Motivação. Atenção. Concentração. Se nunca se debateu com estes problemas, qual é o seu segredo? Estes pontos podem ser um desafio interminável num mundo que os tenta alcançar a todos a partir de vários sítios a qualquer momento. Por vezes(frequentemente, na verdade), os nossos cérebros precisam de uma pequena ajuda.
Esta ajuda pode assumir muitas formas. Desligamos os nossos telemóveis, definimos os dias de trabalho e procuramos locais isolados para nos concentrar, sem interrupções, em tarefas que exigem a nossa presença e atenção completas. Mas o cérebro humano é complexo e, apesar dos melhores esforços para nos concentrarmos na tarefa em mãos (e continuarmos concentrados), estes podem falhar redondamente.
"Todos temos estes ciclos cerebrais naturais quando nos concentramos em qualquer atividade e há momentos em que, especialmente se é uma pessoa criativa, poderá abstrair-se por algum tempo", explica Lyz Cooper, cofundadora da British Academy of Sound Therapy. Através da sua atividade, Lyz percebeu que o cérebro viaja por diferentes estados, a fim de ser mais produtivo. "Sonhar acordado é necessário para uma melhor saúde do cérebro", acrescenta. "Chamo-lhe de «modo de proteção de ecrã»."
Para Lyz, o som e a música têm a capacidade de transportar a mente humana para locais produtivos, de descanso e criativos, e os três estão intimamente ligados. A chave para a atenção e a concentração permanentes não consiste em manter um único nível de consciência sintonizada, mas sim em percorrer inúmeras cadências. E essa escolha de palavras é deliberada, já que Lyz é respeitada em todo o mundo pela sua investigação Consciously Designed Music™.
Lyz e os seus parceiros compõem peças musicais com um objetivo, sendo a mais famosa intitulada de Weightless, composta com a banda britânica de música ambiente Marconi Union. A faixa, lançada em 2011, foi avaliada por neurocientistas e, supostamente, reduz a ansiedade dos ouvintes em até 65%. Utiliza harmonias, ritmos e linhas de baixo para abrandar as frequências cardíacas, reduzir a pressão arterial e diminuir os níveis da hormona do stress, o cortisol, dos ouvintes. Desde o seu lançamento, foi ouvida por 85 milhões de pessoas no Spotify e, sem surpresas, surgiu novamente durante a pandemia.
AutoFocus, que foi concebida especificamente para os desafios da mente visionária no trabalho, é o nome do projeto mais recente de Lyz com o produtor Jimmy Day. Uma banda sonora para um artista no "processo de trabalho criativo", se preferir. Editar fotografias, escrever e desenhar são o tipo de tarefas que nos envolvem física e mentalmente. Lyz descreve a lista de reprodução como "ondulante", transportando o ouvinte numa viagem subconsciente, mas fluida, através de um período de concentração criativa, reproduzindo no áudio as operações ideais, mas em mudança do cérebro.
Naturalmente, este som parece extremamente abstrato até compreender exatamente como funciona esta "montanha-russa". Essencialmente, a nossa criatividade é o resultado de regiões cerebrais fundamentalmente diferentes a trabalhar em conjunto. O córtex pré-frontal é responsável pela rede de controlo cognitivo, que é a área das funções executivas, tais como o planeamento e a resolução de problemas. Por outro lado, a rede de modo predefinido (uma combinação de várias partes diferentes do cérebro, incluindo aquelas que controlam a memória, o conhecimento conceitual, a teoria da mente e a navegação espacial) está mais ativa durante divagações ou o sonhar acordado, o tal modo de proteção de ecrã de que Lyz falava.
Costuma-se dizer que Isaac Newton descobriu a gravidade enquanto relaxava sob uma macieira. Aparentemente, Einstein meditava e as suas ideias e teorias surgiam. Há muito a dizer quanto à ideia de que a criatividade simplesmente aparece."
Com isso em mente, a lista de reprodução de Lyz e Jimmy foi estruturada para melhorar e estimular, bem como promover a concentração e incentivar uma consciência plena. É composta por sete faixas. "Pode ouvir na íntegra ou ajustar as peças musicais ao seu próprio fluxo de trabalho específico", explica Lyz. "Nós, [Lyz e Jimmy], sabemos como é quando estamos a tentar forçar um processo criativo, pelo que esta peça musical cria flexibilidade cognitiva. Existem peças musicais com ambiente de baixa intensidade e peças musicais ligeiramente mais estruturadas". Lyz explica o objetivo e a conceção de cada faixa:
Uplift – "Com 110 batidas por minuto, isto permite-lhe estar pronto para trabalhar."
Particle – "Uma faixa muito animadora e com ritmo mais elevado com acordes estimulantes para lhe dar energia para a tarefa em mãos."
Focus – "Esta faixa surgiu da investigação sobre o que as pessoas realmente utilizam para se concentrarem. Não tem letra, o que pode ser incómodo. Tem cerca de 90 bpm e é praticamente tudo em escala maior, por isso, tanto é animadora como bastante ambiente."
Breath – "Esta faixa continua a parte instrumental, mas com um pouco mais de energia e a batida entra novamente."
Pause – "Esta é a peça musical «pausa mental» que é conscientemente concebida para treinar o sistema para esse estado mais meditativo. Tem de cerca de oito minutos e os ritmos permitem-lhe relaxar. É extremamente importante permitir que esse processo ocorra naturalmente sem qualquer culpa de se sentir «preguiçoso»."
Painter – "Uma recuperação descontraída da «pausa mental» que foi composta para refletir o ato de criação."
Stargazer – "Uma peça musical básica e enérgica com uma batida agradável de cerca de 65 bpm para concluir a viagem."
AutoFocus foi concebida especificamente para ser reproduzida através do altifalante com luz Canon ML-A, para que os sons preencham o seu espaço enquanto trabalha e a luz no seu espaço de trabalho possa ser ajustada para acompanhar o ambiente do momento. Mas o que se tornou claro na sua criação é que a música não é apenas um complemento ou ruído de fundo, mas pode desempenhar uma parte integrante do processo criativo. Pode modular os níveis de excitação cerebral e ajudar a criar um ambiente onde a concentração possa florescer. Mas também pode simplesmente melhorar a sua disposição e proporcionar satisfação que, afinal, é precisamente o que queremos quando nos estamos a preparar para sermos mais criativos.
Ouça a AutoFocus.
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