Para além da sala de aula: trabalhar em conjunto para criar um impacto duradouro

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Um jovem com óculos de sol amarelos segura uma câmara Canon para tirar uma selfie. Atrás dele estão outros alunos e um banner do logótipo da Canon.

Se quer ver um exemplo do efeito de propagação em ação, não precisa de ir além da sua universidade mais próxima. Para além das vantagens económicas óbvias, o impacto cultural e social das universidades pode ser significativo e importante. Experienciámos isto em primeira mão quando, em conversa com a Universidade das Artes de Norwich, a equipa identificou alguns dos desafios enfrentados pelas escolas secundárias na sua área local.

Há vários anos que temos uma excelente relação comercial com a Universidade das Artes de Norwich, que é um exemplo notável do importante papel que uma universidade pode desempenhar na vida local. E, tal como a universidade, nós também saímos das nossas próprias paredes regularmente para trabalhar em parceria com os nossos clientes em atividades nas suas comunidades. No caso da Universidade das Artes de Norwich, isto envolve o patrocínio da competição de fotografia anual e altamente respeitada "Beyond the Frame". E foi James Smith, o diretor do curso de fotografia da universidade, que nos contactou quando observou uma tendência preocupante após o lançamento da última competição.

"Colaborámos com uma vasta rede de escolas e assumimos um compromisso contínuo de apoiar as escolas que não dispõem do financiamento e dos recursos necessários para aumentar as oportunidades para os alunos se envolverem na fotografia", explica. "Portanto, falámos com Nathan Dua e a equipa da Canon sobre a oportunidade de realizar workshops da Beyond the Frame, apoiando as escolas locais que pretendem que os seus alunos participem."

Agora, no seu oitavo ano, a competição só pode ser descrita como um "estímulo" para muitos jovens, convidando-os a enviar fotografias criativas sobre um tema para se habilitarem a ganhar uma câmara EOS R50. "Já somos clientes da Canon há bastante tempo", explica James. "Começámos com a EOS 5D Mark II, mas agora temos Mark III, IV e DS. E acabámos de comprar cinco EOS R5 Cs."

Estudantes no enorme salão com um teto alto do edifício 20 Bank Plain. A maioria está sentada em pufes e dois estão na parte de trás, sentados numa mesa com t-shirts com a frase "here to help" (aqui para ajudar) impressa na parte de trás. Estão todos a ver uma enorme tela de projeção a mostrar uma mulher com um lenço branco na cabeça.

Combinar a nossa experiência com a dos nossos clientes num projeto deste tipo foi uma decisão fácil para nós. E, depois de vermos o edifício 20 Bank Plain recém-adquirido pela universidade, um enorme e antigo banco do século XVIII classificado como Grade II, percebemos que este seria um enquadramento perfeito para acolher um evento do Programa para jovens da Canon. Começámos a trabalhar em conjunto para organizar três dias de workshops. Mais de uma centena de jovens, entre os 15 e os 17 anos, foram convidados através das escolas próximas que frequentam e, para a maioria dos aspirantes a fotógrafos nestes workshops, utilizar um kit tão profissional como este foi uma novidade com um potencial verdadeiramente entusiasmante. Porque, apesar de todos os participantes terem estudado fotografia, a verdade simples é que o tipo de câmaras, de iluminação e de equipamento de computador normalmente utilizado na universidade está fora do alcance da grande maioria das escolas secundárias.

A Embaixadora da Canon, Elisa Iannacone, foi a principal orientadora dos workshops e foi perfeita para posicionar a Beyond the Frame como a oportunidade perfeita para darem asas à criatividade. Mas não devemos esquecer o poder da formação de competências gratuita e do acesso a profissionais da indústria e do ensino superior. Isto eleva os workshops de uma atividade orientada para um momento que pode ser decisivo para a carreira destes jovens, que estão no momento certo para pensar sobre o futuro.

É por isso que, para nós, o impacto social é mais do que apenas cumprir requisitos. Em Inglaterra e no País de Gales, onde o Social Value Act faz parte da lei, todos os contratos comerciais do setor público têm de demonstrar este tipo de compromisso. No entanto, a nossa visão é mais abrangente e temos em consideração as nossas relações com clientes, parceiros e ONG de toda a Europa, Médio Oriente e África. Tal como em Norwich, trabalhamos em conjunto para conceber atividades com impactos gerais, úteis e a longo prazo.

Nathan Dua, da Canon, à frente de um público formado por alunos e de uma enorme tela de projeção. As palavras "Creating Conceptual Photography" (criar fotografia conceptual) aparecem atrás dele.

Por exemplo, antes dos workshops em Norwich, cada aluno recebeu um resumo com foco no meio ambiente para ter em consideração, inspirado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. Isto deu aos jovens muito em que pensar em termos do seu próprio impacto social e ambiental, o que constituiu a base do trabalho que realizaram, transformando as suas ideias em imagens poderosas. Isto eleva as sessões para além da fotografia e até das histórias visuais, levando os participantes a considerar o mundo que nos rodeia de uma nova forma, analisando estas questões difíceis e oferecendo as suas opiniões, experiências, esperanças e aspirações.

Isto também se reflete igualmente no nosso mundo da impressão profissional, onde podemos demonstrar o seu poder para mostrar como as questões sociais podem ser melhoradas de formas novas e surpreendentes. Ou falar sobre o futuro da indústria e inspirar jovens que se encontrem num momento de decisão das suas carreiras.

Foi uma oportunidade brilhante para os alunos… Fiquei agradavelmente surpreendida ao ver alunos que normalmente são bastante silenciosos dentro do ambiente de sala de aula a expressarem-se livremente."

O impacto inicial dos três dias na Universidade das Artes de Norwich deixou os jovens, os professores e todos os que contribuíram a sentirem-se inspirados, animados e satisfeitos em termos criativos, o que, certamente, é uma razão adequada para tirar centenas de crianças das suas salas de aula. Mas sabemos que os efeitos secundários durarão muito mais tempo, nas carreiras e nas histórias que estes jovens estudantes continuarão a contar com as suas câmaras ou através da aprendizagem que retiraram dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

"Utilizamos muito a palavra «capacitar», porque não existe outra forma de descrever os resultados deste tipo de atividades", explica Nathan Dua, Gestor do segmento de Educação da Canon no Reino Unido e na Irlanda. "São 100 alunos a aprender competências reais para explorar importantes questões ambientais e sociais e isso coloca o poder de criar mudança nas suas mãos. Estamos incrivelmente entusiasmados por participar e orgulhosos de fazer uma parceria com a Universidade das Artes de Norwich para o conseguirmos", concorda James, acrescentando, "colaborar com este projeto e interagir com as escolas da nossa comunidade local de uma forma completamente diferente foi fantástico".

Mas, acima de tudo, todos os envolvidos aprenderam o que pode ser alcançado quando trabalhamos em conjunto. Isto é algo que nos esforçamos para conseguir em todas as situações, ao trabalhar com os nossos clientes e parceiros para apoiar as suas iniciativas enquanto servimos, em conjunto, as nossas comunidades. É algo que está tão incorporado na vida da Canon que até temos uma palavra para o descrever: Kyosei – viver e trabalhar em conjunto para o bem comum.

Saiba mais sobre o Programa para jovens da Canon.

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