Que haja... VIDA

6 mín.
Um surfista, que está na sombra, atravessa uma onda épica.

Na cultura japonesa, existe um conceito chamado "Ikigai", que se traduz aproximadamente como "razão de ser". Contudo, este conceito é mais do que a mera junção de algumas palavras. O Ikigai encoraja-nos a examinar as nossas competências, a entender o que nos realiza e nos traz felicidade e, depois, a utilizar essas coisas para construir uma vida com significado e impacto no mundo. Se, juntas, essas coisas também nos conseguirem sustentar e se conseguirmos fazer delas a nossa carreira, então o círculo de Ikigai está completo.

A beleza desta ideia está no facto de nos dar um sentido do "eu" e um objetivo a atingir, além de uma explicação para os altos e baixos da vida. Até mesmo os melhores planos podem sair gorados devido a acontecimentos fora do nosso controlo – aquele pequeno resquício de "vida" que nos recorda o que significa ser humano e viver num mundo que, muitas vezes, está para além da nossa compreensão.

Enquanto empresa, é algo em que pensamos muito. A nossa filosofia empresarial "Kyosei" – viver e trabalhar em conjunto para o bem comum – poderia bem ser o gémeo falso do Ikigai, tão próximos que são os seus significados. Mas, enquanto o Ikigai apela ao lado individual, o Kyosei procura um impacto coletivo. Tal significa que examinamos o mundo à nossa volta e pensamos em como a vasta experiência da Canon se pode enquadrar nele, e em como, em conjunto, podemos torná-lo um lugar melhor para todos nós. Esta reflexão mais ampla sobre como as competências, a realização e a felicidade de muitos podem contribuir para o mundo deu origem uma empresa global de conquistas fenomenais, cada uma delas concebida para trazer alegria, resolver problemas, melhorar vidas e ver além daquilo que os nossos olhos são capazes de ver.

A young girl of colour stands in front of a wall of blue corrugated metal. She has a big smile and is clasping her hands together in delight

As nossas câmaras são, obviamente, aquilo pelo que somos mais conhecidos, e estão sempre presentes, nos vários eventos da vida. Testemunham o amor, a perda e a chegada de nova vida. Seguem pássaros nos seus voos, e permitem-nos sentir a essência das estrelas a brilhar, meses depois. Estão lá enquanto o mundo gira, quando o sol se põe e volta a nascer, e ajudam-nos a recordar, a testemunhar e a capturar corações e mentes. Estão sempre presentes, seja em eventos desportivos internacionais, como o Mundial de Râguebi, ou em tomadas de posse presidenciais, eventos reais e milhões de casamentos, em que o feliz casal se sente como realeza. Sempre que o mundo muda, ainda que ligeiramente, há alguém com uma câmara Canon para o documentar.

Mas também estamos ao seu lado enquanto trabalha e aprende, tornando o caminho mais fácil para que possa aumentar a produtividade, e ajudando-o a alcançar mais e a concretizar as suas grandes ideias. Tal tanto pode acontecer numa secretária de um escritório ou num estúdio criativo, com impressoras e serviços de impressão Canon sempre à mão. Ou numa fábrica, onde há robôs com produtos de visão para máquinas Canon que funcionam como os seus "olhos". Ou em academias desportivas locais, regionais e nacionais, onde os treinadores utilizam redes compostas pelas nossas câmaras para monitorizar o desempenho dos seus atletas. Mentes criativas utilizam os nossos potentes projetores para transformar obras de arte em experiências imersivas, enquanto museus e galerias abrem novos mundos, criando réplicas de artefactos de valor incalculável com a nossa tecnologia de impressão com relevo, para que toda a gente lhes possa tocar.

Quando entra numa loja e uma nova engenhoca ou um novo perfume com aspeto elegante chamam a sua atenção, há uma grande probabilidade de o expositor ter sido impresso num equipamento Canon – e, possivelmente, também a embalagem. Pense naquela vez em que parou para descansar no seu café favorito depois de um longo dia de compras; aquela selfie que tirou com o seu caramel macchiato gelado? O papel de parede alegre atrás de si foi provavelmente impresso num equipamento Canon.

E não nos esqueçamos dos chips semicondutores. Porque, se ainda não estiver convencido depois de tudo o que já leu, é difícil escapar à eletrónica. Os equipamentos eletrónicos que utiliza podem conter chips desenvolvidos com os nossos equipamentos, pelos cientistas que trabalham nos nossos laboratórios de I&D. Há mais de cinquenta anos que concebemos e fabricamos equipamento que produz chips de computador, e os cérebros brilhantes dos nossos colaboradores estão totalmente focados em criar chips melhores, mais pequenos e mais potentes. O tipo de chips que poderemos encontrar junto dos nossos mais recentes sensores de imagem CMOS e SPAD, integrados em veículos autónomos e drones de conservação da natureza, no nosso futuro impulsionado pela IA.

Uma mulher do sul da Ásia está no centro da fotografia. Está rodeada por muitas mãos que tocam nos seus ombros e cabeça, em celebração

Admitimos que até nós ficamos surpreendidos quando descobrimos as formas como os produtos Canon se integram em todos os locais de trabalho imagináveis. Em laboratórios de biólogos marinhos, em cozinhas de restaurantes, em quintas, a monitorizar a produção, e em festivais, a manter as pessoas seguras. Em sets de filmagens, hospitais, estádios desportivos e universidades. Nas zonas mais profundas dos nossos oceanos e até na Estação Espacial Internacional. A exploração espacial é um velho amigo da Canon. Desde microssatélites equipados com câmaras que transmitem imagens incríveis da nossa Terra em constante mudança, até à análise de amostras de asteroides, quando olhamos para o céu, não nos limitamos a admirar as constelações; vemos limites a ultrapassar e novos lugares a explorar. Uma vista do espaço ou a partir dele permite-nos ver a Terra, e as suas pessoas, como realmente são: preciosas e extraordinárias. Com tal inspiração, é de admirar que nunca paremos de procurar novas formas de ver mais de perto?

Embora ver de perto nos possa fazer pensar automaticamente nos vários olhos de um inseto através de uma lente macro, existem muitas outras formas de explorar as minúcias do mundo. Os cientistas ligam as nossas câmaras a microscópios potentes, mostrando-nos estruturas minúsculas e células que guardam segredos incríveis, à espera de serem descobertos. Os nossos muitos avanços na imagiologia médica são extraordinariamente poderosos, capazes de revelar pequenos detalhes que podem salvar vidas. Pense, por exemplo, em tecnologia que consegue detetar defeitos cardíacos em bebés em gestação, para que possam ser submetidos a tratamento ainda dentro do útero. Ou em tomógrafos capazes de ajudar os médicos a identificar bloqueios nos vasos sanguíneos mais pequenos do cérebro. Mas esta tecnologia também é concebida com gentileza.

O hospital é muitas vezes o último lugar em que qualquer pessoa quer estar, e é por isso que colocamos um enorme cuidado e atenção nas nossas soluções de diagnóstico. Queremos que todos os pacientes se sintam à vontade quando são submetidos a tomografias computorizadas, ressonâncias magnéticas ou ecografias. Proporcionamos aos médicos ferramentas incríveis que utilizam as mais recentes inovações da Inteligência Artificial para os ajudar a diagnosticar, tratar ou monitorizar os seus pacientes de forma rápida, eficaz e não invasiva. Tal significa que os médicos podem fazer aquilo em que são melhores, para o maior número possível de pessoas.

Por isso, estamos lá na primeira ecografia para ouvir o pequenino batimento cardíaco que faz o seu próprio coração disparar, mas também nos exames de rotina que mantêm a sua saúde e a da sua família. Nunca reparará em nós, porque tem coisas mais importantes em que pensar; mas ficamos felizes por estarmos ao seu lado.

Ao longo da nossa vida, a nossa família cresceu, e somos hoje mais de 300 empresas. Como na maioria das famílias, partilhamos um nome, mas cada membro tem sua própria personalidade, competências e objetivos. Contudo, temos o Kyosei em comum, e também o nosso Ikigai. A nossa razão de ser. O nosso sentido de propósito – a sua vida.

Porque a sua vida é mais importante do que a nossa marca. Nós apenas ajudamos a vivê-la.

Relacionado