Restabelecer a ligação do dispositivo

Work professional strengthening security and compliance

Se o seu dispositivo/servidor deixar de comunicar com o nosso Serviço de gestão de dispositivos, a interrupção significa que não nos é possível captar dados precisos das leituras do contador, acionar o reabastecimento automático de consumíveis ou fornecer serviços de assistência proativa para o seu dispositivo, causando a perturbação destes serviços.


Estamos empenhados em assegurar a prestação bem-sucedida do Serviço de gestão de dispositivos e em melhorar a sua experiência. Solicitamos a sua cooperação para garantir que os seus dispositivos permanecem ligados de forma consistente.


A versão de RDS efetivada no seu servidor ou o número de série do dispositivo são referidos no e-mail que recebeu.


Se o seu dispositivo tiver deixado de comunicar connosco, siga as instruções na secção abaixo "O dispositivo deixou de comunicar".


Se o seu servidor tiver deixado de comunicar connosco, siga as instruções na secção abaixo "O servidor deixou de comunicar".


Se tiver algum problema, contacte o suporte da Canon

O dispositivo deixou de comunicar

Como efetuar um teste de comunicação no seu dispositivo

    1. Prima o botão [123], que pode ser encontrado no painel de controlo ou no ecrã principal do equipamento.

      Embedded_device_image02

      Embedded_device_image02

    2. Selecione [Monitoring Service] (Serviço de monitorização)

      Embedded_device_image03

    3. Selecione [Communication Test] (Teste de comunicação)

      Embedded_device_image04

    4. Selecione [Start Test] (Iniciar teste)

      Embedded_device_image05

    Se for apresentada a mensagem "Communication was successful" (Comunicação bem-sucedida), o dispositivo encontra-se agora a comunicar com o servidor eMaintenance e não é necessária a realização de qualquer outra ação.

    Se a comunicação não for bem-sucedida, será apresentado um código de erro. Aceda à secção "O teste de comunicação resultou num erro".

    Se estes passos não resolverem o problema, entre em contacto connosco

    1. No ecrã do dispositivo, selecione [Check Counter] (Verificar contador)

      Embedded_device_image06

    2. No menu do serviço de monitorização, selecione [Communication Test] (Teste de comunicação)

      Embedded_device_image07

      Embedded_device_image08

    3. Quando perguntar se pretende permitir que a informação seja enviada para o servidor, selecione [Yes] (Sim)

      Embedded_device_image09

      Se for apresentada a mensagem "Communication was successful" (Comunicação bem-sucedida), o dispositivo encontra-se agora a comunicar com o servidor eMaintenance e não é necessária a realização de qualquer outra ação.

      Se a comunicação não for bem-sucedida, será apresentado um código de erro. Aceda à secção "O teste de comunicação resultou num erro".

    Se estes passos não resolverem o problema, entre em contacto connosco

  • Se o seu dispositivo não conseguir comunicar com a Canon, o teste de comunicação irá apresentar um código de erro.

    Se tiverem sido efetuadas alterações ao seu dispositivo ou rede, reinicie o dispositivo e efetue outro teste de comunicação.

    O dispositivo está ocupado (o código de erro termina em 0304 ou 2000)

    Aguarde 5 minutos e volte a efetuar o teste. Se receber o mesmo erro, reinicie o dispositivo e volte a efetuar o teste.

    Verifique a data e a hora no seu dispositivo

    Se a data e a hora estiverem incorretas, significa que o dispositivo está com problemas de comunicação com o nosso Serviço de gestão de dispositivos.

    Peça ao seu departamento de TI para verificar a ligação de rede

    1. Execute um comando ping na linha de comandos "ping ‘device IPADDRESS"
    2. Estabeleça ligação à interface de utilizador remota RUI através do navegador "ligação"

    Série Advance: https://oip.manual.canon/USRMA-6097-zz-CS-3800-enGB/contents/devu-mcn_mng-rui-strt.html#319_h1_01
    Série LBP: https://oip.manual.canon/USRMA-0699-zz-SS-enGB/contents/SS352_remoteui_122startingremoteui.html#10010000

    Se o dispositivo estiver comunicável

    1. Verifique as definições no dispositivo através da RUI (Gateway-DNS-Proxy e autenticação, se utilizadas)
    2. Estabeleça ligação à RUI através do navegador como Administrador
    3. Selecione "Settings/Registration" (Definições/Registo)
    4. Selecione "Network Settings" (Definições de rede)
    5. Selecione "Network IPv4 Settings" (Definições IPv4 de rede)
    6. Verifique se o gateway e as definições de DNS estão corretos
    7. Selecione "Proxy Settings" (Definições de proxy) (se utilizadas)
    8. Verifique se a opção "Use Proxy" (Utilizar proxy) está ativada
    9. Verifique se os endereços do proxy e a porta estão corretos
    10. Verifique se a autenticação proxy (se utilizada) está correta
    11. Se tiver alterado alguma definição, reinicie o dispositivo

    Se as definições de firewall tiverem sido alteradas, defina, na firewall, a permissão para comunicar com o URL: b01.ugwdevice.net

    Se o dispositivo estiver incomunicável

    1. Se o dispositivo estiver desligado, ligue-o.
    2. Se o cabo de rede estiver desligado, volte a ligá-lo ao dispositivo.
    3. Se o dispositivo estiver ligado, verifique se os endereços IP-Subnet-Gateway estão corretos.
    4. Efetue um teste de comunicação para verificar se o estado de conetividade normal do dispositivo foi retomado.

    Se estes passos não resolverem o problema, entre em contacto connosco

O servidor deixou de comunicar

    1. Inicie sessão no CDCA no seu navegador (Chrome – Edge – Firefox) como administrador

      https://IPadresses Server or FQDNofCDCAserver/account/signin?ReturnUrl=%2F

    2. Device_Administrator_image1

    3. Na captura de ecrã abaixo, pode ver um exemplo dos dispositivos que estão ligados ao CDCA.
      1. Quando a luz de estado se acende a verde quer dizer que o dispositivo está ligado e a comunicação foi estabelecida com êxito
      2. Quando a luz de estado se acende a amarelo quer dizer que não foi obtida qualquer resposta. Verifique a conetividade (a rede pode não estar disponível/o dispositivo pode estar desligado/o endereço IP pode ter sido alterado/o dispositivo pode ter sido substituído)
      3. Quando a luz de estado se acende a cinzento quer dizer que o dispositivo está desligado

    Device_Administrator_image2

    Device_Administrator_image3

    Consulte os cenários abaixo para obter ajuda no restabelecimento da ligação dos seus dispositivos.

    Cenário 1: os endereços IP do dispositivo foram alterados.

    1. Selecione [Devices] (Dispositivos).
    2. Selecione [Device Communication Settings] (Definições de comunicação do dispositivo).

      Device_Administrator_image

    3. Selecione [Authentication Information] (Informações de autenticação).
    4. Verifique se o método de autenticação está correto.

      Device_Administrator_image

    5. Selecione [Devices] (Dispositivos) – [Discover Devices] (Detetar dispositivos)

      Device_Administrator_image6

    6. Adicione o intervalo de IP ou o único endereço IP à pesquisa e clique em [Discover] (Detetar)

      Device_Administrator_image7_1

    7. O(s) endereço(s) IP será(ão) substituídos(s) corretamente pelo(s) novo(s) na lista de dispositivos.

      Device_Administrator_image8


    Cenário 2: o(s) dispositivo(s) foi(foram) substituído(s) por um novo com o mesmo endereço IP.

    1. Selecione [Manage Devices] (Gerir dispositivos)

      Device_Administrator_image9

    2. Selecione os dispositivos substituídos e clique em [Remove from Management] (Remover da gestão).

      Device_Administrator_image10

    3. Selecione o menu [Devices Removed from Management] (Dispositivos removidos da gestão) – Selecione o dispositivo removido e clique em [Delete] (Eliminar).

      Device_Administrator_image11

    4. Selecione [Devices] (Dispositivos) – [Discover Devices] (Detetar dispositivos)

      Device_Administrator_image6

    5. Adicione o intervalo de IP ou o único endereço IP à pesquisa e clique em [Discover] (Detetar).

      Device_Administrator_image7

    6. O(s) novo(s) dispositivo(s) será(ão) substituídos(s) corretamente pelo(s) novo(s) na lista de dispositivos.

      Device_Administrator_image12

    Se estes passos não resolverem o problema, entre em contacto connosco

O CDCA não consegue comunicar com o UGW (para administrador do servidor)

    1. Inicie sessão no CDCA no seu navegador (Chrome – Edge – Firefox) como administrador

      https:// IPAddresseServer or FQDN of CDCAserver/account/signin?ReturnUrl=%2F

      CDCA_Image01

    2. Selecione [System] (Sistema) – [Connection Settings] (Definições de ligação)

      CDCA_Image02

      Efetue o teste de comunicação

      Se não tiver um servidor proxy:

      CDCA_Image03

      Se tiver um servidor proxy:

      CDCA_Image04

    3. Se o teste de comunicação tiver sido bem-sucedido, não é necessária a realização de qualquer outra ação

      CDCA_Image05

    4. Se o teste de comunicação tiver falhado, verifique no seu servidor de rede se a configuração do DNS-Gateway está correta ou se a configuração da firewall não consegue comunicar com o URL: b01.ugwdevice.net

      Verifique também as definições de proxy (se utilizadas) para se certificar de que a configuração de proxy, o número da porta e as definições de autenticação estão corretos.

      CDCA_Image06

      Efetue novamente o teste de comunicação e confira o resultado

    Se estes passos não resolverem o problema, entre em contacto connosco

    1. Inicie sessão no CDCA no seu navegador (Chrome – Edge – Firefox) como administrador

      https://FQDNofCDCAserver/account/signin?ReturnUrl=%2F

      CDCA_Image01

    2. Selecione [System] (Sistema) – [Connection Settings] (Definições de ligação)

      CDCA_Image02

    3. Clique no botão [Send Test email] (Enviar e-mail de teste)

      CDCA_Image08

    4. Se o teste de comunicação tiver sido bem-sucedido, não é necessária a realização de qualquer outra ação

      CDCA_Image05

    5. Se o teste de comunicação tiver falhado, verifique se a configuração do SMTP está correta

      CDCA_Image06

      Efetue novamente o teste de comunicação e confira o resultado

    Se estes passos não resolverem o problema, entre em contacto connosco

O iWMC-RDS não consegue comunicar com os dispositivos (para o administrador do servidor e dos dispositivos)

    1. Estabeleça ligação à Console iWMC como administrador no seu navegador.

      http://IPAddressesServer or FQDNofiWEMCserver/iWMC/Login/BasicLogin.aspx?ReturnUrl=%2fiwmc%2fDefault.aspx

      IWMC_RDS_image1

    2. Selecione [e-Maintenance (HTTP or SMTP)] (e-Maintenance [HTTP ou SMTP)]
    3. Selecione [Device Management (Service Representative Only)] [Gestão de dispositivos (apenas representante de assistência)]
    4. Selecione [Monitored Device Management (Service Representative Only)] (Gestão de dispositivos monitorizados [apenas representante de assistência])
    5. Verifique o estado do dispositivo.
    6. Selecione os dispositivos que apresentam a mensagem "Communication Error" (Erro de comunicação).

      IWMC_RDS_image002

    7. Verifique se os endereços IP estão corretos e se os dispositivos estão disponíveis (ligados)

      IWMC_RDS_image2

    8. Se os endereços IP estiverem incorretos, selecione o(s) dispositivo(s) e prima [Edit] (Editar). Se o dispositivo estiver desligado, ligue-o.

      IWMC_RDS_image3

    9. Substitua os endereços IP pelos novos, prima [Update] (Atualizar) e efetue o [Communication Test] (Teste de comunicação) com o(s) dispositivo(s)

      IWMC_RDS_image4

      IWMC_RDS_image5

    Se estes passos não resolverem o problema, siga o passo relevante abaixo

    1. Selecione [Device] (Dispositivo) e [Discovery] (Deteção) na parte superior do menu.

      IWMC_RDS_image6

    2. Selecione [Discovery] (Deteção) – [Quick Discovery] (Deteção rápida)

      IWMC_RDS_image7

    3. Selecione [SNMPv1 – Specified IP address discovery] (SNMPv1 – Deteção do endereço IP especificado)

      IWMC_RDS_image8

    4. Introduza o endereço IP e clique em [Discover] (Detetar)

      IWMC_RDS_image9

      IWMC_RDS_image10

      (consulte a lista de dispositivos para se certificar de que o dispositivo está disponível)

    5. Clique em [Create Task to Discover Devices] (Criar tarefa para detetar dispositivos) – Selecione o protocolo e clique em [Next] (Seguinte)

      IWMC_RDS_image11

    6. Especifique o endereço IP, o intervalo de IP ou selecione "Add from File (.txt)" (Adicionar a partir do ficheiro [.txt])

      IWMC_RDS_image12

    7. Clique em [Next] (Seguinte)

      IWMC_RDS_image13

    8. Crie o nome da tarefa e selecione [Execute now] (Executar agora)
    9. IWMC_RDS_image14

    10. Clique em [Register] (Registar)
    11. IWMC_RDS_image15

      IWMC_RDS_image16

      (consulte a lista de dispositivos para verificar a disponibilidade do[s] dispositivo[s])

    Se estes passos não resolverem o problema, entre em contacto connosco

    1. Selecione [e-Maintenance (HTTP or SMTP)] (e-Maintenance [HTTP ou SMTP)]
    2. Clique em [Add Devices (Service Representative Only)] [Adicionar dispositivos (apenas representante de assistência)]
    3. Registe o novo dispositivo com o endereço IP e o número de série.
    4. Clique em [Add] (Adicionar)

      IWMC_RDS_image17

    Se estes passos não resolverem o problema, entre em contacto connosco

    1. Selecione [e-Maintenance (HTTP or SMTP)] (e-Maintenance [HTTP ou SMTP)]
    2. Clique em [Add Devices (Service Representative Only)] [Adicionar dispositivos (apenas representante de assistência)]
    3. Selecione [Add from Device List] (Adicionar da lista de dispositivos)

      IWMC_RDS_image18

    4. Selecione o(s) dispositivo(s) detetado(s) (na lista de dispositivos)

      IWMC_RDS_image19

    5. Selecione [Add to Target Devices] (Adicionar aos dispositivos de destino) e clique em [Add] (Adicionar)

      IWMC_RDS_image20

    6. Selecione o(s) dispositivo(s) novamente, clique em [Add] (Adicionar) e verifique o [Status] (Estado)

      IWMC_RDS_IIMAGE

      IWMC_RDS_image21

    7. Atualize a página e verifique se o estado aparece como [Registered] (Registado)

      IWMC_RDS_image22

    8. Efetue o [Communication Test] (Teste de comunicação) com o(s) dispositivo(s) e selecione [Refresh] (Atualizar)

      IWMC_RDS_image23

    9. Verifique se o [Communication Test] (Teste de comunicação) foi concluído

      IWMC_RDS_image24

      Se o(s) dispositivo(s) não efetuar(em) o registo ou o teste de comunicação não for concluído, verifique o estado da rede do(s) dispositivo(s)

    Se estes passos não resolverem o problema, entre em contacto connosco

    1. Selecione [e-Maintenance (HTTP or SMTP)] (e-Maintenance [HTTP ou SMTP)]
    2. Selecione [Device Management (Service Representative Only)] [Gestão de dispositivos (apenas representante de assistência)]
    3. Selecione [Monitored Device Management (Service Representative Only)] (Gestão de dispositivos monitorizados [apenas representante de assistência])
    4. Selecione o(s) dispositivo(s) a eliminar.
    5. Clique em [Delete] (Apagar)

      IWMC_RDS_image25

    6. Selecione [Device] (Dispositivo) na parte superior do menu.

      IWMC_RDS_image26

    7. Selecione [List] (Lista) – [Device List] (Lista de dispositivos)

      IWMC_RDS_image0026

    8. Selecione o(s) dispositivo(s) a eliminar e clique em [Delete] (Eliminar)

      IWMC_RDS_image26

    Se estes passos não resolverem o problema, entre em contacto connosco

O iWMC-RDS não consegue comunicar com o UGW (para administrador do servidor)

    1. Estabeleça ligação com o navegador na iWMC como administrador

      http://FQDNofiWMCserver/iWMC/Login/BasicLogin.aspx?ReturnUrl=%2fiwmc%2fDefault.aspx

      communicate_with_UGW_Image01

    2. Selecione [e-Maintenance (HTTP)]

      communicate_with_UGW_Image02

    3. Selecione [Configuration (Service Representative Only)] (Configuração [apenas representante de assistência])

      communicate_with_UGW_Image03

    4. Selecione [RDS Settings (Service Representative Only)] (Definições de RDS [apenas representante de assistência])

      communicate_with_UGW_Image04

    5. Efetue o [Communication Test] (Teste de comunicação)

      Sem proxy

      communicate_with_UGW_Image05

      Com Proxy

      communicate_with_UGW_Image06

    6. Se o teste de comunicação tiver sido bem-sucedido, não é necessária a realização de qualquer outra ação.

      communicate_with_UGW_Image07

    7. Selecione e clique em [Update Schedule Information] (Atualizar informações de agendamento)

      communicate_with_UGW_Image08

    8. Se o teste de comunicação tiver falhado, verifique no seu servidor de rede se a configuração do DNS-Gateway está correta ou se a configuração da firewall consegue comunicar com o URL: b01.ugwdevice.net

      Definições de proxy (se utilizadas): verifique se a configuração de proxy, o número da porta e as definições de autenticação estão corretos.
      Efetue novamente o teste de comunicação e confira o resultado.

      communicate_with_UGW_Image09

    Se estes passos não resolverem o problema, entre em contacto connosco

    1. Estabeleça ligação com o navegador na iWMC como administrador

      http://FQDNof iWMCserver/iWMC/Login/BasicLogin.aspx?ReturnUrl=%2fiwmc%2fDefault.aspx

    2. Selecione [e-Maintenance (SMTP)]

      communicate_with_UGW_Image10

    3. Selecione [Configuration (Service Representative Only)] (Configuração [apenas representante de assistência])

      communicate_with_UGW_Image11

    4. Selecione [Communication Settings (Service Representative Only)] (Definições de comunicação [apenas representante de assistência])

      communicate_with_UGW_Image12

    5. Efetue o [Communication Test] (Teste de comunicação)

      communicate_with_UGW_Image13

    6. Se o teste de comunicação tiver sido bem-sucedido, não é necessária a realização de qualquer outra ação.

      communicate_with_UGW_Image14

    7. Se o teste de comunicação tiver falhado, verifique a configuração do SMTP em [Common Settings] (Definições comuns) – [Communications Settings] (Definições de comunicação) e [Update] (Atualizar) (consulte abaixo).

      communicate_with_UGW_Image09

      communicate_with_UGW_Image15

      communicate_with_UGW_Image16

      Também é possível realizar um e-mail de teste no mesmo menu

      communicate_with_UGW_Image17

    8. Efetue o teste de comunicação e confira o resultado (consulte o passo 2)

      communicate_with_UGW_Image14

    Se estes passos não resolverem o problema, entre em contacto connosco

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