-vindas por parte de Peter Wolff, seguindo-se um discurso do moderador Peter Fisk,líder de opinião a nível global, autor, futurista e orador.
As palestras do Future Book Forum 2022 sobre sustentabilidade foram conduzidas por diversos especialistas das indústrias editorial, de marketing e de bens de consumo e estão agora disponíveis online, incluindo:
- Matthias Rippel, Vice President Global Brand Strategy da Adidas, que proferiu um discurso inspirador com base nas semelhanças entre a indústria editorial e a marca desportiva líder de mercado: ambas têm o poder de mudar vidas e melhorar as suas comunidades. Para além disso, explicou como a marca Adidas coloca a sustentabilidade no centro da sua estratégia de crescimento, utilizando exemplos de como isso é implementado na prática.
- Jemima Cox, Head of Social Sciences da Canvas8, discutiu a mudança de atitudes dos consumidores em relação à sustentabilidade, explorando as oportunidades emergentes para as empresas. Neste sentido, partilhou uma investigação sobre o comportamento dos consumidores e deixou recomendações sobre como a indústria editorial pode pôr em prática as mudanças necessárias.
- Richard Charkin, Publisher e antigo Presidente da International Publishers Association, partilhou a sua visão sobre a necessidade de a indústria editorial pensar de forma diferente sobre cadeias de abastecimento, modelos de negócio e práticas contabilísticas para se tornar mais sustentável e rentável. Debruçou-se de forma aprofundada sobre o tema da digitalização e sobre como a impressão sob demanda pode ser utilizada para melhorar a sustentabilidade da indústria editorial.
- Para demonstrar como os fornecedores de serviços de impressão podem tomar medidas no sentido da sustentabilidade, pode consultar o vídeo do estudo de caso da Elanders, empresa global sueca especializada em publicação e packaging, que migrou o seu volume de impressão de offset para digital, de forma a produzir grandes volumes de trabalhos mais curtos, tornando a produção muito mais rentável e sustentável.
O segundo dia do evento começou com um discurso de Peter Kraus vom Cleff,MD da German Publishers and Booksellers Association e Presidente da European Publishers’ Association (FEP), que destacou a importância da colaboração dentro da indústria editorial para impulsionar a sua sustentabilidade. Também falou sobre como a indústria precisa de redefinir o crescimento e repensar as práticas atuais: tendo em conta que um em cada oito livros comprados em livrarias é devolvido, a indústria precisa de trabalhar em conjunto para tornar toda a cadeia de abastecimento mais sustentável.
Os participantes puderam ainda assistir a diversas mesas redondas sob a forma do Innovation Lab. Inspirados pelas apresentações do primeiro dia do evento, tiveram a oportunidade de explorar vários tópicos em torno da sustentabilidade como motor-chave para o crescimento rentável, o que levou à geração de ideias que podem ser aplicadas na indústria editorial para abrir caminho para o futuro sucesso.
O evento terminou com uma apresentação estimulante de Andy Hunter, CEO e Founder da Bookshop.org, que apelou ao público para colaborar mais, ampliar o seu alcance e repensar as formas já experimentadas e testadas de fazer negócios, partilhando a sua visão para uma indústria editorial saudável e sustentável. No seu discurso apaixonado, destacou as oportunidades de crescimento de modelos de negócio sustentáveis, a necessidade de a indústria partilhar o sucesso e a importância de cada elemento do ecossistema editorial.
Para fazer o registo único e gratuito e ver os destaques desta edição do Future Book Forum, por favor visite: https://canon.sm/fbf2022online. O conteúdo inicial do evento estará disponível a partir de hoje, e novos conteúdos serão adicionados à plataforma de forma contínua.