Introduzir a "realidade" na realidade virtual

3 mín.
A woman with long blonde hair sits on a couch. She wears a patterned green blouse and grey trousers, and a VR headset. In front of her is a coffee table, upon which is a camera on a tripod, a smartphone, some books and a small plant. Behind her is a white bookcase, two curtained windows and a bicycle. She’s holing the camera with a single hand as it rests on an orange tarpaulin. Besides the tarpaulin are ropes and beyond them is the sea. Together it appears that the photographer is on a boat at sea."

A Canon USA apresentou a sua envolvente plataforma de videochamadas na CES deste ano. O Kokomo transporta-o para um mundo virtual, dos pés à cabeça.

Os seres humanos precisam de estar juntos.

Quando estamos isolados uns dos outros, sentimos esse impacto na nossa saúde mental e física. É por isso que, desde o início da pandemia, fomos criativos a encontrar formas de nos aproximar das pessoas. Gritámos através de vidro, abraçámos através de plástico e utilizámos o Zoom, o Teams, o WhatsApp e o Houseparty para lidar com os confinamentos.

É também por isso que a realidade virtual está a ter tanto destaque atualmente. A pandemia pode já estar ultrapassada, mas o desejo de estarmos juntos e interagir mesmo quando estamos separados continua e a realidade virtual é uma excelente forma de o alcançar.

O único problema é que ela ainda não tem muita realidade. A maioria das soluções de RV que encontrará no mercado utilizam avatares ou representações de como as pessoas querem ser vistas, em vez de como elas são. Isso dificulta que as interações tenham uma sensação natural e retira-nos o prazer de conversar cara a cara.

O software Kokomo da Canon USA procura mudar isso.

Adeus avatares, olá RV realista

Apresentado na Consumer Electronics Show (CES) em Las Vegas, o Kokomo é uma plataforma de software que traz videochamadas realistas para o espaço da realidade virtual.

Como explica Jon Lorentz, Designer Sénior de Inovação na Canon USA, tem como objetivo "criar experiências memoráveis de uma nova forma, com tecnologia tão realista que os utilizadores conseguem esquecer que estão a utilizar uns óculos de RV".

"Aqui não encontra avatares digitais estranhos", afirma. "Mas sim a sua aparência real, incluindo expressões faciais, num ambiente fotorreal."

Pode efetuar videochamadas cara a cara e pessoa para pessoa, em tempo real, utilizando apenas uns óculos de RV. Levante uma sobrancelha na vida real e o mesmo acontece na sua RV. As pistas faciais já não são perdidas devido a atrasos nas videoconferências. São apenas rostos naturais, movendo-se em toda a sua glória expressiva.

E como a "envolvência" é muito mais do que apenas a visão, o software Kokomo e estas subtilezas visuais são melhorados pelo áudio spatial, que imita a forma como recebemos o som no mundo real.

Comunicação cara a cara em tempo real para qualquer pessoa

Uma das melhores características da plataforma Kokomo é que não necessita de kits complexos ou de equipamento extra para funcionar. Só precisa de uma câmara Canon, de uns óculos de RV e do seu smartphone para ser transportado para um encontro com o seu amigo na praia. Ou no topo de uma montanha. Ou num café parisiense.

Essa é outra grande vantagem, os locais atualmente disponíveis foram todos captados com detalhes extraordinários utilizando câmaras Canon EOS R5 e vão ser lançados muitos mais à medida que o software é desenvolvido. "A nossa experiência não está dependente de várias câmaras, sistemas complexos ou configurações profissionais", explica Jon. "É apenas comunicação cara a cara em tempo real, a que qualquer pessoa pode ter acesso."

E apesar do potencial imediato para desenvolvimento da plataforma Kokomo ser evidente, a tecnologia subjacente também pode ter implicações para os criadores de realidade virtual em todo o mundo. Especialmente quando se considera que a crescente procura de conteúdo de alta qualidade 3D de RV a 180° levou ao lançamento recente da nossa objetiva olho de peixe dupla para captar RV.

Terem o nosso hardware topo de gama disponível para trabalhar, enquanto concebiam a tecnologia "ImmersiveCall" do Kokomo, melhorou claramente o processo para a equipa de desenvolvimento da Canon USA e para o objetivo da mesma de criar uma experiência fotorreal e envolvente.

O desejo de juntar pessoas, e não avatares, elevou o Kokomo para uma posição de destaque no que toca a conferir realidade à realidade virtual.

Canon_Kokomo_Teaser_CONFORM

O Kokomo está atualmente disponível para transferência. Existem planos para adicionar novos destinos, funcionalidades e características à aplicação, além de compatibilidade expandida com câmaras Canon.

Relacionado