Canon reconhecida pela CDP com pontuação máxima (A) pelas suas ações no domínio das alterações climáticas

CDP-Media-Alert-Main-1

Lisboa, Portugal, 05 de março de 2024 – A Canon Inc. anunciou que foi reconhecida pela CDP1, uma organização sem fins lucrativos sediada no Reino Unido, pela sua transparência e liderança relativamente a iniciativas no domínio das alterações climáticas, tendo-lhe sido atribuída a classificação A (a mais elevada).

A CDP avalia as principais empresas e governos locais em todo o mundo no que toca aos seus esforços para enfrentar questões ambientais. As avaliações têm por base as respostas a perguntas enviadas às empresas sobre temas como as alterações climáticas e a gestão dos recursos hídricos. O número de grupos-alvo tem crescido todos os anos, e em 2023 o questionário abrangeu um recorde total de 24.000 organizações a divulgarem estas informações. Esta é a terceira vez que a Canon entra na Lista A na categoria de alterações climáticas, após 2016 e 2020.

De acordo com a sua filosofia empresarial “Kyosei”, a Canon pretende contribuir para uma sociedade que alcance um equilíbrio benéfico entre o enriquecimento do estilo de vida e o ambiente. Promove várias atividades de conservação ambiental em quatro áreas principais: "Alterações Climáticas", "Eficiência de Recursos", "Substâncias Químicas" e "Biodiversidade". Em linha com os critérios da SBTi2, e como medidas contra as alterações climáticas, a Canon tem como objetivo reduzir as emissões absolutas de GEE – diminuindo em 42% as emissões absolutas de Alcance 1 e 2 e em 25% as emissões absolutas de Alcance 33  (Categoria 1 e 11) até 2030, tendo como base de começo o ano 2022.

A Canon também registou uma melhoria média anual de 3% no índice de emissões de CO2 do ciclo de vida de cada unidade de produto, de acordo com o seu objetivo ambiental definido em 2008. Até ao momento, a empresa melhorou 44.4%4, com uma taxa média anual de 3.95% (entre 2008 e 2023). Para além disso, está empenhada em atingir zero emissões líquidas de CO2 do ciclo de vida de cada unidade de produto (Alcance 1-3) até 2050, através de várias atividades, como a utilização de energias renováveis, atividades de poupança de energia nas instalações de produção e uma circulação de recursos mais avançada, incluindo a reutilização e reciclagem de produtos.

A Canon vai continuar a trabalhar no sentido de fazer vários avanços tecnológicos e ajudar a melhorar a eficiência da gestão, de forma a contribuir para a redução do CO2 em toda a sociedade.

1. Estabelecida em 2000 como uma organização internacional sem fins lucrativos que possui um sistema para a divulgação de informações ambientais de empresas e governos locais.
  2. A SBTi, a Iniciativa Science Based Targets, é uma iniciativa internacional para incentivar as empresas a estabelecerem metas de redução de emissões de gases com efeito de estufa (GEE). É operada conjuntamente por quatro organizações: United Nations Global Compact (UNGC), World Resources Institute (WRI), World Wide Fund for Nature (WWF) e CDP. As metas de redução de emissões de GEE da Canon foram aprovadas pela SBTi em 2023.
  3. Alcance 1: Emissões diretas (gás de cidade, GPL, óleo leve, querosene, gases de efeito estufa não relacionados com a energia, etc.).
    Alcance 2: Emissões indiretas (da utilização de eletricidade, vapor, etc.)
    Alcance 3: Emissões da cadeia de abastecimento;
    Categoria 1: Bens e serviços adquiridos; Categoria 11: Utilização dos produtos vendidos.
  4. Números preliminares a 31 de janeiro de 2024.